Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182208
Resumo: O complexo cenário da Educação Infantil tem sido discutido e modificado durante os últimos anos e hoje temos contribuições teóricas importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas realmente significativas durante essa etapa educativa. Diversos estudos atuais demonstram que o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem das crianças durante a primeira infância é altíssima e que o ocorrido nesse período pode repercutir durante toda sua vida. Levando em conta a exigência de atenção pedagógica dessa etapa educativa e a importância das atividades de Educação Ambiental para a formação de um cidadão crítico, problematizador e atuante na sociedade, planejamos e desenvolvemos atividades relacionadas a três principais temas: 1) Meio Ambiente; 2) Transformações e 3) Animais. Baseado nisso, esta pesquisa visa investigar formas de conduzir atividades representativas sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, mais precisamente em uma turma de 9 alunos com idades entre 2 e 3 anos de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Bauru, durante o ano letivo de 2018. As atividades propostas foram organizadas e avaliadas em pré categorias, desde sua apresentação aos alunos, a fim de analisar a recepção das crianças, o tempo de concentração, participação e possíveis demonstrações de significação. Assim foi possível analisar também a qualidade da trajetória cognitiva de cada uma dessas crianças, baseada em uma síntese de significação. Também serão discutidos o potencial didático de cada atividade e os pressupostos para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Considerando os resultados obtidos, as atividades foram, no geral, bem recebidas pelas crianças que demonstraram a significação de conceitos de diversas formas, a partir da fala, ações e interações de um e outro. Esperamos que este trabalho traga contribuições para os professores da Educação Infantil, apresentando possibilidades de apropriação das elaborações do gênero humano, por meio das práticas de intervenções pedagógicas significativas, entendendo que esse aprimoramento faz-se necessário para possibilitar diferentes vivências para os pequenos, visando seu desenvolvimento íntegro e saudável durante a primeira infância.
id UNSP_39e33c2b6e06a206534d51ada1acc362
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182208
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticasEnvironmental education in early childhood education: didactic contributionsEducação infantilEducação ambientalPrimeira infânciaDesenvolvimento infantilAprendizagemChildhood educationEnvironmental educationEearly childhoodChild developmentLearningO complexo cenário da Educação Infantil tem sido discutido e modificado durante os últimos anos e hoje temos contribuições teóricas importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas realmente significativas durante essa etapa educativa. Diversos estudos atuais demonstram que o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem das crianças durante a primeira infância é altíssima e que o ocorrido nesse período pode repercutir durante toda sua vida. Levando em conta a exigência de atenção pedagógica dessa etapa educativa e a importância das atividades de Educação Ambiental para a formação de um cidadão crítico, problematizador e atuante na sociedade, planejamos e desenvolvemos atividades relacionadas a três principais temas: 1) Meio Ambiente; 2) Transformações e 3) Animais. Baseado nisso, esta pesquisa visa investigar formas de conduzir atividades representativas sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, mais precisamente em uma turma de 9 alunos com idades entre 2 e 3 anos de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Bauru, durante o ano letivo de 2018. As atividades propostas foram organizadas e avaliadas em pré categorias, desde sua apresentação aos alunos, a fim de analisar a recepção das crianças, o tempo de concentração, participação e possíveis demonstrações de significação. Assim foi possível analisar também a qualidade da trajetória cognitiva de cada uma dessas crianças, baseada em uma síntese de significação. Também serão discutidos o potencial didático de cada atividade e os pressupostos para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Considerando os resultados obtidos, as atividades foram, no geral, bem recebidas pelas crianças que demonstraram a significação de conceitos de diversas formas, a partir da fala, ações e interações de um e outro. Esperamos que este trabalho traga contribuições para os professores da Educação Infantil, apresentando possibilidades de apropriação das elaborações do gênero humano, por meio das práticas de intervenções pedagógicas significativas, entendendo que esse aprimoramento faz-se necessário para possibilitar diferentes vivências para os pequenos, visando seu desenvolvimento íntegro e saudável durante a primeira infância.The complex scenario of early childhood education has been discussed and modified over the last few years and we do not yet have a concrete definition of how to develop truly meaningful pedagogical practices during this period. Several current studies show that children's learning ability during early childhood is very high and that what happened during this period can have repercussions throughout their lives. Taking into account the demand for pedagogical attention of this period and the importance of environmental education activities for the formation of a critical, problematizing and active citizen in society, we plan and develop activities related to three main themes: 1) Environment; 2) Transformations and 3) Animals. From