Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141731 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto. |
id |
UNSP_3b34bf535fe02772434f4063e4d12a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141731 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexualA presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2016-07-19T13:00:13Z2016-07-19T13:00:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1138-1150application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-11502357-7819http://hdl.handle.net/11449/141731ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:13.012243Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
title |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
spellingShingle |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
title_short |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
title_full |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
title_fullStr |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
title_full_unstemmed |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
title_sort |
Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual |
author |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] |
author_facet |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP] Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] |
description |
A presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:13Z 2016-07-19T13:00:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-1150 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141731 ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141731 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-1150 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1138-1150 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129598496440320 |