Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92301
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP. Tem como objetivo geral analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão” acerca de suas compreensões e posturas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos próprios sujeitos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a leitura dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, caracterizando este estudo como uma pesquisa documental. Envolveu ainda outros instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionário on-line e a realização de entrevista. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de...
id UNSP_3d31d64ecba66371f4e8590e9dfa6d97
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92301
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SPEducaçãoEducação - Formação de professoresInclusão em educaçãoEnsino a distânciaEducationO presente estudo insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP. Tem como objetivo geral analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão” acerca de suas compreensões e posturas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos próprios sujeitos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a leitura dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, caracterizando este estudo como uma pesquisa documental. Envolveu ainda outros instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionário on-line e a realização de entrevista. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de...The present study is part of the research line of Formative Processes and Practices in Education, from the Post Graduation in Education, College of Science and Technology, UNESP, Campus Presidente Prudente/SP. Its general aim is to analyze the manifestations of educators participating in the Training Course Assistive Technology, Projects and Accessibility: promoting inclusion concerning their understandings and attitudes about the educational inclusion of people with disabilities in the municipal schools of Presidente Prudente/SP. The research was based on the qualitative approach principles. The methodology adopted for data acquisition involved the reading of the documents produced by the subjects themselves in the virtual learning environment (VLE) TelEduc, since it is a course conducted through the modality of Distance Education (DE), as well as official documents reading of the Municipal Education of Presidente Prudente/SP, which regard about Inclusive Education policy in this Education Network, characterizing this as a documental research study. The study also involved other instruments of data collection, such as applying online questionnaire and conducting interviews. For data analysis the methodology of content... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2012-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis203 f. : il.application/pdfGAKIYA, Simone Maria Carlos. Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP. 2012. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92301000713059gakiya_smc_me_prud.pdf33004129044P618452362412930680000-0002-5623-6093Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92301Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:07.284311Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
title Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
spellingShingle Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
Educação
Educação - Formação de professores
Inclusão em educação
Ensino a distância
Education
title_short Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
title_full Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
title_fullStr Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
title_full_unstemmed Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
title_sort Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP
author Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
author_facet Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gakiya, Simone Maria Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Formação de professores
Inclusão em educação
Ensino a distância
Education
topic Educação
Educação - Formação de professores
Inclusão em educação
Ensino a distância
Education
description O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente/SP. Tem como objetivo geral analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão” acerca de suas compreensões e posturas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A pesquisa baseou-se nos princípios da abordagem qualitativa. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos próprios sujeitos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a leitura dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, caracterizando este estudo como uma pesquisa documental. Envolveu ainda outros instrumentos de coleta de dados, como a aplicação de questionário on-line e a realização de entrevista. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia de...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-28
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAKIYA, Simone Maria Carlos. Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP. 2012. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/92301
000713059
gakiya_smc_me_prud.pdf
33004129044P6
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
identifier_str_mv GAKIYA, Simone Maria Carlos. Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e práticas de educadores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente-SP. 2012. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
000713059
gakiya_smc_me_prud.pdf
33004129044P6
1845236241293068
0000-0002-5623-6093
url http://hdl.handle.net/11449/92301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129038359724032