this, this research aims to investigate ways of conducting representative activities on environmental education in children's education, more precisely in a class of 9 students between the ages of 2 and 3 years of a kindergarten school located in the city of Bauru during the year The proposed activities were organized and evaluated in pre categories, from their presentation to the students, in order to analyze their reception, time of concentration, participation and possible demonstrations of meaning, so we could also analyze the quality of the cognitive trajectory of each one of them from a synthesis of meaning. We will also discuss the didactic potential of each activity and the assumptions for environmental education in early childhood education. Considering the results obtained, the activities were, in general, well received by children who demonstrated the meaning of concepts in different ways, from speech, actions and interactions of one and the other. We expect that this work will bring contributions to the teachers of the children's education, presenting possibilities of appropriation of the elaborations of the human kind, through the practices of significant pedagogical interventions, understanding that this improvement is necessary to enable different experiences for the children, aiming their healthy development during early childhood.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [ UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Carolina Moraes2019-06-03T19:26:19Z2019-06-03T19:26:19Z2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18220800091727633004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:37:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182208Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:59:09.217325Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
Environmental education in early childhood education: didactic contributions
title Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
spellingShingle Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
Santos, Carolina Moraes
Educação infantil
Educação ambiental
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Childhood education
Environmental education
Eearly childhood
Child development
Learning
title_short Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
title_full Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
title_fullStr Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
title_full_unstemmed Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
title_sort Educação ambiental na educação infantil: contribuições didáticas
author Santos, Carolina Moraes
author_facet Santos, Carolina Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [ UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação ambiental
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Childhood education
Environmental education
Eearly childhood
Child development
Learning
topic Educação infantil
Educação ambiental
Primeira infância
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Childhood education
Environmental education
Eearly childhood
Child development
Learning
description O complexo cenário da Educação Infantil tem sido discutido e modificado durante os últimos anos e hoje temos contribuições teóricas importantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas realmente significativas durante essa etapa educativa. Diversos estudos atuais demonstram que o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem das crianças durante a primeira infância é altíssima e que o ocorrido nesse período pode repercutir durante toda sua vida. Levando em conta a exigência de atenção pedagógica dessa etapa educativa e a importância das atividades de Educação Ambiental para a formação de um cidadão crítico, problematizador e atuante na sociedade, planejamos e desenvolvemos atividades relacionadas a três principais temas: 1) Meio Ambiente; 2) Transformações e 3) Animais. Baseado nisso, esta pesquisa visa investigar formas de conduzir atividades representativas sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, mais precisamente em uma turma de 9 alunos com idades entre 2 e 3 anos de uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Bauru, durante o ano letivo de 2018. As atividades propostas foram organizadas e avaliadas em pré categorias, desde sua apresentação aos alunos, a fim de analisar a recepção das crianças, o tempo de concentração, participação e possíveis demonstrações de significação. Assim foi possível analisar também a qualidade da trajetória cognitiva de cada uma dessas crianças, baseada em uma síntese de significação. Também serão discutidos o potencial didático de cada atividade e os pressupostos para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Considerando os resultados obtidos, as atividades foram, no geral, bem recebidas pelas crianças que demonstraram a significação de conceitos de diversas formas, a partir da fala, ações e interações de um e outro. Esperamos que este trabalho traga contribuições para os professores da Educação Infantil, apresentando possibilidades de apropriação das elaborações do gênero humano, por meio das práticas de intervenções pedagógicas significativas, entendendo que esse aprimoramento faz-se necessário para possibilitar diferentes vivências para os pequenos, visando seu desenvolvimento íntegro e saudável durante a primeira infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03T19:26:19Z
2019-06-03T19:26:19Z
2019-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182208
000917276
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/182208
identifier_str_mv 000917276
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129569955250176