Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237349 |
Resumo: | No período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos. |
id |
UNSP_3aa36edf34d5f36f7e91a53f1e3e0926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237349 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicasSocial aspects in children's literature: a study on pedagogical practicesLiteratura infantilPráticas pedagógicasPibidNo período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Tulio de Siqueira2022-11-03T16:59:37Z2022-11-03T16:59:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-06T06:15:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:31.630401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas Social aspects in children's literature: a study on pedagogical practices |
title |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas Pereira, Tulio de Siqueira Literatura infantil Práticas pedagógicas Pibid |
title_short |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
title_full |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
title_sort |
Aspectos sociais na literatura infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas |
author |
Pereira, Tulio de Siqueira |
author_facet |
Pereira, Tulio de Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tulio de Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Práticas pedagógicas Pibid |
topic |
Literatura infantil Práticas pedagógicas Pibid |
description |
No período de 2016 a 2017 tive a possibilidade de ser bolsista do subprojeto Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). O referido subprojeto intitulava-se “A contribuição da literatura nos processos formativos do contexto escolar”. A pesquisa aqui desenvolvida tem como perspectiva metodológica a pesquisa narrativa (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), uma vez que tomo como objeto de estudo minha própria experiência como bolsista do Pibid, especificamente considero as práticas pedagógicas promovidas junto com professora da sala da turma que acompanhei no ano de 2017, numa escola de Ensino Fundamental da rede de ensino de Rio Claro. O objetivo geral é compreender os princípios e valores que sustentaram essas práticas pedagógicas. Os dados foram produzidos a partir de: a) meus planos de trabalho, b) registros fotográficos de atividades aplicadas nesse período, c) memorial de minha autoria sobre a minha experiência no projeto, e d) atas das reuniões na universidade. A partir das obras de literatura infantil que foram utilizadas com os alunos, “O saci Epaminondas” (OLIVEIRA, 2013) e “O sábio ao contrário” (AZEVEDO, 2011), a pesquisa também objetiva analisar de que forma o contexto social dos referidos autores delinearam essas obras e definir os preceitos sociais incumbidos nelas. Paralelamente desenvolvi uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) na base do SciELO (Scientific Eletronic Library Online). O critério de escolha dos artigos foram os que continham no título a palavra-chave “literatura infantil”. Desse modo, refleti sobre a experiência narrada, de acordo com os conceitos de literatura infantil e, também, através de obras como de Meireles (1984), Cademartori (2006), Candido (2000), Aquino, Gonçalves e Silva (2000) e Larrosa (2003). A partir dos estudos realizados afirmo a importância da promoção de práticas pedagógicas que tratam da Literatura Infantil na sala de aula que priorizem a constituição do aluno enquanto leitor em detrimento da transmissão de conteúdos e ensinamentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-11-03T16:59:37Z 2022-11-03T16:59:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237349 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128747662999552 |