Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144671
Resumo: Os pátios escolares constituem ambientes essenciais para o desenvolvimento das crianças, ao permitir a interação entre elas, o contato com a natureza, a exploração e experimentação, além de poder complementar e renovar as atividades pedagógicas. Esses ambientes de vivência e recreação (cobertos e descobertos), que podem ser cobertos e descobertos, são importantes para a relação ensino e aprendizagem e, portanto, necessitam ter seu espaço físico bem planejado. Nesse contexto, essa pesquisa propõe contribuir para essa questão ao definir um instrumento de avaliação da qualidade de pátios cobertos, o “índice de Avaliação de Pátios Cobertos - IAPC”, que considera parâmetros e indicadores de qualidade ambiental, estética e funcional. A escolha dos parâmetros e indicadores teve como base uma revisão bibliográfica sobre o tema “pátios escolares” e os resultados da aplicação de instrumentos da Avaliação Pós Ocupação – APO (Leitura dos pátios e as built; checklist; observações; walkthrough; mapa cognitivo, poema dos desejos e questionários) em oito escolas de educação infantil na cidade de Pederneiras-SP. A aplicação do IAPC, que considera os pontos de vista do técnico e dos usuários, nessas mesmas escolas, mostrou sua importância em: identificar problemas relacionados a cada parâmetro; que podem subsidiar reformas e/ou ampliações; rever aspectos funcionais do dia a dia; contribuir com um parâmetro quantitativo de comparação entre os diferentes pátios e traçar o perfil da qualidade do pátio coberto na rede municipal de ensino infantil local. Espera-se que a aplicação desse instrumento possa contribuir não apenas para subsidiar intervenções físicas locais, visando à melhoria de qualidade dos pátios escolares, mas para o planejamento e gestão de ambientes similares.
id UNSP_3b71be5f94f58d288e21d3cda56bc833
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144671
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantilCovered school patio: environmental, aesthetic and functional quality in preschoolsPátio escolarQualidade do ambienteEscolas de educação infantilÍndice de avaliaçãoSchool patioEnvironmental qualityEarly childhood education schoolsEvaluation indexOs pátios escolares constituem ambientes essenciais para o desenvolvimento das crianças, ao permitir a interação entre elas, o contato com a natureza, a exploração e experimentação, além de poder complementar e renovar as atividades pedagógicas. Esses ambientes de vivência e recreação (cobertos e descobertos), que podem ser cobertos e descobertos, são importantes para a relação ensino e aprendizagem e, portanto, necessitam ter seu espaço físico bem planejado. Nesse contexto, essa pesquisa propõe contribuir para essa questão ao definir um instrumento de avaliação da qualidade de pátios cobertos, o “índice de Avaliação de Pátios Cobertos - IAPC”, que considera parâmetros e indicadores de qualidade ambiental, estética e funcional. A escolha dos parâmetros e indicadores teve como base uma revisão bibliográfica sobre o tema “pátios escolares” e os resultados da aplicação de instrumentos da Avaliação Pós Ocupação – APO (Leitura dos pátios e as built; checklist; observações; walkthrough; mapa cognitivo, poema dos desejos e questionários) em oito escolas de educação infantil na cidade de Pederneiras-SP. A aplicação do IAPC, que considera os pontos de vista do técnico e dos usuários, nessas mesmas escolas, mostrou sua importância em: identificar problemas relacionados a cada parâmetro; que podem subsidiar reformas e/ou ampliações; rever aspectos funcionais do dia a dia; contribuir com um parâmetro quantitativo de comparação entre os diferentes pátios e traçar o perfil da qualidade do pátio coberto na rede municipal de ensino infantil local. Espera-se que a aplicação desse instrumento possa contribuir não apenas para subsidiar intervenções físicas locais, visando à melhoria de qualidade dos pátios escolares, mas para o planejamento e gestão de ambientes similares.The school patios are essential environments for the development of children allowing interaction among them, contact with nature, exploration and experimentation; furthermore, they can complement and renew the pedagogical activities. These recreational environments (covered and discovered) which are important for teaching and learning, deserve to have their physical spaces well planned. In this context, this research aims to contribute to this issue when defining an assessment tool of quality of the covered school patio, the "evaluation index of the covered school patio (EIPC)", which encompasses environmental, aesthetic and functional quality parameters. These parameters