Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91733
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação.
id UNSP_393f45eb79a6d4c02e99ae243bdd5e1f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91733
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolaresLinguagemLíngua portuguesa - Português escritoLanguage - interactionText productionArgumentation - study and teachingEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação.This research has as object to present the study of some elements that influence in the argumentation of the text writing. Using students' of the last school cycle dissertations, the analysis tries to evidence relationships that involve: the learned norm of the language and its reflex in the persuasion; the use of the cohesive mechanisms and its influence in the argumentative orientation; the textual organization and the problems caused by the accumulation, for the lack and for the investiment of ideas; and the semantic incoherences and its interference in the sense of the text. The research expressed also some techniques, in order to contribute in the production of a text argumentative elaborated good. It's not just a way of offering a knowledge a little deeper of the language, but of supplying data that aid in the production of texts and that reflect the current teaching for a new evaluation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, João de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]2014-06-11T19:25:27Z2014-06-11T19:25:27Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis257 f.application/pdfNOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91733000224813nogueira_asv_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:37.843861Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
title Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
spellingShingle Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]
Linguagem
Língua portuguesa - Português escrito
Language - interaction
Text production
Argumentation - study and teaching
title_short Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
title_full Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
title_fullStr Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
title_full_unstemmed Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
title_sort Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
author Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]
author_facet Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, João de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Língua portuguesa - Português escrito
Language - interaction
Text production
Argumentation - study and teaching
topic Linguagem
Língua portuguesa - Português escrito
Language - interaction
Text production
Argumentation - study and teaching
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-11T19:25:27Z
2014-06-11T19:25:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91733
000224813
nogueira_asv_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv NOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.
000224813
nogueira_asv_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/91733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 257 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128373845655552