Jogos de tabuleiro e jogos digitais: modelo de um desenvolvimento em conjunto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217626 |
Resumo: | A presente dissertação discorre sobre as intenções de trazer as vertentes encontradas no termo-ação jogo e jogar para assim possibilitar construções de ações em vários campos dos jogos unindo RV e RA, a possibilidades de um desenvolvimento conjunto entre os jogos de tabuleiro e os jogos digitais, sobre pesquisa indutiva/qualitativa de caráter exploratório e experimental. A pesquisa fundamenta-se no contexto histórico no qual os jogos se inserem e propõe uma nova classificação para os mesmos, pois nota-se um cenário de inúmeras definições sem as características necessárias que possibilitasse a análise proposta. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao universo expansivo e desafiador dos games por fomentar novas perspectivas ao campo investigativo, possibilitando a implementação em outras áreas do conhecimento, tal como no próprio desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Game Design. |
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Jogos de tabuleiro e jogos digitais: modelo de um desenvolvimento em conjuntoBoard games and digital games: model of a joint developmentJuegos de mesa y juegos digitales: modelo de desarrollo conjuntoボードゲームとデジタルゲーム:共同開発モデルJogos de tabuleiroJogos digitaisInterfaces avançadasJogos para computador - ProjetosDesignInterfaces (Computadores)A presente dissertação discorre sobre as intenções de trazer as vertentes encontradas no termo-ação jogo e jogar para assim possibilitar construções de ações em vários campos dos jogos unindo RV e RA, a possibilidades de um desenvolvimento conjunto entre os jogos de tabuleiro e os jogos digitais, sobre pesquisa indutiva/qualitativa de caráter exploratório e experimental. A pesquisa fundamenta-se no contexto histórico no qual os jogos se inserem e propõe uma nova classificação para os mesmos, pois nota-se um cenário de inúmeras definições sem as características necessárias que possibilitasse a análise proposta. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao universo expansivo e desafiador dos games por fomentar novas perspectivas ao campo investigativo, possibilitando a implementação em outras áreas do conhecimento, tal como no próprio desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Game Design.The present dissertation discusses the intentions of bringing the aspects found in the term-action game and play to enable constructions of actions in various fields of games uniting VR and AR, the possibilities of a joint development between board games and digital games , on inductive/qualitative research of an exploratory and experimental nature. The research is based on the historical context in which the games are inserted and proposes a new classification for them, as there is a scenario of numerous definitions without the necessary characteristics that would allow the proposed analysis. This research offers a contribution to the expansive and challenging universe of games by fostering new perspectives to the investigative field, enabling the implementation in other areas of knowledge, such as in the development of research in the areas of Game DesignUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia Junior, Marcos Ismael2022-04-05T11:59:09Z2022-04-05T11:59:09Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21762633004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:00.902394Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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