O papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: os casos de Christopher Doyle e Roger Deakins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Véstias, Marta Sofia Queijinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14180
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling O papel do processo criativo do diretor de fotografia no filme: os casos de Christopher Doyle e Roger DeakinsDoyle, Christopher (1952- )Deakins, Roger (1949- )CinematografiaDiretor de fotografiaCinemaCinematographyCinematographerDirector of photographyDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Mesmo sendo a cinematografia há muito considerada uma componente fundamental do filme, o contributo do diretor de fotografia como principal responsável pela mesma tem sido secundarizado ao longo da História do Cinema. A teoria do autor, dominante durante várias décadas, conduziu a que fossem atribuídos ao realizador a maioria dos aspetos estilísticos do filme. Nos últimos anos, no entanto, o paradigma tem vindo a alterar-se e o cinema começa a ser percecionado como uma arte colaborativa. A presente dissertação pretende contribuir para um novo modelo a tomar lugar, em que se estuda o contributo dos diferentes artistas no filme. Propõe-se assim a analisar diferentes formas de trabalhar de diretores de fotografia, de modo a compreender os contornos em que o processo criativo do diretor de fotografia pode contribuir para o filme. O estudo é realizado com recurso aos casos de Christopher Doyle e de Roger Deakins.ABSTRACT: Even though cinematography has long been considered a fundamental component of the film, the contribution of the director of photography as the main responsible for it has been neglected throughout the history of cinema. The author theory, dominant for several decades, led to most of the stylistic aspects of the film being attributed to the director. In recent years, however, the paradigm has been changing and cinema is beginning to be perceived as a collaborative art. This dissertation intends to contribute to a new model to take place, in which the contribution of different artists to the film is studied. Thus, it is proposed to analyze different ways of working of directors of photography, in order to understand the contours in which the creative process of the cinematographer can contribute to the film. The study is carried out using the cases of Christopher Doyle and Roger Deakins.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRodrigues, José Manuel CavaleiroFerreira, IanaRCIPLVéstias, Marta Sofia Queijinho2022-01-20T13:10:49Z2021-09-282021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14180TID:202888525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:02.125914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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