Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95740
Resumo: Uma investigação envolvendo saberes e práticas docentes sobre o ensino do espaço local (lugar), através de Atlas Municipais Escolares, em terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental é o foco principal da pesquisa. Desta forma busca compreender as relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos dos universos escolares investigados quanto ao tema proposto pelas pesquisas ao qual as professores participavam sendo que foram investigados três universos e suas respectivas professoras que se encontravam, na época, envolvidas em projetos mais amplos que, no caso de duas professoras, buscou integrar universidade e escola, por meio de uma pesquisa em colaboração envolvendo os municípios de Rio Claro e Ipeúna, ambos deste Estado e, no outro caso, uma ação entre assessores externos e a Prefeitura Municipal de Sumaré/SP, para elaboração de um Atlas Municipal Escolar daquele município. São três localidades, três professoras e seus universos aqui investigados que, através dos registros etnográficos de observações de suas aulas e entrevistas com as professoras, enquanto coleta de dados, trabalhando com e sobre a idéia de lugar como tema recorrente aos Atlas. Sendo assim, o lugar construiu-se/constituíu-se através das práticas das professoras, cada qual a sua maneira.
id UNSP_3a840df41a0d22dd203e1b11fb728d1b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95740
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentesGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalTeachers skillsSchool atlasUma investigação envolvendo saberes e práticas docentes sobre o ensino do espaço local (lugar), através de Atlas Municipais Escolares, em terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental é o foco principal da pesquisa. Desta forma busca compreender as relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos dos universos escolares investigados quanto ao tema proposto pelas pesquisas ao qual as professores participavam sendo que foram investigados três universos e suas respectivas professoras que se encontravam, na época, envolvidas em projetos mais amplos que, no caso de duas professoras, buscou integrar universidade e escola, por meio de uma pesquisa em colaboração envolvendo os municípios de Rio Claro e Ipeúna, ambos deste Estado e, no outro caso, uma ação entre assessores externos e a Prefeitura Municipal de Sumaré/SP, para elaboração de um Atlas Municipal Escolar daquele município. São três localidades, três professoras e seus universos aqui investigados que, através dos registros etnográficos de observações de suas aulas e entrevistas com as professoras, enquanto coleta de dados, trabalhando com e sobre a idéia de lugar como tema recorrente aos Atlas. Sendo assim, o lugar construiu-se/constituíu-se através das práticas das professoras, cada qual a sua maneira.An investigation involving knowings and teachers practices about local (place) instruction, through Municipal School Atlas, in third and forth grades of Elementary School is the main focus of this research. This way it searches to comprehend the relations established between the differents individuals of the schools universes investigated as far as the theme proposed by the researches witch the teachers participated goes being that three universes and their respective teachers were investigated, and that at the time found themselves involved in bigger projects, in the case of two teachers, it seeked to integrate university and school by means of a research in cooperation with the municipal districts of Rio Claro and Ipeúna, both from the state of São Paulo, and in other case, an action between outside assessors and the Municipal City Hall of Sumaré/SP, to the elaboration of an School Municipal Atlas of that municipal district. There are three locations, three teachers and their universes investigated here that through ethnography records about observation of their lessons and interviews with the teachers, while collecting information, working with and on the idea of space as a theme of the Atlas. Therefore the space build up through teachers skills, each on your own way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]2014-06-11T19:27:53Z2014-06-11T19:27:53Z2008-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 121 f. : il., mapas, retrs., tabs.application/pdfCAMARGO, Paulo Estevão Bueno de. Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes. 2008. x, 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/95740000569895camargo_peb_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:26:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95740Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:37.508205Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
title Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
spellingShingle Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Teachers skills
School atlas
title_short Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
title_full Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
title_fullStr Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
title_full_unstemmed Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
title_sort Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes
author Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]
author_facet Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Paulo Estevão Bueno de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Teachers skills
School atlas
topic Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Teachers skills
School atlas
description Uma investigação envolvendo saberes e práticas docentes sobre o ensino do espaço local (lugar), através de Atlas Municipais Escolares, em terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental é o foco principal da pesquisa. Desta forma busca compreender as relações estabelecidas entre os diferentes sujeitos dos universos escolares investigados quanto ao tema proposto pelas pesquisas ao qual as professores participavam sendo que foram investigados três universos e suas respectivas professoras que se encontravam, na época, envolvidas em projetos mais amplos que, no caso de duas professoras, buscou integrar universidade e escola, por meio de uma pesquisa em colaboração envolvendo os municípios de Rio Claro e Ipeúna, ambos deste Estado e, no outro caso, uma ação entre assessores externos e a Prefeitura Municipal de Sumaré/SP, para elaboração de um Atlas Municipal Escolar daquele município. São três localidades, três professoras e seus universos aqui investigados que, através dos registros etnográficos de observações de suas aulas e entrevistas com as professoras, enquanto coleta de dados, trabalhando com e sobre a idéia de lugar como tema recorrente aos Atlas. Sendo assim, o lugar construiu-se/constituíu-se através das práticas das professoras, cada qual a sua maneira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
2014-06-11T19:27:53Z
2014-06-11T19:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Paulo Estevão Bueno de. Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes. 2008. x, 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/95740
000569895
camargo_peb_me_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv CAMARGO, Paulo Estevão Bueno de. Aqui, ali e acolá: caminhos e experiências do ensino do lugar em práticas docentes. 2008. x, 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000569895
camargo_peb_me_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/95740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 121 f. : il., mapas, retrs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129246994890752