Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102125
Resumo: Entendendo o Material Um tratamento, via medição para os números reais como uma alternativa para abordar os números reais em cursos de formação de professores, buscou-se as possibilidades que o mesmo poderia apresentar ao introduzir os números reais a partir de um processo de medição de segmentos. Esta investigação foi realizada a partir do acompanhamento da utilização do Material numa sala de aula, cujos alunos eram professores de Matemática. A análise foi conduzida em dois momentos. Um deles denominado Apresentação/Comentário, que situou os dados do Diário de Campo ao centro, e, o outro, que traz essas possibilidades da análise de Entrevistas. A literatura mostra que a forma como o conjunto dos números reais tem sido apresentada aos futuros professores furta a oportunidade de que noções e conceitos inerentes ao mesmo sejam discutidos. Introduzir os números reais via medição, oportuniza que noções e conceitos intrínsecos ao número real possam ser explorados, em particular, conceitos básicos da Análise, como convergência, continuidade, completude, etc., e mesmo que indiretamente àqueles relacionados a outros campos da Matemática como a Álgebra, a Geometria e a História da Matemática.
id UNSP_3926bbeb4a0cb7d2abf85d7990326cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigaçãoTeoria dos númerosProfessores - FormaçãoEducação matemáticaMathematical educationReal numbersTeacher educationEntendendo o Material Um tratamento, via medição para os números reais como uma alternativa para abordar os números reais em cursos de formação de professores, buscou-se as possibilidades que o mesmo poderia apresentar ao introduzir os números reais a partir de um processo de medição de segmentos. Esta investigação foi realizada a partir do acompanhamento da utilização do Material numa sala de aula, cujos alunos eram professores de Matemática. A análise foi conduzida em dois momentos. Um deles denominado Apresentação/Comentário, que situou os dados do Diário de Campo ao centro, e, o outro, que traz essas possibilidades da análise de Entrevistas. A literatura mostra que a forma como o conjunto dos números reais tem sido apresentada aos futuros professores furta a oportunidade de que noções e conceitos inerentes ao mesmo sejam discutidos. Introduzir os números reais via medição, oportuniza que noções e conceitos intrínsecos ao número real possam ser explorados, em particular, conceitos básicos da Análise, como convergência, continuidade, completude, etc., e mesmo que indiretamente àqueles relacionados a outros campos da Matemática como a Álgebra, a Geometria e a História da Matemática.Understanding the Material A treatment, via measurement for the real numbers as an alternative to deal with the real numbers in teacher education courses, we looked for the possibilities the Material presents when introducing the real numbers from a process of measuring segments. This investigation was done through the observation of using the Material in a classroom, whose students were Mathematics teachers. The analysis was conducted in two moments. One of them denominated Presentation/Comment, sited the data of the Camp Diary to the center, and, the other one that brought these possibilities of the analysis of the Interviews. The literature shows that the way how the set of the real numbers has been presented to the future teachers steals the opportunity for notions and concepts inherent to this set to be discussed. Introducing the real numbers via measurement, gives the opportunity that notions and intrinsic concepts to the real number can be explored, in particular, basic concepts of Analysis as convergence, continuity, completion, etc; and even indirectly those related to other branches of Mathematics as Algebra, Geometry and History of Mathematics.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]2014-06-11T19:31:43Z2014-06-11T19:31:43Z2007-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisv, 199 f.application/pdfPASQUINI, Regina Célia Guapo. Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação. 2007. v, 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102125000494797pasquini_rcg_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T06:17:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:06:37.878028Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
title Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
spellingShingle Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]
Teoria dos números
Professores - Formação
Educação matemática
Mathematical education
Real numbers
Teacher education
title_short Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
title_full Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
title_fullStr Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
title_full_unstemmed Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
title_sort Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação
author Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]
author_facet Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquini, Regina Célia Guapo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos números
Professores - Formação
Educação matemática
Mathematical education
Real numbers
Teacher education
topic Teoria dos números
Professores - Formação
Educação matemática
Mathematical education
Real numbers
Teacher education
description Entendendo o Material Um tratamento, via medição para os números reais como uma alternativa para abordar os números reais em cursos de formação de professores, buscou-se as possibilidades que o mesmo poderia apresentar ao introduzir os números reais a partir de um processo de medição de segmentos. Esta investigação foi realizada a partir do acompanhamento da utilização do Material numa sala de aula, cujos alunos eram professores de Matemática. A análise foi conduzida em dois momentos. Um deles denominado Apresentação/Comentário, que situou os dados do Diário de Campo ao centro, e, o outro, que traz essas possibilidades da análise de Entrevistas. A literatura mostra que a forma como o conjunto dos números reais tem sido apresentada aos futuros professores furta a oportunidade de que noções e conceitos inerentes ao mesmo sejam discutidos. Introduzir os números reais via medição, oportuniza que noções e conceitos intrínsecos ao número real possam ser explorados, em particular, conceitos básicos da Análise, como convergência, continuidade, completude, etc., e mesmo que indiretamente àqueles relacionados a outros campos da Matemática como a Álgebra, a Geometria e a História da Matemática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-13
2014-06-11T19:31:43Z
2014-06-11T19:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASQUINI, Regina Célia Guapo. Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação. 2007. v, 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102125
000494797
pasquini_rcg_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv PASQUINI, Regina Célia Guapo. Um tratamento para os números reais via medição de segmentos: uma proposta, uma investigação. 2007. v, 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000494797
pasquini_rcg_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 199 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129160615297024