Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ingrid Macedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252746
Resumo: Em 2017 o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro concedeu o título de “melhor longa-metragem” ao filme Café com Canela. O filme é ambientado no Recôncavo baiano, utilizando o espaço urbano para construção do cenário artístico e, fundamentalmente de auto representação. Composto por um elenco predominantemente negro, a análise do longa-metragem recorre aos aspectos históricos da formação social das cidades, privilegiando as formas de sociabilidade e forte presença da herança africana no espaço urbano. As histórias contadas giram m torno das relações de amizade, ancestralidade, depressão e luto. Assim, em um segundo momento, tendo como fio condutor os dilemas vivenciados pelas protagonistas, Margarida e Violeta, este trabalho problematiza o protagonismo negro no cinema a partir de contrapontos históricos que corroboraram com a desumanização de mulheres negras no cinema. A análise histórica fortalece as agências construídas em torno do cinema independente nacional, a partir da construção estética de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
id UNSP_406de351fee308705b88090c1aab8595
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252746
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negrosCafé com canela: an analysis of the representation of Recôncavo da Bahia and the different constructions of affection around black bodiesCinemaRepresentaçãoMarcadores sociaisMulheres negrasAfetividadesRepresentationSocial markersBlack womenAffectivitiesEm 2017 o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro concedeu o título de “melhor longa-metragem” ao filme Café com Canela. O filme é ambientado no Recôncavo baiano, utilizando o espaço urbano para construção do cenário artístico e, fundamentalmente de auto representação. Composto por um elenco predominantemente negro, a análise do longa-metragem recorre aos aspectos históricos da formação social das cidades, privilegiando as formas de sociabilidade e forte presença da herança africana no espaço urbano. As histórias contadas giram m torno das relações de amizade, ancestralidade, depressão e luto. Assim, em um segundo momento, tendo como fio condutor os dilemas vivenciados pelas protagonistas, Margarida e Violeta, este trabalho problematiza o protagonismo negro no cinema a partir de contrapontos históricos que corroboraram com a desumanização de mulheres negras no cinema. A análise histórica fortalece as agências construídas em torno do cinema independente nacional, a partir da construção estética de Ary Rosa e Glenda Nicácio.In 2017, the 50th Brasília Festival of Brazilian Cinema awarded the title of “best feature film” to the film Café com Canela. The film is set in the Recôncavo region of Bahia, using the urban space to construct the artistic scene and, fundamentally, self-representation. Composed of a predominantly black cast, the analysis of the feature film uses historical aspects of the social formation of cities, privileging forms of sociability and the strong presence of African heritage in urban space. The stories told revolve around relationships of friendship, ancestry, depression and mourning. Thus, in a second moment, having as its guiding thread the dilemmas experienced by the protagonists, Margarida and Violeta, this work problematizes black protagonism in cinema based on historical counterpoints that corroborate the dehumanization of black women in cinema. The historical analysis strengthens the agencies built around national independent cinema, based on the aesthetic construction of Ary Rosa and Glenda Nicácio.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hofbauer, Andreas [UNESP]Santos, Ingrid Macedo2024-01-15T19:46:20Z2024-01-15T19:46:20Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ingrid Macedo. Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:58:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T14:58:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
Café com canela: an analysis of the representation of Recôncavo da Bahia and the different constructions of affection around black bodies
title Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
spellingShingle Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
Santos, Ingrid Macedo
Cinema
Representação
Marcadores sociais
Mulheres negras
Afetividades
Representation
Social markers
Black women
Affectivities
title_short Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
title_full Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
title_fullStr Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
title_full_unstemmed Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
title_sort Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros
author Santos, Ingrid Macedo
author_facet Santos, Ingrid Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hofbauer, Andreas [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ingrid Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Representação
Marcadores sociais
Mulheres negras
Afetividades
Representation
Social markers
Black women
Affectivities
topic Cinema
Representação
Marcadores sociais
Mulheres negras
Afetividades
Representation
Social markers
Black women
Affectivities
description Em 2017 o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro concedeu o título de “melhor longa-metragem” ao filme Café com Canela. O filme é ambientado no Recôncavo baiano, utilizando o espaço urbano para construção do cenário artístico e, fundamentalmente de auto representação. Composto por um elenco predominantemente negro, a análise do longa-metragem recorre aos aspectos históricos da formação social das cidades, privilegiando as formas de sociabilidade e forte presença da herança africana no espaço urbano. As histórias contadas giram m torno das relações de amizade, ancestralidade, depressão e luto. Assim, em um segundo momento, tendo como fio condutor os dilemas vivenciados pelas protagonistas, Margarida e Violeta, este trabalho problematiza o protagonismo negro no cinema a partir de contrapontos históricos que corroboraram com a desumanização de mulheres negras no cinema. A análise histórica fortalece as agências construídas em torno do cinema independente nacional, a partir da construção estética de Ary Rosa e Glenda Nicácio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-15T19:46:20Z
2024-01-15T19:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ingrid Macedo. Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252746
identifier_str_mv SANTOS, Ingrid Macedo. Café com canela: uma análise sobre a representação do Recôncavo da Bahia e as diferentes construções de afetividades em torno dos corpos negros. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128198233292800