Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/128245
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000847829.pdf
Resumo: The purpose of the present study was to analyze the visual control of braking a bicycle when the cyclist is surprised by an obstacle in his way. According to Lee (1976), visually controlled braking based on time to collision information utilizes the optic variables tau and its first derivative in time, tau-dot, to initiating the braking action and regulating its intensity. Seven young adults performed a bicycle braking task in curvilinear trajectory under distinct velocity (high, medium, and low) and uncertainty (certainty and uncertainty) conditions. Results showed that, independently of velocity and uncertainty levels, participants utilized tau and tau-dot to initiating and regulating the braking action, avoiding collision with the obstacle. Cognitive, attentional, and other psychological factors resulting from both increased velocity and uncertainty were not capable of altering the use of time to collision information, corroborating the tested hypothesis
id UNSP_3aa066e481ed3d6d1043ad5ed624f2ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/128245
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curvaEducação física - Estudo e ensinoOlhos - MovimentosEquilibrioPostura humanaExercícios físicosMusculosCiclistasPhysical education and training Study and teachingThe purpose of the present study was to analyze the visual control of braking a bicycle when the cyclist is surprised by an obstacle in his way. According to Lee (1976), visually controlled braking based on time to collision information utilizes the optic variables tau and its first derivative in time, tau-dot, to initiating the braking action and regulating its intensity. Seven young adults performed a bicycle braking task in curvilinear trajectory under distinct velocity (high, medium, and low) and uncertainty (certainty and uncertainty) conditions. Results showed that, independently of velocity and uncertainty levels, participants utilized tau and tau-dot to initiating and regulating the braking action, avoiding collision with the obstacle. Cognitive, attentional, and other psychological factors resulting from both increased velocity and uncertainty were not capable of altering the use of time to collision information, corroborating the tested hypothesisO presente estudo tem como objetivo analisar o controle visual da freada de uma bicicleta, quando um ciclista é surpreendido por um obstáculo em seu caminho. De acordo com Lee (1976), o controle da freada baseado em informação visual de tempo para colisão utiliza as variáveis ópticas tau, e sua primeira derivada no tempo, tau-dot, respectivamente, para disparar o início da freada e regular sua intensidade. Sete adultos jovens executaram uma tarefa de freada de bicicleta durante a situação de curva, submetidos a distintas condições de velocidade (alta, média e baixa) e de incerteza sobre a presença do obstáculo (certeza e incerteza). Os resultados mostraram, independentemente da condição de velocidade ou incerteza, que os participantes utilizaram as variáveis ópticas tau e tau-dot para regular o instante de início da freada e a intensidade da freada, evitando colisão com o obstáculo... Fatores cognitivos, atencionais e psicológicos resultantes de aumento da velocidade e da incerteza na situação experimental proposta não foram capazes de alterar a utilização da informação de tempo para colisão, corroborando a hipótese testadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]2015-10-07T17:37:39Z2015-10-07T17:37:39Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVENÂNCIO, Reinaldo Claudemir. Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/128245000847829http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000847829.pdf3519033218606454Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128245Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:20.120129Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
title Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
spellingShingle Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Olhos - Movimentos
Equilibrio
Postura humana
Exercícios físicos
Musculos
Ciclistas
Physical education and training Study and teaching
title_short Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
title_full Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
title_fullStr Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
title_full_unstemmed Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
title_sort Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva
author Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]
author_facet Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Reinaldo Claudemir [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Olhos - Movimentos
Equilibrio
Postura humana
Exercícios físicos
Musculos
Ciclistas
Physical education and training Study and teaching
topic Educação física - Estudo e ensino
Olhos - Movimentos
Equilibrio
Postura humana
Exercícios físicos
Musculos
Ciclistas
Physical education and training Study and teaching
description The purpose of the present study was to analyze the visual control of braking a bicycle when the cyclist is surprised by an obstacle in his way. According to Lee (1976), visually controlled braking based on time to collision information utilizes the optic variables tau and its first derivative in time, tau-dot, to initiating the braking action and regulating its intensity. Seven young adults performed a bicycle braking task in curvilinear trajectory under distinct velocity (high, medium, and low) and uncertainty (certainty and uncertainty) conditions. Results showed that, independently of velocity and uncertainty levels, participants utilized tau and tau-dot to initiating and regulating the braking action, avoiding collision with the obstacle. Cognitive, attentional, and other psychological factors resulting from both increased velocity and uncertainty were not capable of altering the use of time to collision information, corroborating the tested hypothesis
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-10-07T17:37:39Z
2015-10-07T17:37:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENÂNCIO, Reinaldo Claudemir. Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/128245
000847829
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000847829.pdf
3519033218606454
identifier_str_mv VENÂNCIO, Reinaldo Claudemir. Controle visual da freada em ciclistas: efeitos da incerteza em situação de curva. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
000847829
3519033218606454
url http://hdl.handle.net/11449/128245
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-09-15/000847829.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129447437533184