O alcance das tecnologias 4.0 na contabilidade: a experiência de um centro de serviços compartilhado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Ricardo Lombardi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255575
Resumo: As tecnologias 4.0 transcenderam a área industrial e podem ser vistas em diversos setores da economia, incluindo nas atividades da contabilidade. No entanto, o alcance de aplicação e os resultados da utilização das tecnologias 4.0 na contabilidade realizada no interior das empresas ainda é um campo com informações teóricas e empíricas restritas. Por isso, esse estudo tem como objetivo avaliar o alcance dos impactos das tecnologias 4.0 nas atividades da contabilidade e seus reflexos na organização executadas por um Centro de Serviço Compartilhado. Para tanto, essa pesquisa tem como estratégia metodológica o uso de um estudo de caso único, considerando a oportunidade de explorar o objetivo com profundidade, tendo em vista, a possibilidade de utilizar diferentes técnicas para coleta e tratamento dos dados junto a uma realidade empresarial. Combinou-se assim, métodos quantitativos e qualitativos para tratar os dados tomados a partir de observação direta, análise de documentos e procedimentos internos, entrevistas com gestores e questionário aplicado para os profissionais da contabilidade. Para análise qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo que será suportada com o uso de análise de similitude e frequência de palavras. Para análises quantitativas foram utilizadas estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória. Os resultados preliminares indicam que a aplicação de tecnologias 4.0 com robôs para automação dos processos contábeis, inteligência artificial, integração de sistemas, mobilidade e análise de dados permite uma gestão mais eficiente que possibilita tomar a melhor decisão para a empresa. A utilização dessas tecnologias nos processos manuais e repetitivos do setor contábil permitiram aos profissionais da contabilidade dedicarem-se as atividades estratégicas e analíticas, minimizando a possibilidade de irregularidades contábeis, detectando possíveis fraudes, além de permitir uma rápida análise de dados, mais embasada e precisa. O estudo ainda demonstrou que com a capacitação dos profissionais contábeis possibilitou aproveitar o potencial das tecnologias implementadas, além de permitir o uso de ferramentas de comunicação, plataformas de compartilhando de documentos e videoconferência, permitindo o trabalho de forma remota, aumentando a flexibilidade e a eficiência. Observa-se que com a implementação de tecnologias 4.0 há uma mudança significativa no setor contábil de um centro de serviço compartilhado, possibilitando que a empresa aumente sua eficiência, confiabilidade, transparência e governança.
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Para tanto, essa pesquisa tem como estratégia metodológica o uso de um estudo de caso único, considerando a oportunidade de explorar o objetivo com profundidade, tendo em vista, a possibilidade de utilizar diferentes técnicas para coleta e tratamento dos dados junto a uma realidade empresarial. Combinou-se assim, métodos quantitativos e qualitativos para tratar os dados tomados a partir de observação direta, análise de documentos e procedimentos internos, entrevistas com gestores e questionário aplicado para os profissionais da contabilidade. Para análise qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo que será suportada com o uso de análise de similitude e frequência de palavras. Para análises quantitativas foram utilizadas estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória. Os resultados preliminares indicam que a aplicação de tecnologias 4.0 com robôs para automação dos processos contábeis, inteligência artificial, integração de sistemas, mobilidade e análise de dados permite uma gestão mais eficiente que possibilita tomar a melhor decisão para a empresa. A utilização dessas tecnologias nos processos manuais e repetitivos do setor contábil permitiram aos profissionais da contabilidade dedicarem-se as atividades estratégicas e analíticas, minimizando a possibilidade de irregularidades contábeis, detectando possíveis fraudes, além de permitir uma rápida análise de dados, mais embasada e precisa. O estudo ainda demonstrou que com a capacitação dos profissionais contábeis possibilitou aproveitar o potencial das tecnologias implementadas, além de permitir o uso de ferramentas de comunicação, plataformas de compartilhando de documentos e videoconferência, permitindo o trabalho de forma remota, aumentando a flexibilidade e a eficiência. Observa-se que com a implementação de tecnologias 4.0 há uma mudança significativa no setor contábil de um centro de serviço compartilhado, possibilitando que a empresa aumente sua eficiência, confiabilidade, transparência e governança.Technologies 4.0 have transcended the industrial area and can be seen in various sectors of the economy, including accounting activities. However, the scope of application and the results of using technologies 4.0 in accounting conducted within companies is still a field with restricted theoretical and empirical information. Therefore, this study aims to assess the scope of the impacts of technologies 4.0 on accounting activities and their impact on the organization performed by a Shared Service Center. Therefore, this research has as a methodological strategy the use of a single case study, considering the opportunity to explore the objective in depth, in view of the possibility of using different techniques for collecting and processing data along with a business reality. Thus, quantitative and qualitative methods were combined to treat data taken from direct observation, analysis of documents and internal procedures, interviews with managers and a questionnaire applied to accounting professionals. For qualitative analysis, content analysis was used, which will be supported using similarity and word frequency analysis. For quantitative analysis, descriptive statistics and exploratory factor analysis were used. Preliminary results indicate that the application of technologies 4.0 with robots for automating accounting processes, artificial intelligence, systems integration, mobility and data analysis allows for more efficient management that makes it possible to make the best decision for the company. The use of these technologies in the manual and repetitive processes of the accounting sector allowed accounting professionals to dedicate themselves to strategic and analytical activities, minimizing the possibility of accounting irregularities, detecting fraud, in addition to allowing a quick data analysis, more grounded and accurate. The study also demonstrated that with the training of accounting professionals, it made it possible to take advantage of the potential of the implemented technologies, in addition to allowing the use of communication tools, platforms for sharing documents and videoconferencing, allowing remote work, increasing flexibility and efficiency. It is observed that with the implementation of technologies 4.0 there is a significant change in the accounting sector of a shared service center, allowing the company to increase its efficiency, reliability, transparency and governance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, David Ferreira Lopes [UNESP]Campos, Renato [UNESP]Rezende, Ricardo Lombardi2024-05-10T17:59:57Z2024-05-10T17:59:57Z2024-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREZENDE, Ricardo Lombardi. O alcance das tecnologias 4.0 na contabilidade: a experiência de um centro de serviços compartilhado. 2024. 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