Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91733 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação. |
id |
UNSP_393f45eb79a6d4c02e99ae243bdd5e1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91733 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolaresLinguagemLíngua portuguesa - Português escritoLanguage - interactionText productionArgumentation - study and teachingEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação.This research has as object to present the study of some elements that influence in the argumentation of the text writing. Using students' of the last school cycle dissertations, the analysis tries to evidence relationships that involve: the learned norm of the language and its reflex in the persuasion; the use of the cohesive mechanisms and its influence in the argumentative orientation; the textual organization and the problems caused by the accumulation, for the lack and for the investiment of ideas; and the semantic incoherences and its interference in the sense of the text. The research expressed also some techniques, in order to contribute in the production of a text argumentative elaborated good. It's not just a way of offering a knowledge a little deeper of the language, but of supplying data that aid in the production of texts and that reflect the current teaching for a new evaluation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, João de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP]2014-06-11T19:25:27Z2014-06-11T19:25:27Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis257 f.application/pdfNOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91733000224813nogueira_asv_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:37.843861Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
title |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
spellingShingle |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP] Linguagem Língua portuguesa - Português escrito Language - interaction Text production Argumentation - study and teaching |
title_short |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
title_full |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
title_fullStr |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
title_full_unstemmed |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
title_sort |
Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares |
author |
Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP] |
author_facet |
Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, João de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Andréa Scavassa Vecchia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Língua portuguesa - Português escrito Language - interaction Text production Argumentation - study and teaching |
topic |
Linguagem Língua portuguesa - Português escrito Language - interaction Text production Argumentation - study and teaching |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo de alguns elementos que influenciam na argumentação do texto escrito. Utilizando dissertações de alunos do ensino médio, a análise procura evidenciar relações que envolvem: a norma culta da língua e seu reflexo na persuasão; o uso dos mecanismos coesivos e sua influência na orientação argumentativa; a organização textual e os problemas ocasionados pelo acúmulo, pela falta e pela inversão de idéias; e as incoerências semânticas e sua interferência no sentido do texto. A pesquisa expressa também algumas técnicas, a fim de contribuir na produção de um texto argumentativo bem elaborado. É um modo não apenas de oferecer um conhecimento um pouco mais profundo da linguagem, mas de fornecer dados que auxiliem na produção de textos e que reflitam o ensino atual para uma nova avaliação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2014-06-11T19:25:27Z 2014-06-11T19:25:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003. http://hdl.handle.net/11449/91733 000224813 nogueira_asv_me_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Andréa Scavassa Vecchia. Redigir para convencer: um estudo da argumentação em textos escolares. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003. 000224813 nogueira_asv_me_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
257 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128373845655552 |