Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92309
Resumo: O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa ‘Práticas Educativas na Formação de Professores’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta a análise e a discussão de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no decorrer do ano de 2006 em uma instituição pública de Educação Infantil no estado de São Paulo. No âmbito das redes municipais de educação infantil, evidenciam-se propostas de formação esporádicas, pontuais e emergenciais, não se assegurando as necessárias reflexões contínuas indispensáveis para um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi propor, experenciar e analisar de forma participativa um processo de formação em serviço desenvolvido com três profissionais que atuam em um grupamento de maternal II - composto por crianças de 2 e 3 anos. Para isso, parti de uma concepção em que crianças e adultos são protagonistas de suas ações e reflexões e, por isso, faz-se essencial sempre contextualizá-los social, cultural e historicamente. A perspectiva se deu, então, em uma direção de análise e interpretação dos fenômenos relacionados a seu contexto, possibilitando, assim, a constituição de sujeitos reflexivos e críticos, conforme concepções de autores estudados. A partir da observação participante, das cartas onde as educadoras registraram suas percepções acerca do processo de formação vivenciado e das entrevistas coletivas, busquei entender quem são essas profissionais, quais são os seus desejos, quais as concepções que permeiam sua atuação pedagógica, que relações elas estabelecem em seu cotidiano, em que condições trabalham, pensando numa formação que possibilitasse a ressignificação dessas concepções. Com isso, enfatizei a importância da discussão acerca da compreensão que os profissionais que atuam com crianças...
id UNSP_38d9d2d88b14b29860adee98451559e6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92309
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infânciaEducaçãoEducação infantilChildren educationO presente trabalho vinculado à linha de pesquisa ‘Práticas Educativas na Formação de Professores’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta a análise e a discussão de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no decorrer do ano de 2006 em uma instituição pública de Educação Infantil no estado de São Paulo. No âmbito das redes municipais de educação infantil, evidenciam-se propostas de formação esporádicas, pontuais e emergenciais, não se assegurando as necessárias reflexões contínuas indispensáveis para um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi propor, experenciar e analisar de forma participativa um processo de formação em serviço desenvolvido com três profissionais que atuam em um grupamento de maternal II - composto por crianças de 2 e 3 anos. Para isso, parti de uma concepção em que crianças e adultos são protagonistas de suas ações e reflexões e, por isso, faz-se essencial sempre contextualizá-los social, cultural e historicamente. A perspectiva se deu, então, em uma direção de análise e interpretação dos fenômenos relacionados a seu contexto, possibilitando, assim, a constituição de sujeitos reflexivos e críticos, conforme concepções de autores estudados. A partir da observação participante, das cartas onde as educadoras registraram suas percepções acerca do processo de formação vivenciado e das entrevistas coletivas, busquei entender quem são essas profissionais, quais são os seus desejos, quais as concepções que permeiam sua atuação pedagógica, que relações elas estabelecem em seu cotidiano, em que condições trabalham, pensando numa formação que possibilitasse a ressignificação dessas concepções. Com isso, enfatizei a importância da discussão acerca da compreensão que os profissionais que atuam com crianças...The following study concerning the Post graduation in Education Program of Presidente Prudente – SP FCT/UNESP in the field of Education Practices and Teacher Formation, presents the analysis and discussion of an interventional research developed during the year of 2006 in a public institution of Children Education of São Paulo State. Considering the child education municipal net, scatter, punctual and emergencial proposals of formation become evident, not guaranteeing the necessary continuous reflections, essential for a qualified service for toddlers. Thus, the main goal of this research was to propose, experience and analyze in a participant way an in-service formative process developed with three professionals who work in a kindergarten group composed by two and three year-olds. In order to do that, I started from a conception in which children and adults are the protagonist of their actions and reflections and consequently it becomes essential to always contextualize them socially, culturally and historically. This way, the perspective directed to the analysis and interpretation of the phenomena related to their context, making it possible to constitute reflexive and critical beings, according to the studied authors’ conceptions. Based in the participative observation, in the letters where the educators registered their perceptions about their formative process and in the collective interviews, I tried to understand who these professionals are, which are their wishes, which conceptions are beyond their pedagogical actions, which relations they establish in their day-by-day and in which conditions they work, thinking about a formation that would make true a new meaning of these conceptions. That is why I emphasized the importance of the debate about the comprehension which the professionals that work with toddlers have, considering... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.application/pdfFERNANDES, Juliana Gonçalves Diniz. Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92309000568508fernandes_jgd_me_prud.pdf33004129044P65013993328814888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:42.722674Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
title Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
spellingShingle Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
Educação
Educação infantil
Children education
title_short Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
title_full Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
title_fullStr Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
title_full_unstemmed Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
title_sort Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância
author Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
author_facet Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Children education
topic Educação
Educação infantil
Children education
description O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa ‘Práticas Educativas na Formação de Professores’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta a análise e a discussão de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no decorrer do ano de 2006 em uma instituição pública de Educação Infantil no estado de São Paulo. No âmbito das redes municipais de educação infantil, evidenciam-se propostas de formação esporádicas, pontuais e emergenciais, não se assegurando as necessárias reflexões contínuas indispensáveis para um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi propor, experenciar e analisar de forma participativa um processo de formação em serviço desenvolvido com três profissionais que atuam em um grupamento de maternal II - composto por crianças de 2 e 3 anos. Para isso, parti de uma concepção em que crianças e adultos são protagonistas de suas ações e reflexões e, por isso, faz-se essencial sempre contextualizá-los social, cultural e historicamente. A perspectiva se deu, então, em uma direção de análise e interpretação dos fenômenos relacionados a seu contexto, possibilitando, assim, a constituição de sujeitos reflexivos e críticos, conforme concepções de autores estudados. A partir da observação participante, das cartas onde as educadoras registraram suas percepções acerca do processo de formação vivenciado e das entrevistas coletivas, busquei entender quem são essas profissionais, quais são os seus desejos, quais as concepções que permeiam sua atuação pedagógica, que relações elas estabelecem em seu cotidiano, em que condições trabalham, pensando numa formação que possibilitasse a ressignificação dessas concepções. Com isso, enfatizei a importância da discussão acerca da compreensão que os profissionais que atuam com crianças...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Juliana Gonçalves Diniz. Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92309
000568508
fernandes_jgd_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
identifier_str_mv FERNANDES, Juliana Gonçalves Diniz. Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000568508
fernandes_jgd_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
url http://hdl.handle.net/11449/92309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128556069289984