O brincar das crianças pelo olhar de seus pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58372
Resumo: Muitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.
id UFSP_8d0e5e0959338b186446ba929ddd1865
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58372
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O brincar das crianças pelo olhar de seus paisThe play of childrenBrincarCriançasPaisComportamento LúdicoPlayChildrenParentsPlay behaviorMuitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.Many professionals have tried to explain the phenomenon of play and each one sees it on your way, but is known that the play is the main activity for children, able to assist in capacity buildind and skills essential for adult life. The environment where the child lives is extremely important for their growth in a healthy way. This project aimed to know the play behavior of children under parents point of view. It was intended to further understand how such behavior has built in children residing in the area of social vulnerability, and also assess the interference that occurred in this building process. The study included ten (10) parents of children of both sexes who attend FSC (Family Support Center) “'Só pra te vê” in the Northwest area of Santos. The instrument used was a cross-culturally adapted version of Sant’anna, Blascovi-Assis and Magalhães Interview with Parents About Children's play behavior (EIP) - version 2. Data were collected at two time points before and after 10 sessions of storytelling of the extension project "Chest of Stories", with an average of 30 minutes. The data indicated that average age of participants was 29.1 years. There were some changes on the play behavior of children, communication through words came to prominence in certain behaviors such as: demonstration of safety, pleasure, displeasure, and others. Some essential attitudes of child's play proved constant throughout the process as pleasure and spontaneity, yet there were elements of the increase, curiosity, sense of humor and taste for challenge. It was noted that parents spend little time with their children and this could have influenced the results reported for the same reason the FSC and the school have an important role in the construction of the play behavior of children. Thus, it is necessary to be aware of the importance of parents playing with their children.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3179063226554474http://lattes.cnpq.br/6196489510813641Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]2020-09-18T18:19:56Z2020-09-18T18:19:56Z2011-11-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion86 f.application/pdfRODRIGUES, Nathalia Maria Ferreira. O brincar das crianças pelo olhar de seus pais. 2011. 86 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58372porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T02:02:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T02:02:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
The play of children
title O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
spellingShingle O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]
Brincar
Crianças
Pais
Comportamento Lúdico
Play
Children
Parents
Play behavior
title_short O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
title_full O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
title_fullStr O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
title_full_unstemmed O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
title_sort O brincar das crianças pelo olhar de seus pais
author Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3179063226554474
http://lattes.cnpq.br/6196489510813641
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Crianças
Pais
Comportamento Lúdico
Play
Children
Parents
Play behavior
topic Brincar
Crianças
Pais
Comportamento Lúdico
Play
Children
Parents
Play behavior
description Muitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
2020-09-18T18:19:56Z
2020-09-18T18:19:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Nathalia Maria Ferreira. O brincar das crianças pelo olhar de seus pais. 2011. 86 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58372
identifier_str_mv RODRIGUES, Nathalia Maria Ferreira. O brincar das crianças pelo olhar de seus pais. 2011. 86 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2011.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268342652895232