Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tania Maria Garrido de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192651
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um objeto virtual de aprendizagem em formato de um sinalário ilustrado interativo para o ensino da Libras para os alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, com apresentação do léxico do espaço físico e dos objetos que compõem o cenário das dependências do ambiente escolar. Tem por objetivos específicos: 1) mapear e nomear os ambientes escolares dos anos iniciais do ensino fundamental de um município de pequeno porte do interior paulista; 2) levantar a demanda de alunos surdos matriculados nas escolas municipais; 3) mapear e analisar a percepção dos alunos surdos sobre a concepção e nomeação dos ambientes escolares em Libras e; 4) desenvolver o sinalário virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, organizada em dois estudos, sendo que o Estudo 1 se refere ao mapeamento do espaço escolar e levantamento da compreensão dos alunos surdos e o Estudo 2 se refere ao planejamento e elaboração do objeto de aprendizagem, tendo por foco alunos surdos que ingressaram na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes para a coleta de dados foram 4 alunos surdos que ingressaram na rede municipal de ensino fundamental, que não dominam ou têm pouco conhecimento da comunicação em língua de sinais. A pesquisa foi desenvolvida no ambiente de 3 escolas de um município de pequeno porte do interior paulista. Como instrumento para registro da coleta de dados, foi elaborado um protocolo de visitas às escolas, onde foram observados e registrados todos os ambientes e os objetos que o compõem. Para os alunos surdos foi elaborada uma entrevista semiestruturada com protocolo de registro do conhecimento prévio de todo o contexto educacional. Os resultados do Estudo 1 apontaram que os alunos não conheciam os sinais em Libras, mas faziam uso de alguns classificadores para identificar alguns objetos apontados. O resultado do Estudo 2 foi o desenvolvimento do Sinalário Ilustrado Interativo com base no protocolo de registro dos ambientes escolares.
id UNSP_3f19e5fa9ebf735de47096f878ddeb3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado InterativoTeaching Libras to deaf and hearing children: planning and developing a virtual sign objectLibrasSinalárioEducação inclusivaSignalInclusive educationA presente pesquisa tem por objetivo elaborar um objeto virtual de aprendizagem em formato de um sinalário ilustrado interativo para o ensino da Libras para os alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, com apresentação do léxico do espaço físico e dos objetos que compõem o cenário das dependências do ambiente escolar. Tem por objetivos específicos: 1) mapear e nomear os ambientes escolares dos anos iniciais do ensino fundamental de um município de pequeno porte do interior paulista; 2) levantar a demanda de alunos surdos matriculados nas escolas municipais; 3) mapear e analisar a percepção dos alunos surdos sobre a concepção e nomeação dos ambientes escolares em Libras e; 4) desenvolver o sinalário virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, organizada em dois estudos, sendo que o Estudo 1 se refere ao mapeamento do espaço escolar e levantamento da compreensão dos alunos surdos e o Estudo 2 se refere ao planejamento e elaboração do objeto de aprendizagem, tendo por foco alunos surdos que ingressaram na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes para a coleta de dados foram 4 alunos surdos que ingressaram na rede municipal de ensino fundamental, que não dominam ou têm pouco conhecimento da comunicação em língua de sinais. A pesquisa foi desenvolvida no ambiente de 3 escolas de um município de pequeno porte do interior paulista. Como instrumento para registro da coleta de dados, foi elaborado um protocolo de visitas às escolas, onde foram observados e registrados todos os ambientes e os objetos que o compõem. Para os alunos surdos foi elaborada uma entrevista semiestruturada com protocolo de registro do conhecimento prévio de todo o contexto educacional. Os resultados do Estudo 1 apontaram que os alunos não conheciam os sinais em Libras, mas faziam uso de alguns classificadores para identificar alguns objetos apontados. O resultado do Estudo 2 foi o desenvolvimento do Sinalário Ilustrado Interativo com base no protocolo de registro dos ambientes escolares.This research aims to develop a virtual learning object in the form of an interactive illustrated sign for teaching Libras for deaf and hearing students in the early years of elementary school, with the presentation of the lexicon of the physical space and the objects it comprises the scenario of dependencies, the school environment. Its specific objectives are: 1) to map and name the school environments of the early years of elementary school in a small municipality in the interior of São Paulo; 2) raise the demand for deaf students enrolled in municipal schools; 3) map and analyze the perception of deaf students