A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/87008
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Figura Humana Fragmentada e trata da representação de corpos em fragmentos na Pintura, utilizando como referência a teoria de Omar Calabrese sobre o Fragmento. O recorte temporal partiu do Neoclassicismo (século XVIII) para chegar ao século XX: período de maior transformação formal na representação da figura humana, marcada por obras cuja temática são fragmentos de corpos. Os objetivos da pesqusa são: estudar o tema da figura humana fragmentada nas obras de pintura dentro do recorte temporal proposto; identificar, comparar e discutir os aspectos estéticos e iconográficos dessas composições pictóricas e analisar as obras escolhidas como objetos de estudo: Tiradentes Esquartejedo (1893) de Pedro Américo (1843-1905) e Reflexos de Sonhos no Sonho de Outro Espelho (Estudo sobre o Tiradentes de Pedro Américo) (1998) de Adriana Varejão (1964). Os procedimentos metodológicos são: análise iconográfica e comparativa, dentro do referencial sócio-histórico. Os resultados apontaram que o tema da Figura Humana permanece sendo representado por meio da dualidade: figura inteira versus figura-fragmentada, pois representar o corpo em partes tem o mesmo significado e importancia quanto inteiro. Tiradentes esquartejado em Pedro Américo se realaciona com os elementos estéticos que definem uma composição como obra-pormenor e em Adriana Varejão como obra-fragmento.
id UNSP_3a6f328550543ba7261436007dde52a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/87008
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana VarejãoPedro Américo, 1843-1906Varejão, Adriana, 1964- PinturasArte - História - BrasilPintura brasileiraEsta pesquisa tem como tema a Figura Humana Fragmentada e trata da representação de corpos em fragmentos na Pintura, utilizando como referência a teoria de Omar Calabrese sobre o Fragmento. O recorte temporal partiu do Neoclassicismo (século XVIII) para chegar ao século XX: período de maior transformação formal na representação da figura humana, marcada por obras cuja temática são fragmentos de corpos. Os objetivos da pesqusa são: estudar o tema da figura humana fragmentada nas obras de pintura dentro do recorte temporal proposto; identificar, comparar e discutir os aspectos estéticos e iconográficos dessas composições pictóricas e analisar as obras escolhidas como objetos de estudo: Tiradentes Esquartejedo (1893) de Pedro Américo (1843-1905) e Reflexos de Sonhos no Sonho de Outro Espelho (Estudo sobre o Tiradentes de Pedro Américo) (1998) de Adriana Varejão (1964). Os procedimentos metodológicos são: análise iconográfica e comparativa, dentro do referencial sócio-histórico. Os resultados apontaram que o tema da Figura Humana permanece sendo representado por meio da dualidade: figura inteira versus figura-fragmentada, pois representar o corpo em partes tem o mesmo significado e importancia quanto inteiro. Tiradentes esquartejado em Pedro Américo se realaciona com os elementos estéticos que definem uma composição como obra-pormenor e em Adriana Varejão como obra-fragmento.This research has how the Fragment Human Figure theme and treats of representation on the body on fragments in the picture, utilizing as reference the Omar Calabrese's about the Fragment theory. The temporal cut parted of Neoclassicism (18th century) for to come in the 20th century: period of larger formal transformation in the human figure representation, marked by works whose thematic are body's fragments. Yhe objectives of research are: to study the theme of gragmented figure human in the works of picture whitin of temporal cut propossed; to identify, to compare and todiccuss the iconographies an esthetics aspects from that's pictures composition and to analyze the works choices Quarted Tiradentes (1893) of Pedro Américo (1843-1905) and Reflections of Dreams on a Dream of Another Mirror (Study after Pedro Américo's Tiradentes) (1998) of Adriana Varejão (1964). The methodology's proceedings are: comparative and iconographic analyses, wthin of historic-associate reference. The results have pointed for the theme of human figure stays being represents by means of duality: intact figure versus fragmented figure, for to represent the body in parts has the same significanceand importanc as intact. Quarted Tiradentes in Pedro Américo to relate to aesthetics elements that define one composition how detail work and in Adriana Varejão with fragment-work's.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:22:30Z2014-06-11T19:22:30Z2007-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 f. : il.application/pdfSARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão. 2007. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/11449/87008000505130sarziribeiro_ra_me_ia.pdf33004013063P4653367934475321496179175469622730000-0001-6267-6549Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/87008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
title A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
spellingShingle A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]
Pedro Américo, 1843-1906
Varejão, Adriana, 1964- Pinturas
Arte - História - Brasil
Pintura brasileira
title_short A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
title_full A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
title_fullStr A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
title_full_unstemmed A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
title_sort A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão
author Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]
author_facet Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedro Américo, 1843-1906
Varejão, Adriana, 1964- Pinturas
Arte - História - Brasil
Pintura brasileira
topic Pedro Américo, 1843-1906
Varejão, Adriana, 1964- Pinturas
Arte - História - Brasil
Pintura brasileira
description Esta pesquisa tem como tema a Figura Humana Fragmentada e trata da representação de corpos em fragmentos na Pintura, utilizando como referência a teoria de Omar Calabrese sobre o Fragmento. O recorte temporal partiu do Neoclassicismo (século XVIII) para chegar ao século XX: período de maior transformação formal na representação da figura humana, marcada por obras cuja temática são fragmentos de corpos. Os objetivos da pesqusa são: estudar o tema da figura humana fragmentada nas obras de pintura dentro do recorte temporal proposto; identificar, comparar e discutir os aspectos estéticos e iconográficos dessas composições pictóricas e analisar as obras escolhidas como objetos de estudo: Tiradentes Esquartejedo (1893) de Pedro Américo (1843-1905) e Reflexos de Sonhos no Sonho de Outro Espelho (Estudo sobre o Tiradentes de Pedro Américo) (1998) de Adriana Varejão (1964). Os procedimentos metodológicos são: análise iconográfica e comparativa, dentro do referencial sócio-histórico. Os resultados apontaram que o tema da Figura Humana permanece sendo representado por meio da dualidade: figura inteira versus figura-fragmentada, pois representar o corpo em partes tem o mesmo significado e importancia quanto inteiro. Tiradentes esquartejado em Pedro Américo se realaciona com os elementos estéticos que definem uma composição como obra-pormenor e em Adriana Varejão como obra-fragmento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-25
2014-06-11T19:22:30Z
2014-06-11T19:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão. 2007. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/87008
000505130
sarziribeiro_ra_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
9617917546962273
0000-0001-6267-6549
identifier_str_mv SARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. A figura humana fragmentada na pintura: Tiradentes esquartejado em Pedro Américo e Adriana Varejão. 2007. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2007.
000505130
sarziribeiro_ra_me_ia.pdf
33004013063P4
6533679344753214
9617917546962273
0000-0001-6267-6549
url http://hdl.handle.net/11449/87008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546518445031424