Brincando no curumim do SESC Bauru: as perspectivas das crianças sobre os processos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Luiza Belluci
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239540
Resumo: O Programa Curumim é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC) de São Paulo, que atende crianças de 7 a 12 anos em 32 unidades e tem como objetivo garantir espaços e tempos de brincar a partir da convivência, respeito e coletividade. As práticas do programa são orientadas pelo elemento lúdico e pela necessidade imbuída nas crianças de interagir com o mundo através do brincar, e assim, aprender. É nesse contexto que nos indagamos de quais formas o brincar se manifesta no Programa Curumim e quais são os processos educativos decorrentes dessas interações. Nesse sentido o objetivo desse estudo foi analisar os processos educativos decorrentes do brincar no Programa Curumim do SESC Bauru a partir das perspectivas das crianças. Nos embasamos na abordagem qualitativa de pesquisa, acompanhando dez encontros registrados em diários de campo e entrevistas semiestruturadas com vinte crianças, que foram transcritas e analisadas a partir da análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que as crianças trouxeram processos educativos relacionados ao brincar, tais como conhecer brincadeiras novas e diferentes linguagens como jogos, esportes, atividades artísticas, manuais e de educação para a saúde e processos educativos relacionados aos aspectos sociais, como o autoconhecimento, formação de novas amizades e princípios como autonomia e responsabilidade. A partir desses resultados apontamos como os processos educativos decorrentes das vivências promovidas são mediadas pelo lúdico e pelo brincar, intrínsecos do Programa Curumim. Nesse sentido destacamos a importância de garantir tempos e espaços de brincar variados, bem como promover a ampliação do repertório sociocultural, a fim de criar um ambiente propício para que as práticas educativas possam se manifestar.
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