A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144328
Resumo: Nosso estudo tem como objetivo fundamental analisar a construção do silêncio na obra poética de Dulce María Loynaz (Cuba, 1902-1997) e Orides Fontela (Brasil, 1940-1998), por meio de um estudo comparativo das obras de ambas as escritoras. Para essa análise, selecionamos os poemas de Dulce (Versos, 1920-1938; Juegos de agua, 1947 e Poemas sin nombre, 1953) e de Orides, (Transposição, 1969; Helianto, 1973; Alba, 1983). Para além do fato de as duas escritoras serem modernas, e vozes bastante líricas, a temática do silêncio é uma constante em seus respectivos projetos poéticos e é a partir dela que tentaremos estabelecer comparações entre ambas. Como aportes voltados para a fortuna crítica das autoras, serão mobilizados textos críticos sobre suas obras: no caso de Dulce, os trabalhos de Pedro Simón, Dulce María Loynaz, valoración múltiple (1991); de Zaida Capote, Contra el Silencio. Una lectura de Dulce María Loynaz (2009); de Virgilio López Lemus, Dulce María Loynaz: estudios de la obra de una cubana universal (2000), entre entrevistas e depoimentos da autora. Tendo em conta que poucos estudos compõem a fortuna crítica de Orides Fontela consideraremos desde os prefácios de Antonio Candido ao livro Alba (1983); alguns estudos de Benedito Nunes, A recente poesia brasileira. Expressão e forma (1991); de Alcides Villaça, Símbolo e acontecimento na poesia de Orides Fontela (1992); de Haquira Osakabe, O corpo da poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela (2002), entre outros, além de entrevistas e depoimentos da autora, nos quais podemos encontrar um grau do reconhecimento de sua elaboração poética. Ainda sobre as autoras serão desenvolvidos estudos sobre o contexto em que produziram suas obras. Para tal, recorremos à fortuna crítica, a saber, Hortensia Pichardo, Historia de Cuba (1985); Flora Süssekind, Literatura e vida literária: polémicas, diários & retrato (2004) e Maria Helena Moreira Alvez (1984): Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Para situar a poética de ambas na modernidade, valermo-nos das contribuições de Friedrich (1991); Paz (2008;1972) e Berardinelli (2007), entre outros. Utilizaremos, ainda, o suporte dos estudos sobre o silêncio desenvolvidos por Erni Orlandi em seu livro, As formas do silêncio no movimento dos sentidos (2007), fazendo dialogar essa perspectiva com os estudos de George Steiner, Linguagem e silêncio (1988); Amparo Amorós, La palabra del silencio (1991); Ramón Parejo, Qué es silencio y qué no es silencio (2013) e Susan Sontag, A estética do silêncio (1988). As contribuições de Maurice Blanchot: O espaço literário (2007) são muito produtivas para o trabalho porque se pensa essa questão do livro como morte e pode desenvolver-se essa ideia do silêncio mesmo que não seja abordado explicitamente. Para a compreensão da construção da poeticidade, evocaremos os trabalhos de Paz (1992). Para completar o ciclo, e para que possamos bem desenvolver a análise comparativa, valeremo-nos de referenciais da literatura comparada, a saber, Steiner (2001); Machado; Pageaux (1988) e Nitrini (1997).
id UNSP_40d7b14d28a8ce165101e1433d90fb6b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144328
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativoThe construction of silence in poetic discourse of Dulce María Loynaz and Orides Fontela: a comparative studyLa construcción del silencio en el discurso poético de Dulce María Loynaz y Orides Fontela: un estudio comparadoDulce María LoynazOrides FontelaModernidadeLiteratura ComparadaNegatividadeSilêncioModernidadNegatividadComparative LiteratureSilenceNosso estudo tem como objetivo fundamental analisar a construção do silêncio na obra poética de Dulce María Loynaz (Cuba, 1902-1997) e Orides Fontela (Brasil, 1940-1998), por meio de um estudo comparativo das obras de ambas as escritoras. Para essa análise, selecionamos os poemas de Dulce (Versos, 1920-1938; Juegos de agua, 1947 e Poemas sin nombre, 1953) e de Orides, (Transposição, 1969; Helianto, 1973; Alba, 1983). Para além do fato de as duas escritoras serem modernas, e vozes bastante líricas, a temática do silêncio é uma constante em seus respectivos projetos poéticos e é a partir dela que tentaremos estabelecer comparações entre ambas. Como aportes voltados para a fortuna crítica das autoras, serão mobilizados textos críticos sobre suas obras: no caso de Dulce, os trabalhos de Pedro Simón, Dulce María Loynaz, valoración múltiple (1991); de Zaida Capote, Contra el Silencio. Una lectura de Dulce María Loynaz (2009); de Virgilio López Lemus, Dulce María Loynaz: estudios de la obra de una cubana universal (2000), entre entrevistas e depoimentos da autora. Tendo em conta que poucos estudos compõem a fortuna crítica de Orides Fontela consideraremos desde os prefácios de Antonio Candido ao livro Alba (1983); alguns estudos de Benedito Nunes, A recente poesia brasileira. Expressão e forma (1991); de Alcides Villaça, Símbolo e acontecimento na poesia de Orides Fontela (1992); de Haquira Osakabe, O corpo da poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela (2002), entre outros, além de entrevistas e depoimentos da autora, nos quais podemos encontrar um grau do reconhecimento de sua elaboração poética. Ainda sobre as autoras serão desenvolvidos estudos sobre o contexto em que produziram suas obras. Para tal, recorremos à fortuna crítica, a saber, Hortensia Pichardo, Historia de Cuba (1985); Flora