Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99888
Resumo: O ensino de Inglês para fins específicos (ESP) é o ensino da língua estrangeira voltado a um objetivo específico. O professor faz um levantamento das necessidades do aluno quanto ao aprendizado do idioma pretendido e o curso é estruturado pautado nessas necessidades específicas. Como o aluno tem esse objetivo claro e todo o trabalho é desenvolvido para essa finalidade, ele se sente motivado e colabora no processo de aprendizagem. Uma das necessidades de uso de língua inglesa na comunidade acadêmica é a de redação de abstracts de trabalhos para publicação ou participação em congressos. Partindo dos resultados pedagógicos do ESP nos cursos de língua inglesa e da necessidade de redação de resumos em Inglês pela comunidade acadêmica, este estudo propõe o ensino da redação do abstract por meio de um curso online. Para o ensino do abstract, ele foi analisado como um gênero textual, pois segundo vários estudiosos, essa categorização permite uma padronização do texto, fazendo com que o aluno entenda a comunidade discursiva em que o texto está inserido, os propósitos comunicativos e os elementos linguísticos que o compõem que vão ajudar no desempenho da tarefa de escrita. Uma vez que a Educação a distância vem se afirmando como uma forma viável de ensino diante das exigências educacionais e da falta de disponibilidade de tempo que estamos enfrentando, o curso foi oferecido no formato online pelo Centro de Línguas do campus da UNESP de Marília que disponibiliza cursos de línguas gratuitamente para os alunos e para a comunidade local. Os participantes da pesquisa foram oito alunos que estavam cursando os níveis Intermediário e Avançado de Inglês do Centro de Línguas durante o ano de 2012. O curso está pautado na proposta pedagógica de gêneros em sala de aula, que propõe...
id UNSP_3fcc9543b9116e5c59dcf48dbc7aeed0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99888
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglêsLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - GêneroEscritaO ensino de Inglês para fins específicos (ESP) é o ensino da língua estrangeira voltado a um objetivo específico. O professor faz um levantamento das necessidades do aluno quanto ao aprendizado do idioma pretendido e o curso é estruturado pautado nessas necessidades específicas. Como o aluno tem esse objetivo claro e todo o trabalho é desenvolvido para essa finalidade, ele se sente motivado e colabora no processo de aprendizagem. Uma das necessidades de uso de língua inglesa na comunidade acadêmica é a de redação de abstracts de trabalhos para publicação ou participação em congressos. Partindo dos resultados pedagógicos do ESP nos cursos de língua inglesa e da necessidade de redação de resumos em Inglês pela comunidade acadêmica, este estudo propõe o ensino da redação do abstract por meio de um curso online. Para o ensino do abstract, ele foi analisado como um gênero textual, pois segundo vários estudiosos, essa categorização permite uma padronização do texto, fazendo com que o aluno entenda a comunidade discursiva em que o texto está inserido, os propósitos comunicativos e os elementos linguísticos que o compõem que vão ajudar no desempenho da tarefa de escrita. Uma vez que a Educação a distância vem se afirmando como uma forma viável de ensino diante das exigências educacionais e da falta de disponibilidade de tempo que estamos enfrentando, o curso foi oferecido no formato online pelo Centro de Línguas do campus da UNESP de Marília que disponibiliza cursos de línguas gratuitamente para os alunos e para a comunidade local. Os participantes da pesquisa foram oito alunos que estavam cursando os níveis Intermediário e Avançado de Inglês do Centro de Línguas durante o ano de 2012. O curso está pautado na proposta pedagógica de gêneros em sala de aula, que propõe...The teaching of English for Specific Purposes is the teaching of a foreign language to achieve a specific objective. The teacher makes an assessment of the needs of the pupil related to the learning of the desired language after which the course is structured in such a way as to meet those specific needs. If the objective is clear and the work develops towards its achievement, the student will feel motivated and co-operative in the learning process. One of the specific needs of the academic community related to the English language is the provision of abstracts of the works to be published or submitted for participation in academic conferences. Considering the results of ESP through English language courses and the need of the academic community to write abstracts in English, this study proposes the teaching of abstract writing through an online course. In this teaching, the abstract was analysed as a type of discourse, following the line of a variety of studies, and this category allows a formalization of the text, which enables the student to understand the field of writing into which the text will be placed, its propositions and its linguistic elements, all of which must facilitate the carrying out of the task of writing. Since distance learning is becoming a viable method of teaching for the future, due to pressing needs in education created by the lack of time which we have faced, the course was offered in online form by the Language Center of the State University of Sâo Paulo in Marília. This Center offers free language courses to its students and the local community. There were eight research students who followed the course at Intermediate and Advanced levels of the Language Center during 2012. The course was directed towards the educational proposition of genre analysis in the classroom which... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]2014-06-11T19:30:23Z2014-06-11T19:30:23Z2013-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis168 f.application/pdfSOUZA, Vânia Regina Alves de. Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês. 2013. 168 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99888000717725souza_vra_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
title Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
spellingShingle Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Gênero
Escrita
title_short Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
title_full Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
title_fullStr Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
title_full_unstemmed Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
title_sort Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês
author Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
author_facet Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Gênero
Escrita
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Gênero
Escrita
description O ensino de Inglês para fins específicos (ESP) é o ensino da língua estrangeira voltado a um objetivo específico. O professor faz um levantamento das necessidades do aluno quanto ao aprendizado do idioma pretendido e o curso é estruturado pautado nessas necessidades específicas. Como o aluno tem esse objetivo claro e todo o trabalho é desenvolvido para essa finalidade, ele se sente motivado e colabora no processo de aprendizagem. Uma das necessidades de uso de língua inglesa na comunidade acadêmica é a de redação de abstracts de trabalhos para publicação ou participação em congressos. Partindo dos resultados pedagógicos do ESP nos cursos de língua inglesa e da necessidade de redação de resumos em Inglês pela comunidade acadêmica, este estudo propõe o ensino da redação do abstract por meio de um curso online. Para o ensino do abstract, ele foi analisado como um gênero textual, pois segundo vários estudiosos, essa categorização permite uma padronização do texto, fazendo com que o aluno entenda a comunidade discursiva em que o texto está inserido, os propósitos comunicativos e os elementos linguísticos que o compõem que vão ajudar no desempenho da tarefa de escrita. Uma vez que a Educação a distância vem se afirmando como uma forma viável de ensino diante das exigências educacionais e da falta de disponibilidade de tempo que estamos enfrentando, o curso foi oferecido no formato online pelo Centro de Línguas do campus da UNESP de Marília que disponibiliza cursos de línguas gratuitamente para os alunos e para a comunidade local. Os participantes da pesquisa foram oito alunos que estavam cursando os níveis Intermediário e Avançado de Inglês do Centro de Línguas durante o ano de 2012. O curso está pautado na proposta pedagógica de gêneros em sala de aula, que propõe...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-26
2014-06-11T19:30:23Z
2014-06-11T19:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Vânia Regina Alves de. Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês. 2013. 168 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/99888
000717725
souza_vra_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv SOUZA, Vânia Regina Alves de. Implementaçãodo gênero abstract: uma proposta de curso online para produção escrita em inglês. 2013. 168 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000717725
souza_vra_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/99888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128154464681984