Percepção e materialidade na cinematografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, André do Nascimento [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192331
Resumo: O presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia.
id UNSP_3b466bbc46f767ac98d6bc59dae7e47a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192331
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percepção e materialidade na cinematografiaPerception and materiality on cinematographyCinematografiaDiretor de fotografiaPercepção visualMaterialidadePinturaCinematographyPaintingDirector of photographyVisual perceptionMaterialityO presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia.This work investigates cinematography as an artistic language, aiming to study it in all its essential constitutive elements, out of the context of the industrial narrative cinema. In order to understand it as such, it is necessary to unveil from its duty as support to dramaturgy. Cinematography is born from the development of technologies able to capture and reproduce intermittently still photographic images, creating the illusion of continuous movement. Certain imperfections in our visual perception produce such illusion. Thus, to understand the process of cinematography, it is necessary to study light, human visual perception and the mechanisms of capture and reproduction of photographic images. This work also documents an artistic investigation; a body of work developed from diversions on the linear trajectory of the processes and procedures of cinematography, and that converge towards other artistic languages and techniques like painting, engraving and video art, a series of exercises in search of awareness in the praxis of the director of photography.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schütz, André do Nascimento [UNESP]2020-04-24T17:24:55Z2020-04-24T17:24:55Z2020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19233100093019433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:12:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:12:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e materialidade na cinematografia
Perception and materiality on cinematography
title Percepção e materialidade na cinematografia
spellingShingle Percepção e materialidade na cinematografia
Schütz, André do Nascimento [UNESP]
Cinematografia
Diretor de fotografia
Percepção visual
Materialidade
Pintura
Cinematography
Painting
Director of photography
Visual perception
Materiality
title_short Percepção e materialidade na cinematografia
title_full Percepção e materialidade na cinematografia
title_fullStr Percepção e materialidade na cinematografia
title_full_unstemmed Percepção e materialidade na cinematografia
title_sort Percepção e materialidade na cinematografia
author Schütz, André do Nascimento [UNESP]
author_facet Schütz, André do Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spaniol, José Paiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, André do Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinematografia
Diretor de fotografia
Percepção visual
Materialidade
Pintura
Cinematography
Painting
Director of photography
Visual perception
Materiality
topic Cinematografia
Diretor de fotografia
Percepção visual
Materialidade
Pintura
Cinematography
Painting
Director of photography
Visual perception
Materiality
description O presente trabalho investiga a direção de fotografia cinematográfica, também chamada de cinematografia, enquanto linguagem artística, procurando estudá-la em seus elementos constitutivos essenciais, fora do contexto do cinema narrativo industrial. Com o propósito de compreendê-la, faz-se necessário desvelá-la da sua função de suporte à dramaturgia. A cinematografia surge do desenvolvimento de tecnologias capazes de captar e reproduzir imagens fotográficas estáticas de forma intermitente, causando a ilusão de movimento contínuo. Tal ilusão é construída a partir de certas imperfeições em nossa percepção visual. Sendo assim, a fim de compreender os processos da cinematografia, é indispensável o estudo da luz, da percepção visual humana e dos mecanismos de captação e reprodução de imagens fotográficas. Este trabalho também documenta uma investigação artística, uma produção desenvolvida a partir de desvios nos trajetos lineares dos processos e procedimentos da cinematografia, e converge em direção a outras técnicas e linguagens artísticas como a pintura, a gravura e a videoarte. Uma série de exercícios em busca da conscientização da práxis do diretor de fotografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-24T17:24:55Z
2020-04-24T17:24:55Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192331
000930194
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/192331
identifier_str_mv 000930194
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546403240083456