Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Vitória Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244461
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar publicações acadêmicas sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cenário brasileiro. Especificamente, os estudos que abordaram as adaptações curriculares ofertadas a esse público-alvo no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tal, foi utilizada a revisão bibliográfica de literatura nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sem data de fixação para busca. Os termos para a procura foram as combinações: “transtorno do espectro autista” e “inclusão escolar”; “autismo” e “inclusão escolar” e "currículo" e “autismo”. Obteve-se cinco artigos que foram analisados, contribuindo para identificação de lacunas de estudos que podem ser abordadas em pesquisas futuras. Similarmente, os artigos indicaram que as adaptações do currículo contribuem para atender as individualidades educativas dos estudantes com TEA. As alterações abordadas pelos trabalhos lidos indicaram modificações nos procedimentos de ensino; a partir de atividades alternativas às previstas e/ou introduzindo atividades complementares àquelas que haviam sido originalmente planejadas, com o enfoque na promoção de oportunidades diversificadas de se abordar o mesmo assunto.
id UNSP_40acca389c2635f2ef3e19e91c88d8d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244461
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolarAcademic productions on autism spectrum disorder and school curriculum adaptationEducação especialTranstorno do espectro autistaAdaptação curricularSpecial educationAutistic spectrum disorderCurricular adaptationEste trabalho teve como objetivo identificar publicações acadêmicas sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cenário brasileiro. Especificamente, os estudos que abordaram as adaptações curriculares ofertadas a esse público-alvo no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tal, foi utilizada a revisão bibliográfica de literatura nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sem data de fixação para busca. Os termos para a procura foram as combinações: “transtorno do espectro autista” e “inclusão escolar”; “autismo” e “inclusão escolar” e "currículo" e “autismo”. Obteve-se cinco artigos que foram analisados, contribuindo para identificação de lacunas de estudos que podem ser abordadas em pesquisas futuras. Similarmente, os artigos indicaram que as adaptações do currículo contribuem para atender as individualidades educativas dos estudantes com TEA. As alterações abordadas pelos trabalhos lidos indicaram modificações nos procedimentos de ensino; a partir de atividades alternativas às previstas e/ou introduzindo atividades complementares àquelas que haviam sido originalmente planejadas, com o enfoque na promoção de oportunidades diversificadas de se abordar o mesmo assunto.This paper aimed to identify academic publications on school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Specifically, the studies that addressed the curricular adaptations offered to this target audience in Elementary School - Early Years. To this end, a literature review in the SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) databases was used, without a fixed search date. The search terms were the combinations: "autistic spectrum disorder" and "school inclusion"; "autism" and "school inclusion" and "curriculum" and "autism". We obtained five articles that were analyzed, contributing to the identification of study gaps that can be addressed in future research. Similarly, the articles indicated that curriculum adaptations contribute to meet the educational individualities of students with ASD. The changes addressed by the papers read indicated modifications in teaching procedures; starting with alternative activities to the planned ones and/or introducing complementary activities to those that had been originally planned, with a focus on promoting diversified opportunities to approach the same subject.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paganotti, Emille GomesBorges, Vitória Araújo [UNESP]2023-07-07T17:08:41Z2023-07-07T17:08:41Z2023-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:25:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-09T06:25:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
Academic productions on autism spectrum disorder and school curriculum adaptation
title Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
spellingShingle Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
Borges, Vitória Araújo [UNESP]
Educação especial
Transtorno do espectro autista
Adaptação curricular
Special education
Autistic spectrum disorder
Curricular adaptation
title_short Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
title_full Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
title_fullStr Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
title_full_unstemmed Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
title_sort Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar
author Borges, Vitória Araújo [UNESP]
author_facet Borges, Vitória Araújo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Paganotti, Emille Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Vitória Araújo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Transtorno do espectro autista
Adaptação curricular
Special education
Autistic spectrum disorder
Curricular adaptation
topic Educação especial
Transtorno do espectro autista
Adaptação curricular
Special education
Autistic spectrum disorder
Curricular adaptation
description Este trabalho teve como objetivo identificar publicações acadêmicas sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cenário brasileiro. Especificamente, os estudos que abordaram as adaptações curriculares ofertadas a esse público-alvo no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tal, foi utilizada a revisão bibliográfica de literatura nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sem data de fixação para busca. Os termos para a procura foram as combinações: “transtorno do espectro autista” e “inclusão escolar”; “autismo” e “inclusão escolar” e "currículo" e “autismo”. Obteve-se cinco artigos que foram analisados, contribuindo para identificação de lacunas de estudos que podem ser abordadas em pesquisas futuras. Similarmente, os artigos indicaram que as adaptações do currículo contribuem para atender as individualidades educativas dos estudantes com TEA. As alterações abordadas pelos trabalhos lidos indicaram modificações nos procedimentos de ensino; a partir de atividades alternativas às previstas e/ou introduzindo atividades complementares àquelas que haviam sido originalmente planejadas, com o enfoque na promoção de oportunidades diversificadas de se abordar o mesmo assunto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07T17:08:41Z
2023-07-07T17:08:41Z
2023-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244461
url http://hdl.handle.net/11449/244461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965564211298304