A Aprendizagem Cooperativa numa Escola Inclusiva: Contributo para a Cidadania das Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inês Filipa Moura Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2787
Resumo: O estudo que se apresenta tem como finalidade entender a relação entre a aprendizagem cooperativa e a cidadania da criança, numa escola que se pretende cada vez mais inclusiva. O mesmo resulta de uma investigação no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu de setembro de 2017 a junho de 2019, em duas instituições educativas: um Jardim de Infância e uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), situadas na zona do Porto. O modo como as crianças interagem com o outro, exercem a sua cidadania e são, ou não, capazes de trabalhar cooperativamente são problemáticas centrais nesta pesquisa. Entendemos que a aprendizagem cooperativa traz muitos benefícios às crianças e deve ser experienciada desde muito cedo. Numa escola que se deseja cada vez mais inclusiva, compete ao educador de infância, ou professor, proporcionar situações em que as crianças desenvolvam competências pessoais e sociais, aprendam a cooperar com os outros, sabendo aceitar as diferenças e a diversidade dos seus pares. Desta forma, as crianças estarão a desenvolver a sua cidadania e a contribuir para uma escola mais inclusiva. Este estudo empírico foi desenvolvido vista os seguintes objetivos: identificar as vantagens do trabalho cooperativo numa escola inclusiva e percecionar de que forma a aprendizagem cooperativa contribui para o exercício da cidadania das crianças. Recorremos à investigação-ação e mobilizamos as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: registos de observação e de atividades significativas; grelhas de avaliação das crianças; entrevista semiestruturada e a avaliação de projetos lúdicos. Os sujeitos em estudo foram um grupo de crianças com 3/4/5 anos de um Jardim de Infância e uma turma do 1º CEB. Os dados recolhidos, revelam um impacto muito positivo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de várias competências das crianças, tanto a nível da formação pessoal como social, designadamente: evidenciam uma maior motivação, entusiasmo, empenho e entreajuda nos momentos de trabalho cooperativo, bem como, demonstram a aquisição de competências sociais (poder argumentativo/espírito critico) e competências de cooperação (aceitação da opinião do outro, saber ouvir e partilhar)
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Numa escola que se deseja cada vez mais inclusiva, compete ao educador de infância, ou professor, proporcionar situações em que as crianças desenvolvam competências pessoais e sociais, aprendam a cooperar com os outros, sabendo aceitar as diferenças e a diversidade dos seus pares. Desta forma, as crianças estarão a desenvolver a sua cidadania e a contribuir para uma escola mais inclusiva. Este estudo empírico foi desenvolvido vista os seguintes objetivos: identificar as vantagens do trabalho cooperativo numa escola inclusiva e percecionar de que forma a aprendizagem cooperativa contribui para o exercício da cidadania das crianças. Recorremos à investigação-ação e mobilizamos as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: registos de observação e de atividades significativas; grelhas de avaliação das crianças; entrevista semiestruturada e a avaliação de projetos lúdicos. Os sujeitos em estudo foram um grupo de crianças com 3/4/5 anos de um Jardim de Infância e uma turma do 1º CEB. Os dados recolhidos, revelam um impacto muito positivo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de várias competências das crianças, tanto a nível da formação pessoal como social, designadamente: evidenciam uma maior motivação, entusiasmo, empenho e entreajuda nos momentos de trabalho cooperativo, bem como, demonstram a aquisição de competências sociais (poder argumentativo/espírito critico) e competências de cooperação (aceitação da opinião do outro, saber ouvir e partilhar)The purpose of this study is to understand the relationship between cooperative learning and children's citizenship in an increasingly more inclusive school. It is a result of an investigation under the Master's Degree in Infant School Education and Primary School Education that ran from September 2017 to June 2019 in two educational institutions: a Kindergarten and a Primary Scholl, both located in the Porto area. How children interact with one another, exercise their citizenship, and whether or not they are capable of working cooperatively are central issues in this research. We understand that cooperative learning brings many benefits to children and should be experienced early on. In an increasingly inclusive school, it is the responsibility of the child´s educator or teacher to provide situations in which children develop personal and social skills, learn to cooperate with others, and accept the differences and diversity of their peers. In this way, children will be developing their citizenship and contributing to a more inclusive school. This empirical study was developed with the following objectives: to identify the advantages of cooperative work in an inclusive school and to perceive how cooperative work contributes to the exercise of children's citizenship. We used an action-research method and mobilized the following data collection techniques and tools: observation records, and meaningful activities; child evaluation grids; semi-structured interview and evaluation of playful design. The subjects under study were a group of children with 3/4/5 years of a Kindergarten and a group of pupils from a Primary School. The data collected show a very positive impact of cooperative learning in the development of various children's competences, both in terms of personal and social formation. More specifically, they show a greater motivation, enthusiasm, commitment and mutual aid in moments of cooperative work, as well as demonstrates the acquisition of social skills (argumentative ability / critical spirit) and skills of cooperation (acceptance of the opinion of the other, knowing how to listen and share). Keywords: Cooperative Learning; Inclusive School; Children Citizenship2022-07-22T00:00:00Z2019-07-22T00:00:00Z2019-07-222019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2787TID:202264300porDias, Inês Filipa Moura Fernandesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:16Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:32.047402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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