Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Maria Lucia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119112
Resumo: Streptomyces clavuligerus é uma importante espécie industrial que produz múltiplos compostos de interesse clínico, destacando-se o antibiótico cefamicina C (CefC) e o ácido clavulânico (AC), um potente inibidor de b-lactamases produzidas por bactérias resistentes a penicilinas e cefalosporinas. Sabe-se que situações limite como subculturas sucessivas, forma inadequada de armazenamento das células, variações bruscas de condições de cultura, podem causar deleções de mais de 25% dos genes de Streptomyces sp que, embora muitas vezes não comprometam a sobrevivência do micro-organismo, acarretam perdas na capacidade produtiva. Neste trabalho, investigou-se a estabilidade da linhagem selvagem S. clavuligerus ATCC 27064 quanto à produção de CefC variando-se condições do inóculo utilizado nos cultivos submersos de obtenção do antibiótico. As fermentações foram realizadas em frascos agitados (28ºC, 260 rpm) e as amostras coletadas em 48 e 72 horas do caldo fermentativo foram analisadas quanto ao pH, biomassa (massa seca a 105ºC por 24 h) e CefC foi determinada por bioensaio de difusão em ágar (bactéria-teste Escherichia coli ESS 2235). Foi selecionado o micro-organismo melhor produtor por meio de screening, e o que apresentou a melhor produção de CefC e os menores desvios com relação à média foi utilizado para preparar novos lotes de células: ampolas de micélios liofilizados e criotubos contendo 108 esporos.mL-1 . Observou-se que a capacidade produtiva foi afetada quando foram utilizadas subculturas do micro-organismo original. A realização do screening mostrou-se eficiente na seleção de colônias superiores em termos de produção volumétrica, sendo recomendada a realização de tal procedimento periodicamente para manutenção de uma linhagem com maior potencial produtivo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_3f756b915d254e6ec9041402d9c72d10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119112
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerusAntibioticosAntibioticos beta-lactamicosMicroorganismosBacterias aerobicasBactérias gram-positivasStreptomyces clavuligerus é uma importante espécie industrial que produz múltiplos compostos de interesse clínico, destacando-se o antibiótico cefamicina C (CefC) e o ácido clavulânico (AC), um potente inibidor de b-lactamases produzidas por bactérias resistentes a penicilinas e cefalosporinas. Sabe-se que situações limite como subculturas sucessivas, forma inadequada de armazenamento das células, variações bruscas de condições de cultura, podem causar deleções de mais de 25% dos genes de Streptomyces sp que, embora muitas vezes não comprometam a sobrevivência do micro-organismo, acarretam perdas na capacidade produtiva. Neste trabalho, investigou-se a estabilidade da linhagem selvagem S. clavuligerus ATCC 27064 quanto à produção de CefC variando-se condições do inóculo utilizado nos cultivos submersos de obtenção do antibiótico. As fermentações foram realizadas em frascos agitados (28ºC, 260 rpm) e as amostras coletadas em 48 e 72 horas do caldo fermentativo foram analisadas quanto ao pH, biomassa (massa seca a 105ºC por 24 h) e CefC foi determinada por bioensaio de difusão em ágar (bactéria-teste Escherichia coli ESS 2235). Foi selecionado o micro-organismo melhor produtor por meio de screening, e o que apresentou a melhor produção de CefC e os menores desvios com relação à média foi utilizado para preparar novos lotes de células: ampolas de micélios liofilizados e criotubos contendo 108 esporos.mL-1 . Observou-se que a capacidade produtiva foi afetada quando foram utilizadas subculturas do micro-organismo original. A realização do screening mostrou-se eficiente na seleção de colônias superiores em termos de produção volumétrica, sendo recomendada a realização de tal procedimento periodicamente para manutenção de uma linhagem com maior potencial produtivo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cilli, Eduardo Maffud [UNESP]Araujo, Maria Lucia Gonsales da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Frade, Maria Lucia [UNESP]2015-03-23T15:16:12Z2015-03-23T15:16:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfFRADE, Maria Lucia. Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus. 2012. 43 f. , 2012.http://hdl.handle.net/11449/119112000704388frade_ml_tcc_arafcf.pdf2478051365107560Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-24T15:38:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119112Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:36:56.852349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
title Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
spellingShingle Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
Frade, Maria Lucia [UNESP]
Antibioticos
Antibioticos beta-lactamicos
Microorganismos
Bacterias aerobicas
Bactérias gram-positivas
title_short Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
title_full Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
title_fullStr Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
title_full_unstemmed Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
title_sort Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus
author Frade, Maria Lucia [UNESP]
author_facet Frade, Maria Lucia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cilli, Eduardo Maffud [UNESP]
Araujo, Maria Lucia Gonsales da Costa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Maria Lucia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Antibioticos
Antibioticos beta-lactamicos
Microorganismos
Bacterias aerobicas
Bactérias gram-positivas
topic Antibioticos
Antibioticos beta-lactamicos
Microorganismos
Bacterias aerobicas
Bactérias gram-positivas
description Streptomyces clavuligerus é uma importante espécie industrial que produz múltiplos compostos de interesse clínico, destacando-se o antibiótico cefamicina C (CefC) e o ácido clavulânico (AC), um potente inibidor de b-lactamases produzidas por bactérias resistentes a penicilinas e cefalosporinas. Sabe-se que situações limite como subculturas sucessivas, forma inadequada de armazenamento das células, variações bruscas de condições de cultura, podem causar deleções de mais de 25% dos genes de Streptomyces sp que, embora muitas vezes não comprometam a sobrevivência do micro-organismo, acarretam perdas na capacidade produtiva. Neste trabalho, investigou-se a estabilidade da linhagem selvagem S. clavuligerus ATCC 27064 quanto à produção de CefC variando-se condições do inóculo utilizado nos cultivos submersos de obtenção do antibiótico. As fermentações foram realizadas em frascos agitados (28ºC, 260 rpm) e as amostras coletadas em 48 e 72 horas do caldo fermentativo foram analisadas quanto ao pH, biomassa (massa seca a 105ºC por 24 h) e CefC foi determinada por bioensaio de difusão em ágar (bactéria-teste Escherichia coli ESS 2235). Foi selecionado o micro-organismo melhor produtor por meio de screening, e o que apresentou a melhor produção de CefC e os menores desvios com relação à média foi utilizado para preparar novos lotes de células: ampolas de micélios liofilizados e criotubos contendo 108 esporos.mL-1 . Observou-se que a capacidade produtiva foi afetada quando foram utilizadas subculturas do micro-organismo original. A realização do screening mostrou-se eficiente na seleção de colônias superiores em termos de produção volumétrica, sendo recomendada a realização de tal procedimento periodicamente para manutenção de uma linhagem com maior potencial produtivo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:16:12Z
2015-03-23T15:16:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRADE, Maria Lucia. Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus. 2012. 43 f. , 2012.
http://hdl.handle.net/11449/119112
000704388
frade_ml_tcc_arafcf.pdf
2478051365107560
identifier_str_mv FRADE, Maria Lucia. Avaliação da estabilidade da capacidade de produção de cefamicina C por Streptomyces clavuligerus. 2012. 43 f. , 2012.
000704388
frade_ml_tcc_arafcf.pdf
2478051365107560
url http://hdl.handle.net/11449/119112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129442716844032