A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102244
Resumo: A voz do professor, como um recurso didático, vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores, principalmente na área da Fonoaudiologia. Os trabalhos encontrados na literatura apresentaram enfoques inicialmente orgânicos, buscando a patologia da voz dos professores; passaram por uma visão preventiva com a preocupação de oferecer aos professores ações de promoção de saúde vocal; mais recentemente, pôde-se encontrar trabalhos voltados para o papel da voz como mediador da interação entre professores e alunos, e para a expressividade da voz nesse processo. Na área da Educação, o uso da voz pelo professor é destacado nas entrelinhas, com afirmações de que a voz do professor não pode ser monótona, deve ter boa intensidade e melodia. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de dois estudos: o estudo 1 teve como objetivo verificar o reconhecimento que professores e alunos tinham do uso da voz como um recurso didático pelo professor e o estudo 2, verificar a agradabilidade e a qualidade didática da voz utilizada como um recurso didático, pelo suposto professor e, a possível relação entre eles. O estudo um teve como participantes 48 professores e 114 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Marília-SP. Para a coleta de dados foram utilizados três procedimentos diferentes: questionário, checklist de recursos didáticos e entrevistas com os professores. A análise dos dados permitiu constatar que professores e alunos reconheciam a voz como um recurso didático. Entretanto, na comparação dos dados, a voz foi significativamente mais lembrada pelos professores. Além dos cuidados com a saúde vocal, os professores apontaram diversas formas de utilização da voz como recurso didático. A aplicação de mais de um material para buscar o mesmo objeto de pesquisa foi de grande importância e proporcionou maior confiabilidade aos dados... .
id UNSP_3f0abd14213f0439541635d4c8e8750f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102244
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidadesVoz - EducaçãoComunicação oralProfessores - Métodos de ensinoAudiometria da falaFala - InteligibilidadeFonética e voz - EducaçãoVoiceTeacherDidactic resourceA voz do professor, como um recurso didático, vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores, principalmente na área da Fonoaudiologia. Os trabalhos encontrados na literatura apresentaram enfoques inicialmente orgânicos, buscando a patologia da voz dos professores; passaram por uma visão preventiva com a preocupação de oferecer aos professores ações de promoção de saúde vocal; mais recentemente, pôde-se encontrar trabalhos voltados para o papel da voz como mediador da interação entre professores e alunos, e para a expressividade da voz nesse processo. Na área da Educação, o uso da voz pelo professor é destacado nas entrelinhas, com afirmações de que a voz do professor não pode ser monótona, deve ter boa intensidade e melodia. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de dois estudos: o estudo 1 teve como objetivo verificar o reconhecimento que professores e alunos tinham do uso da voz como um recurso didático pelo professor e o estudo 2, verificar a agradabilidade e a qualidade didática da voz utilizada como um recurso didático, pelo suposto professor e, a possível relação entre eles. O estudo um teve como participantes 48 professores e 114 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Marília-SP. Para a coleta de dados foram utilizados três procedimentos diferentes: questionário, checklist de recursos didáticos e entrevistas com os professores. A análise dos dados permitiu constatar que professores e alunos reconheciam a voz como um recurso didático. Entretanto, na comparação dos dados, a voz foi significativamente mais lembrada pelos professores. Além dos cuidados com a saúde vocal, os professores apontaram diversas formas de utilização da voz como recurso didático. A aplicação de mais de um material para buscar o mesmo objeto de pesquisa foi de grande importância e proporcionou maior confiabilidade aos dados... .The teacher's voice, as a didactic resource, has been object of study by several researchers, mainly in the field of Speech Pathology. The researches found in literature have presented initially organic focuses, looking for the pathology of the teachers' voice; they have gone through a preventive vision, with the concern of offering to the teachers actions that promote vocal health; recently, we could find studies turned to the role of the voice as mediator of the interaction between teachers and students, and for the expressiveness of the voice in this process. In the field of Education, the use of the voice by the teacher is described with statements that the teacher's voice cannot be monotonous, it must have good intensity and melody. The present work has been developed by two studies: study 1 had as objective to verify the acknowledgment that the teachers and students had of the use of the voice as a didactic resource by the teacher and study 2, to verify the agreeability and the didactic quality of the voice utilized as a didactic resource by the