Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149992
Resumo: Esta pesquisa identifica concepções dos professores que visitaram o Observatório Didático de Astronomia “ Lionel José Andriatto” da Unesp Bauru, com seus alunos. Analisa-se suas concepções acerca de sua visitação em espaços não formais de ensino sob à luz dos saberes docentes, buscando subsídios para uma possível estruturação de um futuro programa de formação continuada de docentes. A preocupação com o tema justifica-se pelo demérito que os espaços não formais têm sido utilizados, sem a devida exploração de todas as suas potencialidades para o ensino e a integração destes espaços com a sala de aula. Visto ser o Observatório em estudo um espaço não formal muito procurado por professores, levantou-nos o questionamento sobre como este estaria sendo utilizado para o ensino de Astronomia. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por um levantamento bibliográfico da área de Educação em Astronomia nos espaços não formais e da análise de entrevistas dos professores visitantes. As concepções destes professores sobre as visitas escolares foram interpretadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, cujos resultados apontam para a existência de uma concepção de visita escolar como uma atividade extraescolar limitada e restrita ao dia da visita, além de colocar em evidência algumas dificuldades para o ensino de conteúdos de Astronomia. Os resultados também revelam a inexistência da abordagem de fundamentação teórica e metodológica voltada para o uso destes espaços na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para uma visitação à base do senso comum. Baseando-nos nas concepções dos professores sobre as visitas escolares, nas dificuldades no ensino de Astronomia e resultados de pesquisas em Ensino de Ciências, as conclusões desse estudo fornecem subsídios para a estruturação de um programa de formação continuada, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.
id UNSP_3cdc1b255945992b402ca196e62f881e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149992
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de AstronomiaTeachers' conceptions on the use of non-formal spaces for Astronomy educationEspaço não formal de ensinoEducação em astronomiaConcepções de professoresAnálise de conteúdoNon-formal education spacesEducation in astronomyConceptions of teachersContent analysisEsta pesquisa identifica concepções dos professores que visitaram o Observatório Didático de Astronomia “ Lionel José Andriatto” da Unesp Bauru, com seus alunos. Analisa-se suas concepções acerca de sua visitação em espaços não formais de ensino sob à luz dos saberes docentes, buscando subsídios para uma possível estruturação de um futuro programa de formação continuada de docentes. A preocupação com o tema justifica-se pelo demérito que os espaços não formais têm sido utilizados, sem a devida exploração de todas as suas potencialidades para o ensino e a integração destes espaços com a sala de aula. Visto ser o Observatório em estudo um espaço não formal muito procurado por professores, levantou-nos o questionamento sobre como este estaria sendo utilizado para o ensino de Astronomia. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por um levantamento bibliográfico da área de Educação em Astronomia nos espaços não formais e da análise de entrevistas dos professores visitantes. As concepções destes professores sobre as visitas escolares foram interpretadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, cujos resultados apontam para a existência de uma concepção de visita escolar como uma atividade extraescolar limitada e restrita ao dia da visita, além de colocar em evidência algumas dificuldades para o ensino de conteúdos de Astronomia. Os resultados também revelam a inexistência da abordagem de fundamentação teórica e metodológica voltada para o uso destes espaços na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para uma visitação à base do senso comum. Baseando-nos nas concepções dos professores sobre as visitas escolares, nas dificuldades no ensino de Astronomia e resultados de pesquisas em Ensino de Ciências, as conclusões desse estudo fornecem subsídios para a estruturação de um programa de formação continuada, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.This research identifies the conceptions of the teachers who visited the Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", Unesp - Bauru, with their students. Their impression about their visitation in non-formal spaces of teaching are analyzed in the light of teaching knowledge, seeking subsidies for a possible structuring of a future program directed in the continuous training of teachers. The concern with the theme is justified by the demerit in which non-formal spaces have been used, without the proper exploitation of all its potentialities for teaching and poor integration of these spaces with the classroom. As the Observatory under study was a non-formal space much sought out by teachers, it raised questions about how it would be used for teaching astronomy. The qualitative study is guided by a bibliographical survey of the area of Astronomy Education in non-formal spaces and the analysis of interviews of visiting professors. The conceptions of these teachers about the school visits were interpreted following the principles of the Content Analysis, whose results point to a concept of a school visit as a limited extracurricular activity and restricted to the day of the visit, besides highlighting some difficulties in the teaching of astronomy. The results also reveal that these spaces are not used in the initial and continued formation of teachers nor is there an approach of implementing theoretical-methodological foundations aimed for this objective. These results contribute to a visitation based only on common sense. Based on teachers' conceptions of school visits, difficulties in teaching astronomy and results of researches in Science Teaching, the conclusions of this study provide support for the structuring of a continuing education program, aiming at a change of attitude in pedagogical practice of teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]2017-03-29T18:41:39Z2017-03-29T18:41:39Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14999200088314833004056079P074129529084669310000-0002-3291-5382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-26T06:29:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149992Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:30.459263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
Teachers' conceptions on the use of non-formal spaces for Astronomy education
title Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
spellingShingle Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
Espaço não formal de ensino
Educação em astronomia
Concepções de professores
Análise de conteúdo
Non-formal education spaces
Education in astronomy
Conceptions of teachers
Content analysis
title_short Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
title_full Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
title_fullStr Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
title_full_unstemmed Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
title_sort Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de Astronomia
author Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
author_facet Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Agatha Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço não formal de ensino
Educação em astronomia
Concepções de professores
Análise de conteúdo
Non-formal education spaces
Education in astronomy
Conceptions of teachers
Content analysis
topic Espaço não formal de ensino
Educação em astronomia
Concepções de professores
Análise de conteúdo
Non-formal education spaces
Education in astronomy
Conceptions of teachers
Content analysis
description Esta pesquisa identifica concepções dos professores que visitaram o Observatório Didático de Astronomia “ Lionel José Andriatto” da Unesp Bauru, com seus alunos. Analisa-se suas concepções acerca de sua visitação em espaços não formais de ensino sob à luz dos saberes docentes, buscando subsídios para uma possível estruturação de um futuro programa de formação continuada de docentes. A preocupação com o tema justifica-se pelo demérito que os espaços não formais têm sido utilizados, sem a devida exploração de todas as suas potencialidades para o ensino e a integração destes espaços com a sala de aula. Visto ser o Observatório em estudo um espaço não formal muito procurado por professores, levantou-nos o questionamento sobre como este estaria sendo utilizado para o ensino de Astronomia. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por um levantamento bibliográfico da área de Educação em Astronomia nos espaços não formais e da análise de entrevistas dos professores visitantes. As concepções destes professores sobre as visitas escolares foram interpretadas seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, cujos resultados apontam para a existência de uma concepção de visita escolar como uma atividade extraescolar limitada e restrita ao dia da visita, além de colocar em evidência algumas dificuldades para o ensino de conteúdos de Astronomia. Os resultados também revelam a inexistência da abordagem de fundamentação teórica e metodológica voltada para o uso destes espaços na formação inicial e continuada de professores, contribuindo para uma visitação à base do senso comum. Baseando-nos nas concepções dos professores sobre as visitas escolares, nas dificuldades no ensino de Astronomia e resultados de pesquisas em Ensino de Ciências, as conclusões desse estudo fornecem subsídios para a estruturação de um programa de formação continuada, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-29T18:41:39Z
2017-03-29T18:41:39Z
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149992
000883148
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/149992
identifier_str_mv 000883148
33004056079P0
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129572090150912