Tradição como missão: história da preservação da memória e identidade das Folias de Reis em Ourinhos e Palmital (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239098 |
Resumo: | Esta tese procura compreender como as Folias de Reis foram preservadas em Ourinhos e Palmital, identificando os elementos – acontecimentos, instrumentos e ações – utilizados pelos sujeitos e grupos (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Família Faceiros e Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) na construção da sua memória e identidade. Para isso, inicialmente foram revisitados alguns debates acerca do recente processo de reconhecimento dos bens culturais de natureza imaterial, evidenciando os mecanismos institucionais (legislações, processos, projetos) que permitiram tal ação que impulsionou pesquisas acadêmicas sobre a temática a partir dos anos 2000, bem como o Processo de Instrução para Registro das Folias de Reis do Estado de São Paulo como patrimônio cultural do Brasil, iniciado em 2020. Procurou-se perceber como essa história refletiu no local de estudo, tangenciando legislações e políticas de preservação nos municípios. Ademais, a metodologia qualitativa da história oral foi escolhida para o levantamento de fontes diversas (entrevistas, faixas musicais transcritas, imagens, livretos, podcasts e vídeos) acerca das memórias das Folias de Reis em questão. Como resultado, a pesquisa não encontrou legislações e projetos municipais que visem o reconhecimento e salvaguarda de patrimônios culturais de natureza imaterial, mas apontou problemáticas na condução de políticas de preservação daqueles de natureza material, bem como evidenciou que a forma local de reconhecimento das Folias de Reis é feita somente em calendários oficiais que as identificam como tradições folclóricas e turísticas. Em meio a conexões sociais diversas, porém, esses reconhecimentos foram apropriados pelos sujeitos e grupos, contribuindo à defesa da memória e identidade das Folias de Reis enquanto tradições importantes aos municípios, bem como na elaboração de ações que deram autonomia aos grupos no que diz respeito aos direcionamentos da preservação da celebração, como no caso da criação de Associações e do estabelecimento de lugar próprio ao festejo. Tais constatações demonstram como algumas Folias de Reis estão sendo mantidas no interior do Brasil, apontando para a importância dos estudos acadêmicos locais e com metodologias qualitativas, na reflexão sobre as ações e demandas coletivas e culturais, tendo em vista o processo de constituição de futuras políticas públicas municipais na área do patrimônio cultural, sobretudo, em municípios historicamente recentes. |
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Tradição como missão: história da preservação da memória e identidade das Folias de Reis em Ourinhos e Palmital (SP)Tradition as a mission: history of preserving the memory and identity of the Folias de Reis in Ourinhos and Palmital (SP)HistóriaFestas religiosas – Ourinhos e Palmital (SP)História OralHistoryReligious celebrations – Ourinhos and Palmital (SP)Oral History.Esta tese procura compreender como as Folias de Reis foram preservadas em Ourinhos e Palmital, identificando os elementos – acontecimentos, instrumentos e ações – utilizados pelos sujeitos e grupos (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Família Faceiros e Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) na construção da sua memória e identidade. Para isso, inicialmente foram revisitados alguns debates acerca do recente processo de reconhecimento dos bens culturais de natureza imaterial, evidenciando os mecanismos institucionais (legislações, processos, projetos) que permitiram tal ação que impulsionou pesquisas acadêmicas sobre a temática a partir dos anos 2000, bem como o Processo de Instrução para Registro das Folias de Reis do Estado de São Paulo como patrimônio cultural do Brasil, iniciado em 2020. Procurou-se perceber como essa história refletiu no local de estudo, tangenciando legislações e políticas de preservação nos municípios. Ademais, a metodologia qualitativa da história oral foi escolhida para o levantamento de fontes diversas (entrevistas, faixas musicais transcritas, imagens, livretos, podcasts e vídeos) acerca das memórias das Folias de Reis em questão. Como resultado, a pesquisa não encontrou legislações e projetos municipais que visem o reconhecimento e salvaguarda de patrimônios culturais de natureza imaterial, mas apontou problemáticas na condução de políticas de preservação daqueles de natureza material, bem como evidenciou que a forma local de reconhecimento das Folias de Reis é feita somente em calendários oficiais que as identificam como tradições folclóricas e turísticas. Em meio a conexões sociais diversas, porém, esses reconhecimentos foram apropriados pelos sujeitos e grupos, contribuindo à defesa da memória e identidade das Folias de Reis enquanto tradições importantes aos municípios, bem como na elaboração de ações que deram autonomia aos grupos no que diz respeito aos direcionamentos da preservação da celebração, como no caso da criação de Associações e do estabelecimento de lugar próprio ao festejo. Tais constatações demonstram como algumas Folias de Reis estão sendo mantidas no interior do Brasil, apontando para a importância dos estudos acadêmicos locais e com metodologias qualitativas, na reflexão sobre as ações e demandas coletivas e culturais, tendo em vista o processo de constituição de futuras políticas públicas municipais na área do patrimônio cultural, sobretudo, em