Uma investigação junto a uma formação política de um docente de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154240 |
Resumo: | A formação de docente de matemática é o foco de diversas pesquisas na Educação Matemática. Há mapeamentos de possibilidades de formações nestas pesquisas, cada qual com uma proposta de investigação sobre o movimento que desencadeia o ato de ser docente de matemática. Esta investigação também aborda o tema formação docente, contudo, com um enfoque na formação política do(a) docente de matemática e em alguns momentos no questionamento das políticas de formação. Ao longo da formação, escolhas políticas são feitas a todo momento, seja, por exemplo, ao escolher as disciplinas e grade curricular na universidade; na prática docente, ao escolher os materiais didáticos; enquanto trabalhador, ao ser confrontado com medidas macropolíticas e, para não restringir, formar é um movimento constante de leituras, vivências, iniciativas de mudanças, militância.... Portanto, dissociar as ações políticas da formação docente aparenta ser perigoso e um tanto quanto nocivo para esta área, ainda mais em tempos de Escola sem partido. Sendo assim, torna-se interessante haver uma investigação da potência que a formação política traz a docentes de matemática e, consequentemente, à Educação Matemática. Nesse rastro, esta pesquisa se debruça em torno da pergunta: “Que pode a formação política para/(d) o professor de matemática?” Para abrir a visão de um horizonte de possibilidades dessa pergunta, buscamos trabalhar com algumas marcas presentes na formação do autor deste trabalho em sua formação como professor de matemática, em especial, aquelas produzidas pelo movimento estudantil, pelo movimento grevista e pela prática docente. A opção de mobilizar esses rastros de experiências se deu por meio de narrativas, que constituirão um bildungsroman, de modo a produzir um corpo e delinear discussões, via embaralhamento de códigos que possam investigar a potência da formação política do professor de matemática. |
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Uma investigação junto a uma formação política de um docente de matemáticaAn investigation together with a formation political of a mathematics teacherFormação de professoresRomanceNarrativaPolíticaGreveEscola sem partidoMatemática e sociedadeTeacher trainingTeacher educationNarrativePolicyStrikeMathematics and societyA formação de docente de matemática é o foco de diversas pesquisas na Educação Matemática. Há mapeamentos de possibilidades de formações nestas pesquisas, cada qual com uma proposta de investigação sobre o movimento que desencadeia o ato de ser docente de matemática. Esta investigação também aborda o tema formação docente, contudo, com um enfoque na formação política do(a) docente de matemática e em alguns momentos no questionamento das políticas de formação. Ao longo da formação, escolhas políticas são feitas a todo momento, seja, por exemplo, ao escolher as disciplinas e grade curricular na universidade; na prática docente, ao escolher os materiais didáticos; enquanto trabalhador, ao ser confrontado com medidas macropolíticas e, para não restringir, formar é um movimento constante de leituras, vivências, iniciativas de mudanças, militância.... Portanto, dissociar as ações políticas da formação docente aparenta ser perigoso e um tanto quanto nocivo para esta área, ainda mais em tempos de Escola sem partido. Sendo assim, torna-se interessante haver uma investigação da potência que a formação política traz a docentes de matemática e, consequentemente, à Educação Matemática. Nesse rastro, esta pesquisa se debruça em torno da pergunta: “Que pode a formação política para/(d) o professor de matemática?” Para abrir a visão de um horizonte de possibilidades dessa pergunta, buscamos trabalhar com algumas marcas presentes na formação do autor deste trabalho em sua formação como professor de matemática, em especial, aquelas produzidas pelo movimento estudantil, pelo movimento grevista e pela prática docente. A opção de mobilizar esses rastros de experiências se deu por meio de narrativas, que constituirão um bildungsroman, de modo a produzir um corpo e delinear discussões, via embaralhamento de códigos que possam investigar a potência da formação política do professor de matemática.The education of mathematics teacher is the focus of several researches in Mathematics Education. There are mappings of training possibilities in these res earches, each one of them with a research proposal on the movement that triggers the act of being a mathematics teacher. This research also addresses the subject teacher education , however, with a slight syntactic difference - political formation of the ma th teacher. Throughout the formation political choices are made at all times, for example, in the university when choosing the disci plines ; in teaching practice when choosing courseware ; as a worker when confronted by macropolitical measures and, in order not to restrict, to form is a constant movement of readings, experiences, initiatives of changes, militancy, etc. Therefore, dissociating political actions from teacher education seems to be dangerous and somewhat harmful to this area, especially in “Escol a Sem Partido” times . Thus, it becomes interesting to have an investigation of the power that the political formation allows to the teacher of mathematics and, consequently, to Mathematical Education. In this trail , this research looks at the question “Wha t can the political formation for/(of) the mathematics teacher?” In order to open the vision of a horizon of possibilities of this question, we seek to work with some marks present in the formation of t he author of this research in his education as a teach er of mathematics, especially those produced by the student movement, by the striking movement and by the teaching practice. The option of mobilizing these traces of experiences was through narratives, which will constitute a bildungsroman, in order to pro duce a bod y and delineate discussions, by means of code shuffling, which can investigate the power of the political formation of the mathematics teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miarka, Roger [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mesquita, Diego Marques [UNESP]2018-06-13T17:51:27Z2018-06-13T17:51:27Z2018-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15424000090505333004137031P727466330874999320000-0002-0633-8446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:13:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:53.440083Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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