and their indicators were defined based on literature review and application of Post Occupancy Evaluation instruments – POE (observations; as built; checklist; walkthroughs; cognitive map; wish poems and questionnaires) in study cases in eight preschools in the city of Pederneiras-SP. The application of the EIPC which considers the points of view of technicians and users, in these same schools, showed its importance in: identifying problems related to each parameter; review functional aspects of everyday life; to contribute with a quantitative parameter of comparison between the different patios and to outline the quality profile of the covered patio in the local preschool network. It is expected that this instrument can contribute not only to support local physical interventions aimed at improving the quality of school patios, but also for planning and management of the similar environments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]2016-11-23T11:28:24Z2016-11-23T11:28:24Z2016-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14467100087595433004056090P36410216019672649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:13:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:48:21.694037Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
Covered school patio: environmental, aesthetic and functional quality in preschools
title Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
spellingShingle Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]
Pátio escolar
Qualidade do ambiente
Escolas de educação infantil
Índice de avaliação
School patio
Environmental quality
Early childhood education schools
Evaluation index
title_short Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
title_full Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
title_fullStr Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
title_full_unstemmed Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
title_sort Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de educação infantil
author Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]
author_facet Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rioli, Thyssie Ortolani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pátio escolar
Qualidade do ambiente
Escolas de educação infantil
Índice de avaliação
School patio
Environmental quality
Early childhood education schools
Evaluation index
topic Pátio escolar
Qualidade do ambiente
Escolas de educação infantil
Índice de avaliação
School patio
Environmental quality
Early childhood education schools
Evaluation index
description Os pátios escolares constituem ambientes essenciais para o desenvolvimento das crianças, ao permitir a interação entre elas, o contato com a natureza, a exploração e experimentação, além de poder complementar e renovar as atividades pedagógicas. Esses ambientes de vivência e recreação (cobertos e descobertos), que podem ser cobertos e descobertos, são importantes para a relação ensino e aprendizagem e, portanto, necessitam ter seu espaço físico bem planejado. Nesse contexto, essa pesquisa propõe contribuir para essa questão ao definir um instrumento de avaliação da qualidade de pátios cobertos, o “índice de Avaliação de Pátios Cobertos - IAPC”, que considera parâmetros e indicadores de qualidade ambiental, estética e funcional. A escolha dos parâmetros e indicadores teve como base uma revisão bibliográfica sobre o tema “pátios escolares” e os resultados da aplicação de instrumentos da Avaliação Pós Ocupação – APO (Leitura dos pátios e as built; checklist; observações; walkthrough; mapa cognitivo, poema dos desejos e questionários) em oito escolas de educação infantil na cidade de Pederneiras-SP. A aplicação do IAPC, que considera os pontos de vista do técnico e dos usuários, nessas mesmas escolas, mostrou sua importância em: identificar problemas relacionados a cada parâmetro; que podem subsidiar reformas e/ou ampliações; rever aspectos funcionais do dia a dia; contribuir com um parâmetro quantitativo de comparação entre os diferentes pátios e traçar o perfil da qualidade do pátio coberto na rede municipal de ensino infantil local. Espera-se que a aplicação desse instrumento possa contribuir não apenas para subsidiar intervenções físicas locais, visando à melhoria de qualidade dos pátios escolares, mas para o planejamento e gestão de ambientes similares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-23T11:28:24Z
2016-11-23T11:28:24Z
2016-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144671
000875954
33004056090P3
6410216019672649
url http://hdl.handle.net/11449/144671
identifier_str_mv 000875954
33004056090P3
6410216019672649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129553385652224