Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plauth, Elisane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251943
Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas.
id UFRGS-2_8ed5d3559eac0128b37b66c6a454b02e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Plauth, ElisaneMutz, Andresa Silva da Costa2022-11-30T04:52:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/251943001154012Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas.This research was developed through the construction of the Pedagogy Course Completion Work, where I aimed to answer the following question: What lessons about science does the cartoon Show da Luna teach? Theoretical subsidies related to the teaching of Science, Cultural Pedagogy and Ludicity were sought. Regarding the methodology, the research was constituted as qualitative in the exploratory modality. To compose the empirical material, three episodes of the show Show da Luna most watched on the Youtube channel were selected. Among the results obtained, I highlight the presence of doubt as a scientific principle. These are episodes that encompass science teaching and playfulness, where the protagonist Luna always raises questions during the drawing, carrying out experiments, to obtain the answers to her questions about everyday phenomena. Another point to highlight is the centrality of the female representation of scientist, since Luna is the protagonist. With this, it is concluded, therefore, that the cartoon can be a pedagogical mediator in science teaching, constituting itself as a didactic alternative to mediate teaching through three important elements: the centrality of doubt in scientific practice, playfulness in the teaching and diversity in the representation of those who do science, with emphasis on the role of girls.application/pdfporO Show da Luna (Programa de televisão)Ciências : EnsinoLudicidadeFemininoPedagogia culturalScience teachingPlayfulnessFeminineCultural pedagogyLuna's show drawingLições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154012.pdf.txt001154012.pdf.txtExtracted Texttext/plain53716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/2/001154012.pdf.txt759744132c7a8351330a30b921f8827dMD52ORIGINAL001154012.pdfTexto completoapplication/pdf1029688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/1/001154012.pdf6d8bd71514067d866ee56aa243863749MD5110183/2519432022-12-01 05:51:43.300713oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:51:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
title Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
spellingShingle Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
Plauth, Elisane
O Show da Luna (Programa de televisão)
Ciências : Ensino
Ludicidade
Feminino
Pedagogia cultural
Science teaching
Playfulness
Feminine
Cultural pedagogy
Luna's show drawing
title_short Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
title_full Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
title_fullStr Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
title_full_unstemmed Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
title_sort Lições sobre Ciências no desenho animado Show da Luna : articulações entre pedagogia cultural e ludicidade
author Plauth, Elisane
author_facet Plauth, Elisane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plauth, Elisane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
contributor_str_mv Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv O Show da Luna (Programa de televisão)
Ciências : Ensino
Ludicidade
Feminino
Pedagogia cultural
topic O Show da Luna (Programa de televisão)
Ciências : Ensino
Ludicidade
Feminino
Pedagogia cultural
Science teaching
Playfulness
Feminine
Cultural pedagogy
Luna's show drawing
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Playfulness
Feminine
Cultural pedagogy
Luna's show drawing
description Esta pesquisa se desenvolveu através da construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, onde tive como objetivo responder a seguinte questão: Que lições sobre a ciência o desenho animado Show da Luna ensina? Buscou-se subsídios teóricos relacionados ao ensino de Ciências, Pedagogia Cultural e Ludicidade. No que se refere à metodologia, a pesquisa se constituiu como qualitativa na modalidade exploratória. Para compor o material empírico, foram selecionados três episódios do desenho Show da Luna mais assistidos no canal do Youtube. Dentre os resultados obtidos, destaco a presença da dúvida, como princípio científico. Tratam-se de episódios que englobam o ensino de ciência e a ludicidade, onde sempre a protagonista Luna levanta questionamentos durante o desenho, fazendo experimentos, para obter as respostas às suas perguntas sobre fenômenos do cotidiano. Outro ponto a destacar é a centralidade da representação feminina de cientista, uma vez que Luna é protagonista. Com isto conclui-se, portanto, que o desenho animado pode ser um mediador pedagógico no ensino de Ciências, constituindo-se como alternativa didática para mediar o ensino por meio de três importantes elementos: a centralidade da dúvida no fazer científico, a ludicidade no ensino e a diversidade na representação de quem faz ciência, com destaque para o papel das meninas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:52:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154012
url http://hdl.handle.net/10183/251943
identifier_str_mv 001154012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/2/001154012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251943/1/001154012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 759744132c7a8351330a30b921f8827d
6d8bd71514067d866ee56aa243863749
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645090738176