Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90890
Resumo: As relações entre linguagem e ensino de ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os procesos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de física?
id UNSP_3cc08e14d5bb9c1ba999bc1c091468ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90890
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do alunoFísica - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoAnálise do discursoAnalogias e metáforasPhysics teachingScience teachingAnalogies and metaphorsDiscourse analysisAs relações entre linguagem e ensino de ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os procesos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de física?The relation between language and science teaching has been a constant object of research in the last years, becoming a promising research line in Science Education. Among these researches, come up studies on the use of analogies and metaphors as mediator didatic resource between teaching and learning processes. In the specific case of the research in physics teaching, many of the researchers has showed interest in raising physical phenomena that can be compared through the use of these language figues. However, the analogies and/or metaphors production conditions by teachers or students are still little studied and that verification was important for the design of this research. Aiming to improve the studies in that way, we tried here to answer questions like: hos are analogies and metaphors used in physics classes?Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2005-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis234 f.application/pdfBOZELLI, Fernanda Cátia. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90890000473977bozelli_fc_me_bauru.pdf33004056079P0444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:31:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90890Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:23.387144Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
title Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
spellingShingle Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Análise do discurso
Analogias e metáforas
Physics teaching
Science teaching
Analogies and metaphors
Discourse analysis
title_short Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
title_full Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
title_fullStr Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
title_full_unstemmed Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
title_sort Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno
author Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_facet Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Análise do discurso
Analogias e metáforas
Physics teaching
Science teaching
Analogies and metaphors
Discourse analysis
topic Física - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Análise do discurso
Analogias e metáforas
Physics teaching
Science teaching
Analogies and metaphors
Discourse analysis
description As relações entre linguagem e ensino de ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os procesos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de física?
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-31
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOZELLI, Fernanda Cátia. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90890
000473977
bozelli_fc_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
identifier_str_mv BOZELLI, Fernanda Cátia. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
000473977
bozelli_fc_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
url http://hdl.handle.net/11449/90890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129454766030848