A prescrição banalizada de psicofármacos na infância
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/109 http://hdl.handle.net/11449/127236 |
Resumo: | Atualmente, qualquer sinal de mal-estar pode ser diagnosticado como uma patologia cuja terapêutica será a administração de psicofármacos. A prescrição abusiva de psicofármacos não atinge apenas os adultos, mas também o mal-estar das crianças tem encontrado uma resposta pronta naquele saber autoritário que não resiste à compulsão de medicar. Preocupado com esse processo de medicalização, este trabalho apresenta, através de um estudo de caso de uma criança longamente submetida a uma medicação questionável, uma reflexão crítica sobre a condução de terapêuticas que tendem a produzir pacientes medicados em série, sem abordar a constituição subjetiva do sujeito. |
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A prescrição banalizada de psicofármacos na infânciaMedicalizaçãoInfânciaPsicofármacosAtualmente, qualquer sinal de mal-estar pode ser diagnosticado como uma patologia cuja terapêutica será a administração de psicofármacos. A prescrição abusiva de psicofármacos não atinge apenas os adultos, mas também o mal-estar das crianças tem encontrado uma resposta pronta naquele saber autoritário que não resiste à compulsão de medicar. Preocupado com esse processo de medicalização, este trabalho apresenta, através de um estudo de caso de uma criança longamente submetida a uma medicação questionável, uma reflexão crítica sobre a condução de terapêuticas que tendem a produzir pacientes medicados em série, sem abordar a constituição subjetiva do sujeito.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferrazza, Daniele de Andrade [UNESP]Rocha, Luiz Carlos da [UNESP]Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]2015-08-21T17:54:13Z2015-08-21T17:54:13Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article36-44application/pdfhttp://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/109Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 1, p. 36-44, 2010.1984-9044http://hdl.handle.net/11449/127236ISSN1984-9044-2010-09-01-36-44.pdf7682931307865542Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Psicologia da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127236Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:42:27.116031Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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