O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Moreno da [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103561
Resumo: A proposta do trabalho é analisar a imagem do leitor brasileiro de blog. Para fazêlo, é preciso analisar primeiro o escrevente das páginas, já que, ao construir a imagem de quem produz o texto, projeta automaticamente a imagem de seu destinatário. A pesquisa será norteada pela semiótica francesa ou da Escola de Paris, focando os eixos da modalização e enunciação. Com a modalização, trabalharemos as modalidades intencionais e existenciais. Da enunciação, faremos uso dos conceitos de enunciador e de enunciatário, instâncias linguísticas que correspondem ao que a Retórica chama, respectivamente, de ethos e de pathos: imagens construídas ao longo do texto do destinador e do destinatário do enunciado. Dentre várias possibilidades e critérios de escolha do material a ser analisado, estabeleço como parâmetro de investigação os blogs mais acessados, pois neles estaria, em teoria, a representação da maioria desses leitores. Parto do pressuposto de que nos blogs mais visitados estaria a maioria dos blogueiros, e onde estivesse a maioria dos blogueiros estaria o retrato de sua constituição. Para chegar a um corpus que contivesse os blogs mais acessados do país, vali-me de duas metodologias, reunindo uma amostragem referente a todo o ano de 2006, ano-base sobre o qual se debruça o estudo. O primeiro método foi proceder a um levantamento dos blogs mais votados pelos próprios internautas. Das 41 listas colhidas ao longo do ano, dois blogs se destacavam, ambos do portal UOL: “Paz, amor e magia” e “EspalhaMerda”. No segundo método, apreendi meu corpus a partir de duas listas publicadas na mídia. A Revista Época publicou em julho de 2006 os oito blogs com maior número de acessos. Ao final de 2006, foi a vez do site IDG Now! lançar um ranking com os dez blogs mais populares da internet brasileira. As duas listas foram construídas pelo número de links...
id UNSP_3b20980b946b1190780f4b159d504f0c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103561
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do BrasilLinguísticaSemioticaLinguística - BlogsLeitores - Reação criticaBlogInternetSemioticsA proposta do trabalho é analisar a imagem do leitor brasileiro de blog. Para fazêlo, é preciso analisar primeiro o escrevente das páginas, já que, ao construir a imagem de quem produz o texto, projeta automaticamente a imagem de seu destinatário. A pesquisa será norteada pela semiótica francesa ou da Escola de Paris, focando os eixos da modalização e enunciação. Com a modalização, trabalharemos as modalidades intencionais e existenciais. Da enunciação, faremos uso dos conceitos de enunciador e de enunciatário, instâncias linguísticas que correspondem ao que a Retórica chama, respectivamente, de ethos e de pathos: imagens construídas ao longo do texto do destinador e do destinatário do enunciado. Dentre várias possibilidades e critérios de escolha do material a ser analisado, estabeleço como parâmetro de investigação os blogs mais acessados, pois neles estaria, em teoria, a representação da maioria desses leitores. Parto do pressuposto de que nos blogs mais visitados estaria a maioria dos blogueiros, e onde estivesse a maioria dos blogueiros estaria o retrato de sua constituição. Para chegar a um corpus que contivesse os blogs mais acessados do país, vali-me de duas metodologias, reunindo uma amostragem referente a todo o ano de 2006, ano-base sobre o qual se debruça o estudo. O primeiro método foi proceder a um levantamento dos blogs mais votados pelos próprios internautas. Das 41 listas colhidas ao longo do ano, dois blogs se destacavam, ambos do portal UOL: “Paz, amor e magia” e “EspalhaMerda”. No segundo método, apreendi meu corpus a partir de duas listas publicadas na mídia. A Revista Época publicou em julho de 2006 os oito blogs com maior número de acessos. Ao final de 2006, foi a vez do site IDG Now! lançar um ranking com os dez blogs mais populares da internet brasileira. As duas listas foram construídas pelo número de links...The proposed study is to analyze the image of the brazilian reader blog. To do so, we must first examine the scribe of the pages, since to build the image of who produces the text, automatically project the image of your addressee. The research will be guided by french semiotics or the School of Paris, focusing on areas of modalization and enunciation. With modalization, we work intentional and existential modalities. With enunciation, we will make use of the concepts of enunciator and enunciatee, linguistic instances that match the rhetoric that would, respectively, ethos and pathos: images constructed by the text of the addresser and addressee of the statement. Among various possibilities and criteria for choosing the material to be analyzed, establish research as a parameter of the most popular blogs, as they would in theory represent the majority of readers. On the assumption that it would most visited blogs in the majority of bloggers, and where were the majority of bloggers would be a portrait of its constitution. To reach a corpus