Contributos para uma pedagogia da mudança conceptual: aplicação de modelos didácticos construtivistas em geociências - caso da sismologia no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13561 |
Resumo: | A linha de investigação sobre concepções alternativas após alguns anos dedicados à investigação das representações dos alunos tem vindo a defender a necessidade de ir mais além. Preconiza a passagem da fase descritiva que se ocupa da inventariação das concepções dos alunos acerca de diversos conceitos de ciência para uma fase operativa: como utilizar tais concepções numa aprendizagem mais efectiva. Esta nova corrente pedagógica designada por "Movimento das Concepções Alternativas" tem realçado a necessidade de investigar qual o tratamento didáctico a dar às representações dos alunos sobre os diversos conceitos das ciências, sugerindo 0 recurso a modelos didácticos de orientação construtivista. O estudo realizado procura investigar a influência na mudança conceptual nos alunos com a utilização de modelos de ensino/aprendizagem de raiz construtivista na aprendizagem de conceitos. Incide, fundamentalmente, sobre conceitos curriculares enquadrados no tema programático "sismologia "do décimo ano do Ensino Secundário. O trabalho, dividido em duas partes, inicia-se, na primeira, com uma síntese teórica acerca do tema sendo feita urna revisão de literatura relativa ao contexto em que surge o modelo construtivista de ensino das ciências e as investigações levadas a cabo nesse domínio. Na segunda parte, é relatada a investigação empírica efectuada, tendo-se recorrido a uma metodologia essencialmente qualitativa. Esta inicia-se com a identificação das concepções dos alunos acerca do tópico em estudo, com recurso à técnica de inquérito por questionário. O estudo prossegue, numa segunda fase, em contexto de sala de aula, com uma turma do décimo ano de escolaridade, na qual foi aplicado de um modelo de ensino de raiz construtivista. Com esta investigação pretendemos destacar que, para além da necessidade de ter em conta as concepções dos alunos, a aprendizagem conceptual só será efectiva se se utilizarem metodologias construtivistas, potenciadoras da modificação de tais concepções e, por isso, promotoras da mudança conceptual. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que, para além da necessidade de contar com as representações dos alunos, há que utilizar adequadamente tais representações, enquadradas em modelos de raiz construtivista que contemplem algumas etapas fundamentais como o reconhecimento das representações dos alunos, a reflexão acerca dessas representações, a reconstrução de quadros conceptuais e a reavaliação das modificações conceptuais operadas. |
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