Perspectiva crítica na implementação do beach tennis na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255548 |
Resumo: | É crescente o interesse pelo Beach Tennis ou “Tênis de praia” no país e esta modalidade alcançou inúmeras cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo na sua magnitude em espaços particulares. Neste trabalho enxerga-se o Beach Tennis como possibilidade pedagógica na escola pública. Classificado como Esporte de Rede, com intuito de reforçar seu uso nos planejamentos de aulas sob a perspectiva crítica, o Beach Tennis enquanto fenômeno humano deve favorecer o questionamento e a interpretação crítica das condições sociais. Neste sentido a aula de Educação Física tem a intenção pedagógica de apresentar os códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica, de maneira tematizada, organizada e "desmitificada" assegurando aos alunos, seus direitos, através da oferta na escola. A partir do pensamento crítico marcado por autores do chamado Movimento Renovador procurou-se discutir sua implementação para uma turma do quinto ano de uma escola pública no sentido de ampliar sua cultura corporal. Diante desse desafio intervém-se com as Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) para instrumentalizar o trabalho educativo, através de problemas desencadeadores, conscientização e ações corporais a fim de que, professor e alunos possam compreender a realidade de forma elaborada. Preconizada na Pedagogia Histórico Crítica a sequência didática de 8 aulas se estrutura na construção do conhecimento baseada na prática social. Trata -se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e participativa fazendo o uso de instrumentos como: observação participante, diário de campo, registros fílmicos e imagéticos. Ao acompanhar e avaliar esse processo de apropriação dos estudantes, do ponto de vista conceitual, procedimental e atitudinal constatou que a prática social que apoia e estrutura esse trabalho foi significativa para o desenvolvimento de uma consciência mais elaborada dos alunos. Concluiu-se que os alunos assumiram posturas e reflexões sobre o tempo e espaço do Beach Tennis que vão na contramão dos sentidos de rendimento e mercadológico que está posto na sociedade. |
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Perspectiva crítica na implementação do beach tennis na escolaCritical perspective on the implementation of beach tennis at schoolBeach tennisPrática socialEsporteEscolaEducação física escolarSchool physical educationSportSocial practiceBeach tennisÉ crescente o interesse pelo Beach Tennis ou “Tênis de praia” no país e esta modalidade alcançou inúmeras cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo na sua magnitude em espaços particulares. Neste trabalho enxerga-se o Beach Tennis como possibilidade pedagógica na escola pública. Classificado como Esporte de Rede, com intuito de reforçar seu uso nos planejamentos de aulas sob a perspectiva crítica, o Beach Tennis enquanto fenômeno humano deve favorecer o questionamento e a interpretação crítica das condições sociais. Neste sentido a aula de Educação Física tem a intenção pedagógica de apresentar os códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica, de maneira tematizada, organizada e "desmitificada" assegurando aos alunos, seus direitos, através da oferta na escola. A partir do pensamento crítico marcado por autores do chamado Movimento Renovador procurou-se discutir sua implementação para uma turma do quinto ano de uma escola pública no sentido de ampliar sua cultura corporal. Diante desse desafio intervém-se com as Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) para instrumentalizar o trabalho educativo, através de problemas desencadeadores, conscientização e ações corporais a fim de que, professor e alunos possam compreender a realidade de forma elaborada. Preconizada na Pedagogia Histórico Crítica a sequência didática de 8 aulas se estrutura na construção do conhecimento baseada na prática social. Trata -se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e participativa fazendo o uso de instrumentos como: observação participante, diário de campo, registros fílmicos e imagéticos. Ao acompanhar e avaliar esse processo de apropriação dos estudantes, do ponto de vista conceitual, procedimental e atitudinal constatou que a prática social que apoia e estrutura esse trabalho foi significativa para o desenvolvimento de uma consciência mais elaborada dos alunos. Concluiu-se que os alunos assumiram posturas e reflexões sobre o tempo e espaço do Beach Tennis que vão na contramão dos sentidos de rendimento e mercadológico que está posto na sociedade.There is a growing interest in Beach Tennis or “Tênis de praia” in the country and this sport has reached numerous cities in the interior of the State of São Paulo, being in its magnitude in private spaces. In this work, Beach Tennis is seen as a pedagogical possibility in public schools. Classified as a Net Sport, with the aim of reinforcing its use in lesson planning from a critical perspective, Beach Tennis as a human phenomenon should encourage questioning and critical interpretation of social conditions. In this sense, the Physical Education class has the pedagogical intention of presenting the codes, senses and meanings of the society that creates and practices it, in a themed, organized and "demythologized" way, ensuring students their rights, through the offer at school. Based on the critical thinking marked by authors of the so-called Renewal Movement, we sought to discuss its implementation for a fifth-year class at a public school to expand their body culture. Faced with this challenge, we intervene with Teaching Guiding Activities (AOE) to instrumentalize educational work, through triggering problems, raise awareness and bodily actions so that teachers and students can understand reality in an elaborate way. Sustained in Historical-Critical Pedagogy, the didactic sequence of 8 classes is structured in the construction of knowledge based on social practice. This is a qualitative descriptive and participatory research using instruments such as: participant observation, field diary, film and image recordings. When monitoring and evaluating this process of appropriation by students, from a conceptual, procedural and attitudinal point of view, it was found that the social practice that supports and structures this work was significant for the development of a more elaborate awareness of students. It was concluded that the students assumed positions and reflections on the time and space of Beach Tennis that go against the direction of income and marketing that is placed in society.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, José RicardoFerreira, Victor de Moura2024-05-09T12:48:45Z2024-05-09T12:48:45Z2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Victor de Moura. Perspectiva crítica na implementação do beach tennis na escola. Orientador: José Ricardo Silva 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-10T06:19:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255548Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:28:25.020180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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