Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172004060205
http://hdl.handle.net/11449/213312
Resumo: The constructivist approach in Science Education became a strong influence in the middle of the 70s, with a great emphasis on investigating students' conceptions of a variety of science contents. The attempts to take these results into the science classes originated the research on conceptual change followed by many studies that are still today trying to interfere in classroom teaching. In this chapter we look for presenting some research about spontaneous reasoning in physics carried out in Brazil in that period and to review the main research that followed the pioneer paper on conceptual change published by Posner and his collaborators.
id UNSP_39931138c7cd8060a948987a0909187b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213312
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciênciasA review of the constructivist research in the last decades: spontaneous reasoning, conceptual change and science educationConstructivismspontaneous reasoningconceptual changescience teaching.Construtivismoconcepções espontâneasmudança conceitualensino de ciências.The constructivist approach in Science Education became a strong influence in the middle of the 70s, with a great emphasis on investigating students' conceptions of a variety of science contents. The attempts to take these results into the science classes originated the research on conceptual change followed by many studies that are still today trying to interfere in classroom teaching. In this chapter we look for presenting some research about spontaneous reasoning in physics carried out in Brazil in that period and to review the main research that followed the pioneer paper on conceptual change published by Posner and his collaborators.A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceituai, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste capítulo procuramos mostrar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naquele período e fazer uma revisão das principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de CampinasFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]2021-07-14T10:53:19Z2021-07-14T10:53:19Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article115-144application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172004060205Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 06, n. 02, p. 115-144, 2004.1983-21171415-2150http://hdl.handle.net/11449/21331210.1590/1983-21172004060205S1983-21172004000200115S1983-21172004000200115.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:46:59.070864Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
A review of the constructivist research in the last decades: spontaneous reasoning, conceptual change and science education
title Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
spellingShingle Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
Nardi, Roberto [UNESP]
Constructivism
spontaneous reasoning
conceptual change
science teaching.
Construtivismo
concepções espontâneas
mudança conceitual
ensino de ciências.
title_short Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
title_full Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
title_fullStr Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
title_full_unstemmed Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
title_sort Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceituai e ensino de ciências
author Nardi, Roberto [UNESP]
author_facet Nardi, Roberto [UNESP]
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
author_role author
author2 Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Constructivism
spontaneous reasoning
conceptual change
science teaching.
Construtivismo
concepções espontâneas
mudança conceitual
ensino de ciências.
topic Constructivism
spontaneous reasoning
conceptual change
science teaching.
Construtivismo
concepções espontâneas
mudança conceitual
ensino de ciências.
description The constructivist approach in Science Education became a strong influence in the middle of the 70s, with a great emphasis on investigating students' conceptions of a variety of science contents. The attempts to take these results into the science classes originated the research on conceptual change followed by many studies that are still today trying to interfere in classroom teaching. In this chapter we look for presenting some research about spontaneous reasoning in physics carried out in Brazil in that period and to review the main research that followed the pioneer paper on conceptual change published by Posner and his collaborators.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2021-07-14T10:53:19Z
2021-07-14T10:53:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172004060205
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 06, n. 02, p. 115-144, 2004.
1983-2117
1415-2150
http://hdl.handle.net/11449/213312
10.1590/1983-21172004060205
S1983-21172004000200115
S1983-21172004000200115.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172004060205
http://hdl.handle.net/11449/213312
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 06, n. 02, p. 115-144, 2004.
1983-2117
1415-2150
10.1590/1983-21172004060205
S1983-21172004000200115
S1983-21172004000200115.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115-144
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128275345571840