municípios historicamente recentes.This thesis seeks to understand how the Folias de Reis were preserved in Ourinhos and Palmital, identifying the elements – events, instruments, and actions – used by subjects and groups (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Family Faceiros and Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) in the construction of its memory and identity. For this, initially, some debates about the recent process of recognition of cultural assets of an intangible nature were revisited, highlighting the institutional mechanisms (laws, processes, projects) that allowed such action that boosted academic research on the subject from the 2000s onwards, as well as the Instruction Process for the Registration of the Folias de Reis of the State of São Paulo as cultural heritage in Brazil, started in 2020. We tried to understand how this history was reflected in the study site, touching on legislation and preservation policies in the municipalities. Furthermore, the qualitative methodology of oral history was chosen to survey different sources (interviews, transcribed music tracks, images, booklets, podcasts, and videos) about the memories of these Folias de Reis. As a result, the research did not find legislation and municipal bill projects aimed at recognizing and safeguarding the cultural heritage of intangible nature. Thus, it pointed to problems in conducting policies for the preservation of those of a material nature, as well as showing that the local form of recognition of the Folias de Reis is done only in official calendars that identify them as folk and tourist traditions. In diverse social connections, however, these recognitions were appropriated by the subjects and groups, contributing to the defense of the memory and identity of the Folias de Reis as important traditions for the municipalities, as well as in the elaboration of actions that gave autonomy to the groups about the directions for preserving the celebration, such as the creation of Associations and the establishment of a proper place for the celebration. Such findings demonstrate how some Folias de Reis is being maintained in the interior of Brazil, pointing to the importance of local academic studies with qualitative methodologies, in the reflection on collective and cultural actions and demands, given the process of constitution of future municipal public policies in the area of cultural heritage, especially in historically recent municipalities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.514199/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Fabiana Lopes da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Goulart, Rafaela Sales2023-01-30T11:53:25Z2023-01-30T11:53:25Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23909833004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:21:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:15:00.009343Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta tese procura compreender como as Folias de Reis foram preservadas em Ourinhos e Palmital, identificando os elementos – acontecimentos, instrumentos e ações – utilizados pelos sujeitos e grupos (Bandeiras de Santos Reis de Ribeirão Grande; Companhia de Reis Água das Anhumas; Companhia de Reis Família Faceiros e Faceiros Jr.; Companhia de Reis Três Ilhas) na construção da sua memória e identidade. Para isso, inicialmente foram revisitados alguns debates acerca do recente processo de reconhecimento dos bens culturais de natureza imaterial, evidenciando os mecanismos institucionais (legislações, processos, projetos) que permitiram tal ação que impulsionou pesquisas acadêmicas sobre a temática a partir dos anos 2000, bem como o Processo de Instrução para Registro das Folias de Reis do Estado de São Paulo como patrimônio cultural do Brasil, iniciado em 2020. Procurou-se perceber como essa história refletiu no local de estudo, tangenciando legislações e políticas de preservação nos municípios. Ademais, a metodologia qualitativa da história oral foi escolhida para o levantamento de fontes diversas (entrevistas, faixas musicais transcritas, imagens, livretos, podcasts e vídeos) acerca das memórias das Folias de Reis em questão. Como resultado, a pesquisa não encontrou legislações e projetos municipais que visem o reconhecimento e salvaguarda de patrimônios culturais de natureza imaterial, mas apontou problemáticas na condução de políticas de preservação daqueles de natureza material, bem como evidenciou que a forma local de reconhecimento das Folias de Reis é feita somente em calendários oficiais que as identificam como tradições folclóricas e turísticas. Em meio a conexões sociais diversas, porém, esses reconhecimentos foram apropriados pelos sujeitos e grupos, contribuindo à defesa da memória e identidade das Folias de Reis enquanto tradições importantes aos municípios, bem como na elaboração de ações que deram autonomia aos grupos no que diz respeito aos direcionamentos da preservação da celebração, como no caso da criação de Associações e do estabelecimento de lugar próprio ao festejo. Tais constatações demonstram como algumas Folias de Reis estão sendo mantidas no interior do Brasil, apontando para a importância dos estudos acadêmicos locais e com metodologias qualitativas, na reflexão sobre as ações e demandas coletivas e culturais, tendo em vista o processo de constituição de futuras políticas públicas municipais na área do patrimônio cultural, sobretudo, em municípios historicamente recentes. |
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