Percepção e materialidade na cinematografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192331 |
Resumo: | O presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia. |
id |
UNSP_3b466bbc46f767ac98d6bc59dae7e47a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192331 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Percepção e materialidade na cinematografiaPerception and materiality on cinematographyCinematografiaDiretor de fotografiaPercepção visualMaterialidadePinturaCinematographyPaintingDirector of photographyVisual perceptionMaterialityO presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia.This work investigates cinematography as an artistic language, aiming to study it in all its essential constitutive elements, out of the context of the industrial narrative cinema. In order to understand it as such, it is necessary to unveil from its duty as support to dramaturgy. Cinematography is born from the development of technologies able to capture and reproduce intermittently still photographic images, creating the illusion of continuous movement. Certain imperfections in our visual perception produce such illusion. Thus, to understand the process of cinematography, it is necessary to study light, human visual perception and the mechanisms of capture and reproduction of photographic images. This work also documents an artistic investigation; a body of work developed from diversions on the linear trajectory of the processes and procedures of cinematography, and that converge towards other artistic languages and techniques like painting, engraving and video art, a series of exercises in search of awareness in the praxis of the director of photography.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schütz, André do Nascimento [UNESP]2020-04-24T17:24:55Z2020-04-24T17:24:55Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19233100093019433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e materialidade na cinematografia Perception and materiality on cinematography |
title |
Percepção e materialidade na cinematografia |
spellingShingle |
Percepção e materialidade na cinematografia Schütz, André do Nascimento [UNESP] Cinematografia Diretor de fotografia Percepção visual Materialidade Pintura Cinematography Painting Director of photography Visual perception Materiality |
title_short |
Percepção e materialidade na cinematografia |
title_full |
Percepção e materialidade na cinematografia |
title_fullStr |
Percepção e materialidade na cinematografia |
title_full_unstemmed |
Percepção e materialidade na cinematografia |
title_sort |
Percepção e materialidade na cinematografia |
author |
Schütz, André do Nascimento [UNESP] |
author_facet |
Schütz, André do Nascimento [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spaniol, José Paiani [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schütz, André do Nascimento [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinematografia Diretor de fotografia Percepção visual Materialidade Pintura Cinematography Painting Director of photography Visual perception Materiality |
topic |
Cinematografia Diretor de fotografia Percepção visual Materialidade Pintura Cinematography Painting Director of photography Visual perception Materiality |
description |
O presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24T17:24:55Z 2020-04-24T17:24:55Z 2020-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192331 000930194 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192331 |
identifier_str_mv |
000930194 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546403240083456 |