No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Odirlei Dias [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88746
Resumo: O texto que segue investiga cinco obras cinematográficas que tomaram de maneira ativa para sua composição canções de sucesso e/ou vidas de alguns cantores famosos da música sertaneja: Luar do Sertão (BR, 1970), O Menino da Porteira (BR, 1976), A Estrada da Vida (BR, 1979/80), Sonhei com Você (BR, 1987) e 2 Filhos de Francisco (BR, 2005). Tendo estas obras como núcleo de nossas análises, buscamos observar a sociedade brasileira a partir destas narrativas, captar as transformações da idéia do rural brasileiro e o lugar reservado a ele no corpo do país. Nossa escolha recaiu sobre estes filmes realizados a partir das canções sertanejas de sucesso e de seus intérpretes por acreditar que nestes o critério de aceitação por parte do público foi um elemento central para justificar a realização destas películas. Metodologicamente, observamos como a expressão da música sertaneja alterou sua forma (da vestimenta dos cantores passando pelo uso de determinados tipos de instrumental até a poética e temática das canções) e com ela uma fez uma leitura sobre o rural, induzindo à uma tradução cinematográfica compatível (forma, discurso e abordagem da temática, composição dos personagens, relação e representação de cidade e campo em cada filme) de modo a atender uma demanda do pensamento social do momento histórico de sua realização.
id UNSP_40d54c1e395ee4632eacc01f5a1b10f1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88746
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográficaCinema - Aspectos sociaisSociologia ruralMúsica sertanejaCinema brasileiroPensamento brasileiroBrazilian CinemaCountry MusicRuralSocial ThinkingO texto que segue investiga cinco obras cinematográficas que tomaram de maneira ativa para sua composição canções de sucesso e/ou vidas de alguns cantores famosos da música sertaneja: Luar do Sertão (BR, 1970), O Menino da Porteira (BR, 1976), A Estrada da Vida (BR, 1979/80), Sonhei com Você (BR, 1987) e 2 Filhos de Francisco (BR, 2005). Tendo estas obras como núcleo de nossas análises, buscamos observar a sociedade brasileira a partir destas narrativas, captar as transformações da idéia do rural brasileiro e o lugar reservado a ele no corpo do país. Nossa escolha recaiu sobre estes filmes realizados a partir das canções sertanejas de sucesso e de seus intérpretes por acreditar que nestes o critério de aceitação por parte do público foi um elemento central para justificar a realização destas películas. Metodologicamente, observamos como a expressão da música sertaneja alterou sua forma (da vestimenta dos cantores passando pelo uso de determinados tipos de instrumental até a poética e temática das canções) e com ela uma fez uma leitura sobre o rural, induzindo à uma tradução cinematográfica compatível (forma, discurso e abordagem da temática, composição dos personagens, relação e representação de cidade e campo em cada filme) de modo a atender uma demanda do pensamento social do momento histórico de sua realização.The following study analyses five cinematographic works strongly influenced by successful songs and/or by the lives of famous country music singers: Luar do Sertão (BR, 1970), O Menino da Porteira (BR, 1976), A Estrada da Vida (BR, 1979/80), Sonhei com Você (BR, 1987) and 2 Filhos de Francisco (BR, 2005). The wide popular acceptance of said singers justified the films’ production, from which we analysed the Brazilian society regarding the changes in the rural concept and position in the country’s structure. Methodologically, we examined how the country music expression has changed (singers’ apparel, use of certain kinds of instrumental, songs’ poetry and thematic) and how that music portrayed the rural issue, enabling a compatible cinematographic translation (form, theme discourse and approach, characters composition, relation between the city and the countryside and their representation in each film) that met a social thinking demand of the historical time of its accomplishment.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Odirlei Dias [UNESP]2014-06-11T19:23:36Z2014-06-11T19:23:36Z2008-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis260 f. : il. color. + anexo (CD)application/pdfPEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. 2008. 260 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/88746000575782pereira_od_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:43:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:43:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
title No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
spellingShingle No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
Pereira, Odirlei Dias [UNESP]
Cinema - Aspectos sociais
Sociologia rural
Música sertaneja
Cinema brasileiro
Pensamento brasileiro
Brazilian Cinema
Country Music
Rural
Social Thinking
title_short No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
title_full No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
title_fullStr No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
title_full_unstemmed No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
title_sort No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica
author Pereira, Odirlei Dias [UNESP]
author_facet Pereira, Odirlei Dias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Odirlei Dias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema - Aspectos sociais
Sociologia rural
Música sertaneja
Cinema brasileiro
Pensamento brasileiro
Brazilian Cinema
Country Music
Rural
Social Thinking
topic Cinema - Aspectos sociais
Sociologia rural
Música sertaneja
Cinema brasileiro
Pensamento brasileiro
Brazilian Cinema
Country Music
Rural
Social Thinking
description O texto que segue investiga cinco obras cinematográficas que tomaram de maneira ativa para sua composição canções de sucesso e/ou vidas de alguns cantores famosos da música sertaneja: Luar do Sertão (BR, 1970), O Menino da Porteira (BR, 1976), A Estrada da Vida (BR, 1979/80), Sonhei com Você (BR, 1987) e 2 Filhos de Francisco (BR, 2005). Tendo estas obras como núcleo de nossas análises, buscamos observar a sociedade brasileira a partir destas narrativas, captar as transformações da idéia do rural brasileiro e o lugar reservado a ele no corpo do país. Nossa escolha recaiu sobre estes filmes realizados a partir das canções sertanejas de sucesso e de seus intérpretes por acreditar que nestes o critério de aceitação por parte do público foi um elemento central para justificar a realização destas películas. Metodologicamente, observamos como a expressão da música sertaneja alterou sua forma (da vestimenta dos cantores passando pelo uso de determinados tipos de instrumental até a poética e temática das canções) e com ela uma fez uma leitura sobre o rural, induzindo à uma tradução cinematográfica compatível (forma, discurso e abordagem da temática, composição dos personagens, relação e representação de cidade e campo em cada filme) de modo a atender uma demanda do pensamento social do momento histórico de sua realização.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-24
2014-06-11T19:23:36Z
2014-06-11T19:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. 2008. 260 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/88746
000575782
pereira_od_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv PEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. 2008. 260 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000575782
pereira_od_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/88746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 f. : il. color. + anexo (CD)
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128196229464064