Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/116039 |
Resumo: | Muitos alunos participantes de programas de apoio à aprendizagem na escola apresentam significações negativas sobre si e o processo de aprendizagem, sobretudo em situações nas quais o erro está presente. Pesquisas sobre o tema são importantes, pois seus resultados podem ajudar na reflexão a respeito de novas intervenções educativas que venham desvendar o mito de que são sujeitos sem capacidade para aprender. Nessa perspectiva, as questões que nortearam nossa pesquisa foram: Existe relação entre os sentimentos dos alunos sobre o erro e as significações presentes na sala de apoio? De que modo as diferentes interações e atividades escolares participam das significações dos alunos? Situações de autorregulação podem favorecer a construção de novas significações sobre os erros? Embasada na teoria de Piaget, este estudo teve como objetivo geral investigar sentimentos e inferências presentes nas significações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam a sala de apoio de uma escola da cidade de Londrina-PR. Por meio dos objetivos específicos buscou-se: conhecer os sentimentos dos alunos da sala de apoio em diferentes situações e interações com o erro; propor para os alunos que frequentam a sala de apoio, valendo-se de jogos interativos de regras, situações promotoras da autorregulação de suas significações diante das situações de erro. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, aplicada por meio do método clínico crítico piagetiano. Como tese, esta investigação, pautada no método clínico, promoveu a construção de espaços interativos, a fim de que os alunos se sentissem afetivamente acolhidos e ressituados enquanto sujeitos da aprendizagem. O plano para coleta de dados foi distribuído em três etapas: E1- Realização de uma entrevista com 15 alunos da sala de apoio para escolha de quatro participantes. E2 - Aplicação de quatro estratégias... |
id |
UNSP_3cd0f21b0596382400d8758c26729b9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/116039 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagemAfetividadeSignificação (Psicologia)Relações humanasAffect (Psychology)Muitos alunos participantes de programas de apoio à aprendizagem na escola apresentam significações negativas sobre si e o processo de aprendizagem, sobretudo em situações nas quais o erro está presente. Pesquisas sobre o tema são importantes, pois seus resultados podem ajudar na reflexão a respeito de novas intervenções educativas que venham desvendar o mito de que são sujeitos sem capacidade para aprender. Nessa perspectiva, as questões que nortearam nossa pesquisa foram: Existe relação entre os sentimentos dos alunos sobre o erro e as significações presentes na sala de apoio? De que modo as diferentes interações e atividades escolares participam das significações dos alunos? Situações de autorregulação podem favorecer a construção de novas significações sobre os erros? Embasada na teoria de Piaget, este estudo teve como objetivo geral investigar sentimentos e inferências presentes nas significações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam a sala de apoio de uma escola da cidade de Londrina-PR. Por meio dos objetivos específicos buscou-se: conhecer os sentimentos dos alunos da sala de apoio em diferentes situações e interações com o erro; propor para os alunos que frequentam a sala de apoio, valendo-se de jogos interativos de regras, situações promotoras da autorregulação de suas significações diante das situações de erro. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, aplicada por meio do método clínico crítico piagetiano. Como tese, esta investigação, pautada no método clínico, promoveu a construção de espaços interativos, a fim de que os alunos se sentissem afetivamente acolhidos e ressituados enquanto sujeitos da aprendizagem. O plano para coleta de dados foi distribuído em três etapas: E1- Realização de uma entrevista com 15 alunos da sala de apoio para escolha de quatro participantes. E2 - Aplicação de quatro estratégias...Many participants of learning support rooms programs present negative representations of themselves and the learning process, especially when facing situations where errors are recognized. The development of researches on this field is important as their findings may provide valuable insights into educational interventions that would unravel the myth that those subjects are unable to learn. Under this perspective, the questions that guided our study were: Is there a relationship between students' feelings about the error and the representations present in the resource room? What is the role of the different interactions and school activities in generating student's representations? May self-regulatory contexts favor the production of new representations concerning errors? Taking Piaget's theory as its main support, this study aimed to investigate the feelings and inferences present in the representations of 6th grade elementary students who attend learning support rooms in Londrina (PR/ Brazil). More specifically, the study attempted to identify the feelings of the students in the learning support rooms in different errors situations and interactions, to promote self-regulating contexts in the face of errors situations through the use of interactive games with rules. This is a qualitative research applied through Piaget’s critical-clinical method. The investigation promoted the creation of interactive spaces where students could feel welcome and able to conceive themselves as subjects of the learning process. Data collection was divided into three stages: E1 interview of 15 students from learning supporting room in order to select four participants, E2 application of four self-regulating strategies to stimulate reflection about the representations E3, a semi-structured interview (a tool to trigger feelings and representations) carried out with the four previously chosen participants to identify...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bianchini, Luciane Guimarães Batistella [UNESP]2015-03-03T11:52:56Z2015-03-03T11:52:56Z2014-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis175 f. : il.application/pdfBIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem. 2014. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2014.http://hdl.handle.net/11449/116039000810414000810414.pdf33004048021P60000-0002-3977-827XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:46.030502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
title |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
spellingShingle |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem Bianchini, Luciane Guimarães Batistella [UNESP] Afetividade Significação (Psicologia) Relações humanas Affect (Psychology) |
title_short |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
title_full |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
title_fullStr |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
title_sort |
Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem |
author |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella [UNESP] |
author_facet |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Significação (Psicologia) Relações humanas Affect (Psychology) |
topic |
Afetividade Significação (Psicologia) Relações humanas Affect (Psychology) |
description |
Muitos alunos participantes de programas de apoio à aprendizagem na escola apresentam significações negativas sobre si e o processo de aprendizagem, sobretudo em situações nas quais o erro está presente. Pesquisas sobre o tema são importantes, pois seus resultados podem ajudar na reflexão a respeito de novas intervenções educativas que venham desvendar o mito de que são sujeitos sem capacidade para aprender. Nessa perspectiva, as questões que nortearam nossa pesquisa foram: Existe relação entre os sentimentos dos alunos sobre o erro e as significações presentes na sala de apoio? De que modo as diferentes interações e atividades escolares participam das significações dos alunos? Situações de autorregulação podem favorecer a construção de novas significações sobre os erros? Embasada na teoria de Piaget, este estudo teve como objetivo geral investigar sentimentos e inferências presentes nas significações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que frequentam a sala de apoio de uma escola da cidade de Londrina-PR. Por meio dos objetivos específicos buscou-se: conhecer os sentimentos dos alunos da sala de apoio em diferentes situações e interações com o erro; propor para os alunos que frequentam a sala de apoio, valendo-se de jogos interativos de regras, situações promotoras da autorregulação de suas significações diante das situações de erro. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, aplicada por meio do método clínico crítico piagetiano. Como tese, esta investigação, pautada no método clínico, promoveu a construção de espaços interativos, a fim de que os alunos se sentissem afetivamente acolhidos e ressituados enquanto sujeitos da aprendizagem. O plano para coleta de dados foi distribuído em três etapas: E1- Realização de uma entrevista com 15 alunos da sala de apoio para escolha de quatro participantes. E2 - Aplicação de quatro estratégias... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 2015-03-03T11:52:56Z 2015-03-03T11:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem. 2014. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2014. http://hdl.handle.net/11449/116039 000810414 000810414.pdf 33004048021P6 0000-0002-3977-827X |
identifier_str_mv |
BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Significações e sentimentos sobre o erro: alunos que frequentam a sala de apoio à aprendizagem. 2014. 175 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2014. 000810414 000810414.pdf 33004048021P6 0000-0002-3977-827X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/116039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
175 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128927147753472 |