Gestão escolar e inclusão: efeitos de um programa de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Flaviane Pelloso Molina [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191360
Resumo: A atuação da equipe gestora merece destaque na escola, uma vez que o resultado do ensino e aprendizagem realizado na sala de aula está diretamente relacionado com o seu trabalho, ainda mais quando se trata de alunos do público-alvo da Educação Especial. A pesquisa aqui desenvolvida tratou da prática do gestor escolar para gerir e liderar uma escola na perspectiva inclusiva. Deste modo, a problemática que norteou este trabalho foi, um programa de formação poderia fornecer suporte aos gestores escolares para gerir suas escolas com perspectivas inclusivas? Tendo como objetivo geral propor um programa de formação para gestores escolares com vistas a dar suporte e favorecimento à inclusão escolar em um município. E como objetivos específicos identificar aspectos da realidade educacional municipal, levantar quais as necessidades formativas dos gestores escolares no que diz respeito à inclusão de alunos do público-alvo da Educação Especial, desenvolver um programa de formação, com base nas necessidades levantadas e avaliar a contribuição trazida pela formação oferecida aos gestores. Assim, o conceito de gestão escolar e inclusão, a definição de Educação Especial no panorama inclusivo, o enfoque do trabalho do gestor para efetivar uma escola nessa perspectiva e os aspectos da formação deste profissional na sua atuação, formaram a estrutura teórica que deu suporte a este trabalho. Para a realização dos objetivos foi utilizado princípios da pesquisa colaborativa, sendo dividida em duas etapas. Na primeira utilizou-se de análise documental para reconhecimento da realidade educacional municipal e técnica de grupo focal para levantamento das necessidades formativas dos gestores. Para a segunda etapa planejou-se e realizou-se um programa de formação nos moldes de formação continuada com base nas necessidades levantadas na etapa anterior. E, avaliou-se a formação, utilizando-se de instrumentos variados criados para esse fim, possibilitando a escuta dos participantes como coprodutores do conhecimento, sendo eles: escalas Likert de avaliação da formação e do conhecimento, questionário de avaliação da expectativa do participante, revisão reflexiva das respostas dos estudos de casos e anotações da pesquisadora complementadas pelos dados da gravação de áudio. Para a análise de dados utilizou-se de análise documental somada à análise qualitativa seguindo os princípios da análise textual discursiva para a primeira etapa e análise estatística descritiva com análise qualitativa com base na análise textual discursiva para a segunda. No desenvolver da pesquisa, foi possível constatar que é possível e viável efetivar um programa de formação para gestores escolares para auxiliar em suas atuações nas escolas com perspectivas inclusivas. Avaliou-se por meio das escalas de avaliação da formação um aumento da média e diminuição no desvio padrão, revelando ganho de conhecimento. Também, com a escala de autoavaliação, apresentou-se aumento do valor da média de todas as questões indicando que o conteúdo trabalhado nos encontros possibilitou ampliação de seus conhecimentos. Igualmente a análise das respostas dadas aos estudos de caso, anteriores e posteriores à formação, levaram a identificação de enriquecimento, com acréscimo de elementos qualitativos fornecidos pela formação. Por fim, a avaliação dada pelo roteiro de observação da pesquisadora e dados complementares de áudio, pode-se verificar que as discussões em todos os dias de formação proporcionaram enriquecimento em conhecimento para as gestoras escolares. Ficou evidente que a formação continuada desenvolvida proporcionou momentos ímpares de reflexão e ação, de teorização e prática, oportunizando espaços e tempos para que gestores escolares pudessem no encontro com seus pares, refletir, partilhar e problematizar seus saberes e práticas, a respeito das suas atribuições como gestores de escolas na perspectiva inclusiva.
