O uso de espaços não formais para o ensino da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antônia Amanda Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Severino, Giovana Letícia, Sanchez, Julia Berta Rossi Streit, Barbosa, Mayara Regina Telles Correa
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244633
Resumo: A educação no Brasil se desenvolveu priorizando os ambientes formais de ensino, com enfoque pedagógico da vertente tradicional primando por uma educação “bancária” pautada exclusivamente em aulas expositivas. A Educação Ambiental (EA) nas escolas vem se tornando cada vez mais importante, em virtude do grau da degradação da natureza acelerada nos últimos tempos. Desta forma, abordar esse tema em sala de aula é muito importante como forma de contribuir para a formação da consciência, da preservação e da cidadania, com estudantes mais críticos e com possibilidades de atuarem na regeneração socioambiental regional e nacional. A partir desta situação este trabalho investiga junto aos professores de Ciências e de Biologia alguns aspectos do desenvolvimento da Educação Ambiental, em especial, sobre as possibilidades de utilizar os espaços naturais existentes na região e como indicam propostas para incentivar e promover o uso de espaços naturais para a Educação Ambiental. Os resultados apontam que os docentes encontram dificuldades para trabalhar em espaços educativos não formais existentes na região, tanto por parte das escolas em que atuam, quanto pela falta de suporte advindo da Secretaria da Educação em especial para trabalhar com estudantes que requerem maior atenção. Também aponta a necessidade de mais espaços para promoção da Educação Ambiental na região.
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