that contains the most popular blogs in the country, validated me of two methodologies, bringing together a sample for the entire year of 2006, the base year which focuses on the study. The first method was to conduct a survey of blogs most voted by the internet. Of the 41 lists collected over the years, two blogs stood out, both the UOL site: “Paz, amor e magia” e “EspalhaMerda”. In the second method, my corpus comes from two lists published in the media. The “Época” magazine published in July 2006 the eight blogs with the highest number of hits. At the end of 2006, was once the site “IDG Now!” launch with a ranking the ten most popular blogs of Brazilian internet. The two lists were constructed by the number of links to each blog in the blogosphere has, according to monitoring of “Technorati”, a service specializing... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cortina, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fernando Moreno da [UNESP]2014-06-11T19:32:46Z2014-06-11T19:32:46Z2009-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis157 f. : il.application/pdfSILVA, Fernando Moreno da. O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil. 2009. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/103561000589414silva_fm_dr_arafcl.pdf33004030009P436203633688093400000-0001-9404-8352Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:09:38.691656Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
title O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
spellingShingle O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
Silva, Fernando Moreno da [UNESP]
Linguística
Semiotica
Linguística - Blogs
Leitores - Reação critica
Blog
Internet
Semiotics
title_short O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
title_full O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
title_fullStr O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
title_full_unstemmed O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
title_sort O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil
author Silva, Fernando Moreno da [UNESP]
author_facet Silva, Fernando Moreno da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortina, Arnaldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Moreno da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Semiotica
Linguística - Blogs
Leitores - Reação critica
Blog
Internet
Semiotics
topic Linguística
Semiotica
Linguística - Blogs
Leitores - Reação critica
Blog
Internet
Semiotics
description A proposta do trabalho é analisar a imagem do leitor brasileiro de blog. Para fazêlo, é preciso analisar primeiro o escrevente das páginas, já que, ao construir a imagem de quem produz o texto, projeta automaticamente a imagem de seu destinatário. A pesquisa será norteada pela semiótica francesa ou da Escola de Paris, focando os eixos da modalização e enunciação. Com a modalização, trabalharemos as modalidades intencionais e existenciais. Da enunciação, faremos uso dos conceitos de enunciador e de enunciatário, instâncias linguísticas que correspondem ao que a Retórica chama, respectivamente, de ethos e de pathos: imagens construídas ao longo do texto do destinador e do destinatário do enunciado. Dentre várias possibilidades e critérios de escolha do material a ser analisado, estabeleço como parâmetro de investigação os blogs mais acessados, pois neles estaria, em teoria, a representação da maioria desses leitores. Parto do pressuposto de que nos blogs mais visitados estaria a maioria dos blogueiros, e onde estivesse a maioria dos blogueiros estaria o retrato de sua constituição. Para chegar a um corpus que contivesse os blogs mais acessados do país, vali-me de duas metodologias, reunindo uma amostragem referente a todo o ano de 2006, ano-base sobre o qual se debruça o estudo. O primeiro método foi proceder a um levantamento dos blogs mais votados pelos próprios internautas. Das 41 listas colhidas ao longo do ano, dois blogs se destacavam, ambos do portal UOL: “Paz, amor e magia” e “EspalhaMerda”. No segundo método, apreendi meu corpus a partir de duas listas publicadas na mídia. A Revista Época publicou em julho de 2006 os oito blogs com maior número de acessos. Ao final de 2006, foi a vez do site IDG Now! lançar um ranking com os dez blogs mais populares da internet brasileira. As duas listas foram construídas pelo número de links...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-27
2014-06-11T19:32:46Z
2014-06-11T19:32:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fernando Moreno da. O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil. 2009. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/103561
000589414
silva_fm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
3620363368809340
0000-0001-9404-8352
identifier_str_mv SILVA, Fernando Moreno da. O leitor de blog: um estudo com base nos blogs mais acessados do Brasil. 2009. 157 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000589414
silva_fm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
3620363368809340
0000-0001-9404-8352
url http://hdl.handle.net/11449/103561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128612239409152