Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude78.htm http://hdl.handle.net/11449/148400 |
Resumo: | Introdução: Em Assis-SP, a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria de Assistência Social instituiu uma Rede de Atenção às Crianças e Adolescentes, que inclui o Projeto ABC (aprender, brincar, crescer) destinado à crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que oferece atividades diversas em horário complementar à escola. Atenta ao fato da Universidade ser um lugar de construção e transmissão de saberes, criou-se no Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras, no ano de 1999, um projeto intitulado: Grupo de expressividade: um modo de atuação junto a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que vinculou-se ao Projeto ABC. Objetivos: 1- oferecer aos alunos a oportunidade de estarem em contato com a realidade social, promovendo ações junto à comunidade local, de modo a compreender suas peculiaridades e subjetividades e, 2- Oferecer a essas crianças/adolescentes, por meio do dispositivo grupal, um espaço para a expressão, a vivência e a significação de conflitos psíquicos, visando o fortalecimento dos laços familiares e sociais, aumentando seu poder contratual frente a uma sociedade que os aprisionam em um lugar de exclusão. Método: O trabalho é realizado em 09 grupos de aproximadamente 10 crianças cada, em forma de oficinas, aqui compreendida como um lugar de transformação, com a coordenação de dois alunos, designadas como: oficinas de pintura: a vida tem a cor que a gente pinta, de arte com reciclagem, sons da reciclagem, artesanato, artes plásticas, narrativas e contos, boneco de pano, de fantoches e temáticas. Resultados: Beneficiando aproximadamente 90 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 07 a 15 anos de idade, assim como18 alunos, este trabalho vem apresentando resultados em duas vertentes: A partir do contato com a instituição e com essas crianças em especial, os alunos estão construindo formas alternativas de atenção às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial e auxiliando na consolidação de uma articulação entre o conhecimento produzido na Universidade e a população. Por outro lado, as crianças e adolescentes, a partir da realização das atividades nas diversas oficinas, estão reconstruindo suas histórias, aumentando seu poder contratual diante da família e sociedade, num resgate pleno de cidadania. |
id |
UNSP_3f3fcff8c983e4ee0e03087dd58a087f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e socialIntrodução: Em Assis-SP, a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria de Assistência Social instituiu uma Rede de Atenção às Crianças e Adolescentes, que inclui o Projeto ABC (aprender, brincar, crescer) destinado à crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que oferece atividades diversas em horário complementar à escola. Atenta ao fato da Universidade ser um lugar de construção e transmissão de saberes, criou-se no Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras, no ano de 1999, um projeto intitulado: Grupo de expressividade: um modo de atuação junto a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que vinculou-se ao Projeto ABC. Objetivos: 1- oferecer aos alunos a oportunidade de estarem em contato com a realidade social, promovendo ações junto à comunidade local, de modo a compreender suas peculiaridades e subjetividades e, 2- Oferecer a essas crianças/adolescentes, por meio do dispositivo grupal, um espaço para a expressão, a vivência e a significação de conflitos psíquicos, visando o fortalecimento dos laços familiares e sociais, aumentando seu poder contratual frente a uma sociedade que os aprisionam em um lugar de exclusão. Método: O trabalho é realizado em 09 grupos de aproximadamente 10 crianças cada, em forma de oficinas, aqui compreendida como um lugar de transformação, com a coordenação de dois alunos, designadas como: oficinas de pintura: a vida tem a cor que a gente pinta, de arte com reciclagem, sons da reciclagem, artesanato, artes plásticas, narrativas e contos, boneco de pano, de fantoches e temáticas. Resultados: Beneficiando aproximadamente 90 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 07 a 15 anos de idade, assim como18 alunos, este trabalho vem apresentando resultados em duas vertentes: A partir do contato com a instituição e com essas crianças em especial, os alunos estão construindo formas alternativas de atenção às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial e auxiliando na consolidação de uma articulação entre o conhecimento produzido na Universidade e a população. Por outro lado, as crianças e adolescentes, a partir da realização das atividades nas diversas oficinas, estão reconstruindo suas histórias, aumentando seu poder contratual diante da família e sociedade, num resgate pleno de cidadania.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Psicologia Clínica, AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:09:54Z2017-01-18T18:09:54Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude78.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148400PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:00:37.698395Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
title |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
spellingShingle |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
title_short |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
title_full |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
title_fullStr |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
title_full_unstemmed |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
title_sort |
Um trabalho possível com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social |
author |
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author_facet |
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
description |
Introdução: Em Assis-SP, a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria de Assistência Social instituiu uma Rede de Atenção às Crianças e Adolescentes, que inclui o Projeto ABC (aprender, brincar, crescer) destinado à crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que oferece atividades diversas em horário complementar à escola. Atenta ao fato da Universidade ser um lugar de construção e transmissão de saberes, criou-se no Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras, no ano de 1999, um projeto intitulado: Grupo de expressividade: um modo de atuação junto a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, que vinculou-se ao Projeto ABC. Objetivos: 1- oferecer aos alunos a oportunidade de estarem em contato com a realidade social, promovendo ações junto à comunidade local, de modo a compreender suas peculiaridades e subjetividades e, 2- Oferecer a essas crianças/adolescentes, por meio do dispositivo grupal, um espaço para a expressão, a vivência e a significação de conflitos psíquicos, visando o fortalecimento dos laços familiares e sociais, aumentando seu poder contratual frente a uma sociedade que os aprisionam em um lugar de exclusão. Método: O trabalho é realizado em 09 grupos de aproximadamente 10 crianças cada, em forma de oficinas, aqui compreendida como um lugar de transformação, com a coordenação de dois alunos, designadas como: oficinas de pintura: a vida tem a cor que a gente pinta, de arte com reciclagem, sons da reciclagem, artesanato, artes plásticas, narrativas e contos, boneco de pano, de fantoches e temáticas. Resultados: Beneficiando aproximadamente 90 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 07 a 15 anos de idade, assim como18 alunos, este trabalho vem apresentando resultados em duas vertentes: A partir do contato com a instituição e com essas crianças em especial, os alunos estão construindo formas alternativas de atenção às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial e auxiliando na consolidação de uma articulação entre o conhecimento produzido na Universidade e a população. Por outro lado, as crianças e adolescentes, a partir da realização das atividades nas diversas oficinas, estão reconstruindo suas histórias, aumentando seu poder contratual diante da família e sociedade, num resgate pleno de cidadania. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:54Z 2017-01-18T18:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude78.htm http://hdl.handle.net/11449/148400 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude78.htm http://hdl.handle.net/11449/148400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129273596215296 |