about the design and naming of school environments in Libras and; 4) develop the virtual learning signal. It is a qualitative research, organized in two studies, with Study 1 referring to the mapping of the school space and survey of the understanding of deaf students and Study 2 refers to the planning and elaboration of the learning object, having focus on deaf students who started early childhood and elementary education. Participants for data collection were 4 deaf students who entered the municipal elementary school system, who do not master or have little knowledge of sign language communication. The research was carried out in the environment of 3 schools in a small municipality in the interior of São Paulo. As a tool for recording data collection, a protocol for visits to schools was elaborated, where all environments and objects that compose it were observed and recorded. For deaf students, a semi-structured interview was developed with a protocol for recording prior knowledge of the entire educational context. The results of Study 1 showed that students did not know the signs in Libras but used some classifiers to identify some pointed objects. The result of Study 2 was the development of the Interactive Illustrated Signal based on the prototype protocol for registering school environmentsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tania Maria Garrido de2020-05-27T15:39:34Z2020-05-27T15:39:34Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19265100093151633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:13:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:29.137524Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
Teaching Libras to deaf and hearing children: planning and developing a virtual sign object
title Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
spellingShingle Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
Souza, Tania Maria Garrido de
Libras
Sinalário
Educação inclusiva
Signal
Inclusive education
title_short Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
title_full Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
title_fullStr Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
title_full_unstemmed Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
title_sort Esino de libras para crianças surdas e ouvintes: planejamento e desenvolvimento de um Sinalário Ilustrado Interativo
author Souza, Tania Maria Garrido de
author_facet Souza, Tania Maria Garrido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tania Maria Garrido de
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Sinalário
Educação inclusiva
Signal
Inclusive education
topic Libras
Sinalário
Educação inclusiva
Signal
Inclusive education
description A presente pesquisa tem por objetivo elaborar um objeto virtual de aprendizagem em formato de um sinalário ilustrado interativo para o ensino da Libras para os alunos surdos e ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, com apresentação do léxico do espaço físico e dos objetos que compõem o cenário das dependências do ambiente escolar. Tem por objetivos específicos: 1) mapear e nomear os ambientes escolares dos anos iniciais do ensino fundamental de um município de pequeno porte do interior paulista; 2) levantar a demanda de alunos surdos matriculados nas escolas municipais; 3) mapear e analisar a percepção dos alunos surdos sobre a concepção e nomeação dos ambientes escolares em Libras e; 4) desenvolver o sinalário virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, organizada em dois estudos, sendo que o Estudo 1 se refere ao mapeamento do espaço escolar e levantamento da compreensão dos alunos surdos e o Estudo 2 se refere ao planejamento e elaboração do objeto de aprendizagem, tendo por foco alunos surdos que ingressaram na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes para a coleta de dados foram 4 alunos surdos que ingressaram na rede municipal de ensino fundamental, que não dominam ou têm pouco conhecimento da comunicação em língua de sinais. A pesquisa foi desenvolvida no ambiente de 3 escolas de um município de pequeno porte do interior paulista. Como instrumento para registro da coleta de dados, foi elaborado um protocolo de visitas às escolas, onde foram observados e registrados todos os ambientes e os objetos que o compõem. Para os alunos surdos foi elaborada uma entrevista semiestruturada com protocolo de registro do conhecimento prévio de todo o contexto educacional. Os resultados do Estudo 1 apontaram que os alunos não conheciam os sinais em Libras, mas faziam uso de alguns classificadores para identificar alguns objetos apontados. O resultado do Estudo 2 foi o desenvolvimento do Sinalário Ilustrado Interativo com base no protocolo de registro dos ambientes escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27T15:39:34Z
2020-05-27T15:39:34Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192651
000931516
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/192651
identifier_str_mv 000931516
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128962604302336