Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP], Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141731
Resumo: A presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto.
id UNSP_3b34bf535fe02772434f4063e4d12a4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141731
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexualA presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Educação, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]2016-07-19T13:00:13Z2016-07-19T13:00:13Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1138-1150application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-11502357-7819http://hdl.handle.net/11449/141731ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf71637916035880840000-0002-1552-5702porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:13.012243Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
title Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
spellingShingle Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
title_short Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
title_full Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
title_fullStr Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
title_full_unstemmed Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
title_sort Relato de uma experiência de formação de licenciandos de pedagogia em sexualidade e educação sexual
author Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
author_facet Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author_role author
author2 Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Doescher, Andréa Marques Leão [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
description A presente pesquisa tem por intuito averiguar as concepções de discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero, e a partir do conhecimento das principais necessidades formativas que apresentam em relação a estes temas, elaborar, implementar e avaliar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes dos períodos noturno e diurno. Já na segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade de 40 horas que ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2012. No questionário, 43% dos participantes relataram que são ‘informados’ e 12% ‘bem informados’ acerca da sexualidade infantil. Entretanto, 40% dos participantes referiram que são ‘pouco’ a ‘nada informado’ sobre o assunto, o que demonstra que é um tema que requer que tenham maiores informações. Quanto às relações de gênero 40,1% dos respondentes disseram que são ‘informados’ quanto a este assunto e 17,8% ‘bem informados’. Porém, não souberam definir o que entendem por relações de gênero. Em relação ao curso, foi possível verificar por meio do questionário com algumas situações problematizadoras as alterações nas respostas dos participantes no seu término, demonstrando que alcançou seus intentos iniciais - formar e informar os licenciandos em sexualidade. Assim, cursos de extensão voltados a discentes é uma possibilidade de prover formação no assunto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:13Z
2016-07-19T13:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-1150
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141731
ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141731
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1138-1150
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1138-1150.pdf
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1138-1150
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129598496440320