would-be teacher and the possible relationship between them. Study 1 has had as participants 48 teachers and 114 students of the Secondary Education of public and private schools of the city of Marília-SP. Three different procedures were used to collect the data: questionnaire, checklist of didactic resources and interviews with the teachers. The analysis of the data has allowed observing that teachers and students acknowledged the voice as a didactic resource. However, in the comparison of the data, the voice has been significantly remembered among the teachers. Besides the care with vocal health, the teachers have pointed several ways of using the voice as didactic resource. The application of more than one material to look for the same object of research has been of great importance and has provided greater reliability to... (Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omote, Sadao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2005-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis151 f. : il., tab. estat. + anexoapplication/pdfFABRON, Eliana Maria Gradim. A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades. 2005. 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/102244000294411fabron_emg_dr_mar.pdf33004110040P57647316253011798Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102244Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
title A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
spellingShingle A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
Voz - Educação
Comunicação oral
Professores - Métodos de ensino
Audiometria da fala
Fala - Inteligibilidade
Fonética e voz - Educação
Voice
Teacher
Didactic resource
title_short A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
title_full A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
title_fullStr A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
title_full_unstemmed A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
title_sort A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades
author Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
author_facet Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Omote, Sadao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Voz - Educação
Comunicação oral
Professores - Métodos de ensino
Audiometria da fala
Fala - Inteligibilidade
Fonética e voz - Educação
Voice
Teacher
Didactic resource
topic Voz - Educação
Comunicação oral
Professores - Métodos de ensino
Audiometria da fala
Fala - Inteligibilidade
Fonética e voz - Educação
Voice
Teacher
Didactic resource
description A voz do professor, como um recurso didático, vem sendo objeto de estudo por diversos pesquisadores, principalmente na área da Fonoaudiologia. Os trabalhos encontrados na literatura apresentaram enfoques inicialmente orgânicos, buscando a patologia da voz dos professores; passaram por uma visão preventiva com a preocupação de oferecer aos professores ações de promoção de saúde vocal; mais recentemente, pôde-se encontrar trabalhos voltados para o papel da voz como mediador da interação entre professores e alunos, e para a expressividade da voz nesse processo. Na área da Educação, o uso da voz pelo professor é destacado nas entrelinhas, com afirmações de que a voz do professor não pode ser monótona, deve ter boa intensidade e melodia. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de dois estudos: o estudo 1 teve como objetivo verificar o reconhecimento que professores e alunos tinham do uso da voz como um recurso didático pelo professor e o estudo 2, verificar a agradabilidade e a qualidade didática da voz utilizada como um recurso didático, pelo suposto professor e, a possível relação entre eles. O estudo um teve como participantes 48 professores e 114 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Marília-SP. Para a coleta de dados foram utilizados três procedimentos diferentes: questionário, checklist de recursos didáticos e entrevistas com os professores. A análise dos dados permitiu constatar que professores e alunos reconheciam a voz como um recurso didático. Entretanto, na comparação dos dados, a voz foi significativamente mais lembrada pelos professores. Além dos cuidados com a saúde vocal, os professores apontaram diversas formas de utilização da voz como recurso didático. A aplicação de mais de um material para buscar o mesmo objeto de pesquisa foi de grande importância e proporcionou maior confiabilidade aos dados... .
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-25
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FABRON, Eliana Maria Gradim. A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades. 2005. 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/102244
000294411
fabron_emg_dr_mar.pdf
33004110040P5
7647316253011798
identifier_str_mv FABRON, Eliana Maria Gradim. A voz como recurso didático: reconhecimento e julgamento de suas qualidades. 2005. 151 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000294411
fabron_emg_dr_mar.pdf
33004110040P5
7647316253011798
url http://hdl.handle.net/11449/102244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f. : il., tab. estat. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128158193418240