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E como objetivos específicos identificar aspectos da realidade educacional municipal, levantar quais as necessidades formativas dos gestores escolares no que diz respeito à inclusão de alunos do público-alvo da Educação Especial, desenvolver um programa de formação, com base nas necessidades levantadas e avaliar a contribuição trazida pela formação oferecida aos gestores. Assim, o conceito de gestão escolar e inclusão, a definição de Educação Especial no panorama inclusivo, o enfoque do trabalho do gestor para efetivar uma escola nessa perspectiva e os aspectos da formação deste profissional na sua atuação, formaram a estrutura teórica que deu suporte a este trabalho. Para a realização dos objetivos foi utilizado princípios da pesquisa colaborativa, sendo dividida em duas etapas. Na primeira utilizou-se de análise documental para reconhecimento da realidade educacional municipal e técnica de grupo focal para levantamento das necessidades formativas dos gestores. Para a segunda etapa planejou-se e realizou-se um programa de formação nos moldes de formação continuada com base nas necessidades levantadas na etapa anterior. E, avaliou-se a formação, utilizando-se de instrumentos variados criados para esse fim, possibilitando a escuta dos participantes como coprodutores do conhecimento, sendo eles: escalas Likert de avaliação da formação e do conhecimento, questionário de avaliação da expectativa do participante, revisão reflexiva das respostas dos estudos de casos e anotações da pesquisadora complementadas pelos dados da gravação de áudio. Para a análise de dados utilizou-se de análise documental somada à análise qualitativa seguindo os princípios da análise textual discursiva para a primeira etapa e análise estatística descritiva com análise qualitativa com base na análise textual discursiva para a segunda. No desenvolver da pesquisa, foi possível constatar que é possível e viável efetivar um programa de formação para gestores escolares para auxiliar em suas atuações nas escolas com perspectivas inclusivas. Avaliou-se por meio das escalas de avaliação da formação um aumento da média e diminuição no desvio padrão, revelando ganho de conhecimento. Também, com a escala de autoavaliação, apresentou-se aumento do valor da média de todas as questões indicando que o conteúdo trabalhado nos encontros possibilitou ampliação de seus conhecimentos. Igualmente a análise das respostas dadas aos estudos de caso, anteriores e posteriores à formação, levaram a identificação de enriquecimento, com acréscimo de elementos qualitativos fornecidos pela formação. Por fim, a avaliação dada pelo roteiro de observação da pesquisadora e dados complementares de áudio, pode-se verificar que as discussões em todos os dias de formação proporcionaram enriquecimento em conhecimento para as gestoras escolares. Ficou evidente que a formação continuada desenvolvida proporcionou momentos ímpares de reflexão e ação, de teorização e prática, oportunizando espaços e tempos para que gestores escolares pudessem no encontro com seus pares, refletir, partilhar e problematizar seus saberes e práticas, a respeito das suas atribuições como gestores de escolas na perspectiva inclusiva.The performance of the management team deserves attention in the school, since the result of teaching and learning carried out in the classroom is directly related to their work, especially when it comes to students of the target group of Special Education. The research developed here dealt with the practice of the school manager to manage and lead a school from an inclusive perspective. So the problem that guided this work was, could a training program provide support to school managers to manage their schools with inclusive perspectives? With the general objective of proposing a training program for school managers with a view to supporting and favoring school inclusion in a municipality. And as specific objectives to identify aspects of the municipal educational reality, to identify the training needs of school managers regarding the inclusion of students from the target group of Special Education, to develop a training program based on the needs raised and to evaluate the contribution brought by the training offered to managers. Thus, the concept of school management and inclusion, the definition of Special Education in the inclusive panorama, the focus of the manager's work to make a school effective in this perspective and the aspects of the formation of this professional in its performance, formed the theoretical structure that supported this job. To achieve the objectives, collaborative research principles were used and divided into two stages. In the first, documentary analysis was used to recognize the municipal educational reality and focus group technique to survey the training needs of managers. For the second stage, a training program was planned and carried out according to the needs of the previous stage. And, the training was evaluated using various instruments created for this purpose, enabling the participants to listen as co-producers of knowledge, such as: Likert scales of assessment of training and knowledge, participant expectation assessment questionnaire, reflective review of case study responses and researcher notes complemented by audio recording data. For data analysis we used documental analysis plus discursive textual analysis for the first step and descriptive statistical analysis with discursive textual analysis for the second. In the development of the research, it was found that it is possible and feasible to implement a training program for school managers to assist in their performance in schools with inclusive perspectives. Through the formation evaluation scales, an increase of the average and decrease in the standard deviation were evaluated, revealing knowledge gain. Also, with the self-assessment scale, there was an increase in the average value of all questions indicating that the content worked in the meetings enabled the expansion of their knowledge. Also the analysis of the answers given to the case studies, before and after the formation, led to the identification of enrichment, with the addition of qualitative elements provided by the formation. Finally, the assessment given by the researcher's observation script and complementary audio data, it can be seen that the discussions on all training days provided enrichment of knowledge for school managers. It was evident that the continuing education developed provided unique moments of reflection and action, theorizing and practice, providing opportunities and times for school managers to meet their peers, reflect, share and problematize their knowledge and practices, regarding their attributions as school managers in the inclusive perspective.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Flaviane Pelloso Molina [UNESP]2020-01-16T13:51:33Z2020-01-16T13:51:33Z2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19136000092836433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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