Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Robinson Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reina, Fábio Tadeu [UNESP], Romanatto, Maria José [UNESP], Bedin, Regina Celia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
http://hdl.handle.net/11449/124691
Resumo: There are several possibilities to understand the importance of school education, so this literature review article is to show through the sociological theory of Pierre Bourdieu that the school is not defined as a social concept of equalization, but a collaboration for the reproduction of structural society. And to be consistent with this action, the school tends to emphasize the hegemonic concepts, so that acts consciously or unconsciously on the aggregation of cultural heritage, imposed by the ruling class, ie, the layers of the corporate elite.
id UNSP_3c77bc26c01c915bfcbb8857e9d027d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124691
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusianaAnalysis of school education on the perspective of bourdieuSchool EducationSocial equalizationCompanyCultural HeritageEducação EscolarEqualização socialSociedadeHerança CulturalThere are several possibilities to understand the importance of school education, so this literature review article is to show through the sociological theory of Pierre Bourdieu that the school is not defined as a social concept of equalization, but a collaboration for the reproduction of structural society. And to be consistent with this action, the school tends to emphasize the hegemonic concepts, so that acts consciously or unconsciously on the aggregation of cultural heritage, imposed by the ruling class, ie, the layers of the corporate elite.Várias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP - Brasil. 14800-901UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Ciências da Educação. Araraquara – SP - Brasil. 14800-901Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Robinson Alves [UNESP]Reina, Fábio Tadeu [UNESP]Romanatto, Maria José [UNESP]Bedin, Regina Celia [UNESP]2015-07-15T18:27:29Z2015-07-15T18:27:29Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article729-5587application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 729-5587, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124691ISSN1982-5587-2013-08-03-729-5587.pdf7399060665376872Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124691Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:36.567164Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
Analysis of school education on the perspective of bourdieu
title Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
spellingShingle Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
Dias, Robinson Alves [UNESP]
School Education
Social equalization
Company
Cultural Heritage
Educação Escolar
Equalização social
Sociedade
Herança Cultural
title_short Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_full Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_fullStr Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_full_unstemmed Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
title_sort Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana
author Dias, Robinson Alves [UNESP]
author_facet Dias, Robinson Alves [UNESP]
Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
Romanatto, Maria José [UNESP]
Bedin, Regina Celia [UNESP]
author_role author
author2 Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
Romanatto, Maria José [UNESP]
Bedin, Regina Celia [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Robinson Alves [UNESP]
Reina, Fábio Tadeu [UNESP]
Romanatto, Maria José [UNESP]
Bedin, Regina Celia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv School Education
Social equalization
Company
Cultural Heritage
Educação Escolar
Equalização social
Sociedade
Herança Cultural
topic School Education
Social equalization
Company
Cultural Heritage
Educação Escolar
Equalização social
Sociedade
Herança Cultural
description There are several possibilities to understand the importance of school education, so this literature review article is to show through the sociological theory of Pierre Bourdieu that the school is not defined as a social concept of equalization, but a collaboration for the reproduction of structural society. And to be consistent with this action, the school tends to emphasize the hegemonic concepts, so that acts consciously or unconsciously on the aggregation of cultural heritage, imposed by the ruling class, ie, the layers of the corporate elite.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:27:29Z
2015-07-15T18:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 729-5587, 2013.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/124691
ISSN1982-5587-2013-08-03-729-5587.pdf
7399060665376872
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
http://hdl.handle.net/11449/124691
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 729-5587, 2013.
1982-5587
ISSN1982-5587-2013-08-03-729-5587.pdf
7399060665376872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 729-5587
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128525749714944