Psicanálise e cidadania: correndo riscos e tecendo laços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogone, Heloisa Maria Heradão
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-16102006-105116/
Resumo: Este trabalho apresenta um relato e uma reflexão sobre uma clínica psicanalítica realizada fora do setting analítico tradicional, em uma instituição pública da Assistência Social. Esta prática clínica vem sendo desenvolvida em um projeto municipal de apoio sócio educativo aberto, destinado a atender crianças e adolescentes consideradas, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em situação de risco pessoal e social por estarem expostas a situações de riscos com conseqüências prejudiciais ao seu pleno desenvolvimento em múltiplas dimensões. Nesta instituição são realizados grupos-oficina com as crianças possibilitando um espaço de escuta analítica para a expressão do modo como estas incluem o significante situação de risco, em suas existências particulares. Parte-se da hipótese de que este significante, por ser um imperativo social, produz um efeito de “aprisionamento" em uma única forma de subjetivação, impedindo-as de uma singularização da subjetividade. O objetivo do presente trabalho é, a partir desta prática, delinear uma clínica psicanalítica ampliada no referencial lacaniano da teoria dos quatros discursos. Os grupos-oficina, compreendidos como uma estrutura discursiva, visam possibilitar a construção de laços sociais coletivos através do dispositivo do Discurso do Analista. Nesta clínica o coordenador do grupo deve operar procurando situar-se no lugar do agente do Discurso do Analista a fim de provocar a produção de novos sentidos para o significante situação de risco a que estas crianças estão submetidas e possibilitar que a criança aproprie-se de significantes mestre (S1) e agencie seus discursos.
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