Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tulio de Siqueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237349
Resumo: No período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos.
id UNSP_3aa36edf34d5f36f7e91a53f1e3e0926
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237349
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicasSocial aspects in children's literature: a study on pedagogical practicesLiteratura infantilPráticas pedagógicasPibidNo período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Tulio de Siqueira2022-11-03T16:59:37Z2022-11-03T16:59:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:15:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:31.630401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
Social aspects in children's literature: a study on pedagogical practices
title Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
spellingShingle Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
Pereira, Tulio de Siqueira
Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Pibid
title_short Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
title_full Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
title_fullStr Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
title_sort Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
author Pereira, Tulio de Siqueira
author_facet Pereira, Tulio de Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tulio de Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Pibid
topic Literatura infantil
Práticas pedagógicas
Pibid
description No período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-11-03T16:59:37Z
2022-11-03T16:59:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237349
url http://hdl.handle.net/11449/237349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128747662999552