Identidade e cultura dos discentes indígenas Akwẽ-Xerente na UFT Câmpus de Miracema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191463 |
Resumo: | Esta tese foi desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e participativa. Tem como objeto de estudo a identidade cultural dos discentes indígenas da UFT do Câmpus de Miracema, especificamente acerca da identidade cultural do povo Akwẽ-Xerente. Os espaços da pesquisa foram constituídos pela Aldeia Porteira e pelo Câmpus da UFT de Miracema, com discentes indígenas do povo Xerente, com os moradores da aldeia, docentes do câmpus. Foram estabelecidas “conversas narrativas” entre a pesquisadora e tais sujeitos da pesquisa. Foi utilizada outra técnica de pesquisa desenvolvida por intermédio das escritas do diário de campo. Tem-se como objetivo geral: investigar quais os elementos originários da cultura Akwẽ-Xerente que contribuem para a permanência e o fortalecimento da identidade dos estudantes indígenas Akwẽ no ensino superior. Os resultados indicaram que as identidades culturais dos discentes indígenas Akwẽ-Xerente são constituídas fortemente pelo sentimento de pertencimento e por um somatório de itens, tais como: língua materna Akwẽ, pinturas corporais clânicas, sociedade dual, partidos de toras, culinária, casas e demais construções, união e fortalecimento dos clãs pelo casamento indígena, da sapiência pela oralidade dos anciãos, dentre outros. Infelizmente a diversidade presente no povo Xerente não tem sido respeitada no ambiente universitário da UFT e pontos básicos de diferenciação, como o próprio trajeto da aldeia à universidade é desconsiderado pelos docentes e pela própria instituição como um todo. A oralidade é ignorada na mesma proporção, sendo os discentes indígenas Akwẽ avaliados da mesma maneira que os demais. Tal padrão imposto pela instituição educacional é o de que ainda não consegue pensar na diversidade que se encontra dentro dos espaços educacionais universitários dos seus sete câmpus espalhados por todo estado do Tocantins e opta por continuar a seguir o padrão colonizador, homogeneizador e massificador encontrado no interior educacional institucional. Tais medidas dificultam a permanência dos estudantes indígenas Akwẽ dentro da UFT, pois apenas a garantia da entrada pelas cotas não faz com que os alunos indígenas se formem nas graduações e tenham a possibilidade de cursar uma pós-graduação. |
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Identidade e cultura dos discentes indígenas Akwẽ-Xerente na UFT Câmpus de MiracemaIdentity and culture of Akwẽ-Xerente indigenous students at UFT Câmpus de MiracemaAkwẽ-XerenteEducação IndígenaIdentidade CulturalCultural IdentityIndigenous educationEsta tese foi desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa e participativa. Tem como objeto de estudo a identidade cultural dos discentes indígenas da UFT do Câmpus de Miracema, especificamente acerca da identidade cultural do povo Akwẽ-Xerente. Os espaços da pesquisa foram constituídos pela Aldeia Porteira e pelo Câmpus da UFT de Miracema, com discentes indígenas do povo Xerente, com os moradores da aldeia, docentes do câmpus. Foram estabelecidas “conversas narrativas” entre a pesquisadora e tais sujeitos da pesquisa. Foi utilizada outra técnica de pesquisa desenvolvida por intermédio das escritas do diário de campo. Tem-se como objetivo geral: investigar quais os elementos originários da cultura Akwẽ-Xerente que contribuem para a permanência e o fortalecimento da identidade dos estudantes indígenas Akwẽ no ensino superior. Os resultados indicaram que as identidades culturais dos discentes indígenas Akwẽ-Xerente são constituídas fortemente pelo sentimento de pertencimento e por um somatório de itens, tais como: língua materna Akwẽ, pinturas corporais clânicas, sociedade dual, partidos de toras, culinária, casas e demais construções, união e fortalecimento dos clãs pelo casamento indígena, da sapiência pela oralidade dos anciãos, dentre outros. Infelizmente a diversidade presente no povo Xerente não tem sido respeitada no ambiente universitário da UFT e pontos básicos de diferenciação, como o próprio trajeto da aldeia à universidade é desconsiderado pelos docentes e pela própria instituição como um todo. A oralidade é ignorada na mesma proporção, sendo os discentes indígenas Akwẽ avaliados da mesma maneira que os demais. Tal padrão imposto pela instituição educacional é o de que ainda não consegue pensar na diversidade que se encontra dentro dos espaços educacionais universitários dos seus sete câmpus espalhados por todo estado do Tocantins e opta por continuar a seguir o padrão colonizador, homogeneizador e massificador encontrado no interior educacional institucional. Tais medidas dificultam a permanência dos estudantes indígenas Akwẽ dentro da UFT, pois apenas a garantia da entrada pelas cotas não faz com que os alunos indígenas se formem nas graduações e tenham a possibilidade de cursar uma pós-graduação.This thesis was developed from the assumptions of qualitative and participatory research. Its object of study is the cultural identity of the indigenous students of the UFT Campus of Miracema, specifically about the cultural identity of the Akwẽ-Xerente people. The research spaces consisted of Aldeia Porteira and the UFT Miracema Campus, with indigenous students of the Xerente people, with the villagers, teachers of the campus. “Narrative conversations” were established between the researcher and such research subjects. Another research technique developed through field journal writing was used. Its general objective is to investigate which elements originate from Akwẽ-Xerente culture that contribute to the permanence and strengthening of the identity of Akwẽ indigenous students in higher education. The results indicated that the cultural identities of the Akwẽ-Xerente indigenous students are strongly constituted by the sense of belonging and a sum of items such as: Akwẽ mother tongue, clan body paintings, dual society, log parties, cooking, houses and others. constructions, union and strengthening of clans by indigenous marriage, wisdom by orality of the elders, among others. Unfortunately the diversity present in the Xerente people has not been respected in the university environment of UFT and basic points of differentiation, as the very journey from the village to the university is disregarded by the teachers and by the institution itself as a whole. The orality is ignored in the same proportion, and the Akwẽ indigenous students are evaluated in the same way as the others. Such a pattern imposed by the educational institution is that it still cannot think of the diversity found within the university educational spaces of its seven campuses throughout the state of Tocantins and chooses to continue to follow the colonizing, homogenizing and massifying pattern found within institutional educational. Such measures make it difficult for Akwẽ indigenous students to remain in the UFT, as only the guarantee of entry through quotas does not make it possible for indigenous students to graduate from undergraduate programs and have the possibility of pursuing a postgraduate degree.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Silvia Regina da Silva [UNESP]2020-01-28T17:23:12Z2020-01-28T17:23:12Z2019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19146300092862033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191463Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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