Süssekind, Literatura e vida literária: polémicas, diários & retrato (2004) e Maria Helena Moreira Alvez (1984): Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Para situar a poética de ambas na modernidade, valermo-nos das contribuições de Friedrich (1991); Paz (2008;1972) e Berardinelli (2007), entre outros. Utilizaremos, ainda, o suporte dos estudos sobre o silêncio desenvolvidos por Erni Orlandi em seu livro, As formas do silêncio no movimento dos sentidos (2007), fazendo dialogar essa perspectiva com os estudos de George Steiner, Linguagem e silêncio (1988); Amparo Amorós, La palabra del silencio (1991); Ramón Parejo, Qué es silencio y qué no es silencio (2013) e Susan Sontag, A estética do silêncio (1988). As contribuições de Maurice Blanchot: O espaço literário (2007) são muito produtivas para o trabalho porque se pensa essa questão do livro como morte e pode desenvolver-se essa ideia do silêncio mesmo que não seja abordado explicitamente. Para a compreensão da construção da poeticidade, evocaremos os trabalhos de Paz (1992). Para completar o ciclo, e para que possamos bem desenvolver a análise comparativa, valeremo-nos de referenciais da literatura comparada, a saber, Steiner (2001); Machado; Pageaux (1988) e Nitrini (1997).El presente trabajo tiene como objetivo fundamental, analizar la construcción del silencio en la obra poética de Dulce María Loynaz (Cuba, 1902-1997) y Orides Fontela (1940-1998), mediante un estudio comparado de la obra de las autoras. Para ese análisis, selecionamos los poemas de Dulce de los libros (Versos, 1920-1938; Juegos de agua, 1947 y Poemas sin nombre, 1953) y de Orides (Transposição, 1969; Helianto, 1973 y Alba (1983). Más allá del hecho de las escritoras ser modernas y voces bastante líricas, la temática del silencio es una constante en sus respectivos proyectos poéticos y es a partir de ella que intentaremos estabelecer las comparaciones. Como aportes orientados hacia la fortuna crítica de las autoras, serán utilizados textos críticos sobre sus obras: en el caso de Dulce, los trabajos de Pedro Simón, Dulce María Loynaz, valoración múltiple (1991); de Zaida Capote, Contra el Silencio. Una lectura de Dulce María Loynaz (2009); de Virgilio López Lemus, Dulce María Loynaz: estudios de la obra de una cubana universal (2000), entre entrevistas y testimonios de la autora. Teniendo en cuenta que pocos estudios integran la fortuna crítica de Orides, consideraremos desde el prefacio de Antônio Candido en el libro Alba (1983); Benedito Nunes, A recente poesia brasileira. Expressão e forma (1991); de Alcides Villaça, Símbolo e acontecimento na poesia de Orides Fontela (1992); de Haquira Osakabe, O corpo da poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela (2002), entre otros, además de entrevistas y testimonios de la autora, en los cuales podemos encontrar un grado de reconocimento de su elaboración poética. Aún sobre las autoras serán desarrollados estudios sobre el contexto en que produjeron sus obras. Para ello, acudimos a la fortuna crítica, concretamente, Hortensia Pichardo, Historia de Cuba (1985); Flora Süssekind, Literatura e vida literária: polémicas, diários & retrato (2004) e Maria Helena Moreira Alvez (1984): Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Para situar sus poéticas en la Modernidad, haremos uso de las contribuciones de Friedrich (1991); Paz (2008;1972) e Berardinelli (2007), entre otros. Utilizaremos además, los aportes de los estudios sobre el silencio desarrollados por Erni Orlandi en seu livro, As formas do silêncio no movimento dos sentidos (2007), haciendo dialogar esa perspectiva con los estudios de George Steiner, Linguagem e silêncio (1988); Amparo Amorós, La palabra del silencio (1991); Ramón Parejo, Qué es silencio y qué no es silencio (2013) y Susan Sontag, A estética do silêncio (1988). Las contribuciones de Maurice Blanchot, O espaço literário (2007) serán muy productivas para el trabajo porque abordan la idea del libro como muerte y se desprende la idea del silencio aún cuando no se mencione directamente. Para comprender la construcción de lo poético, abordaremos los trabajos de Paz (1992). Para completar el ciclo, y para que nuestro objetivo sea alcanzado, tendremos en cuenta referencias de literatura comparada, a saber Steiner (2001); Machado; Pageaux (1988) e Nitrini (1997), entre otros.Our study has the primary goal of analyzing the construction of silence in poetry of Dulce María Loynaz (Cuba, 1902-1997) and Orides Fontela (Brazil, 1940-1998) through a comparative study of the works of both writers. For this analysis, we select poems of Dulce (Versos, 1920-1938; Juegos de agua, 1947 and Poemas sin nombre, 1953) and Orides (Transposição 1969; Helianto, 1973; Alba, 1983). Besides the two writers are modern and they have very lyrical voices, the theme of silence is a constant in their poetical projects and it is from that point that we try to draw comparisons between them. As directed contributions to the literary criticism of the authors, critical texts on their works are used: Pedro Simón, Dulce María Loynaz, valoración múltiple (1991); de Zaida Capote, Contra el Silencio. Una lectura de Dulce María Loynaz (2009); de Virgilio López Lemus, Dulce María Loynaz: estudios de la obra de una cubana universal (2000) regarding Dulce, as well as her testimonies and interviews. Given that few studies make up Orides Fontela's critical fortune, we consider from the prefaces by Antonio Candido regarding the book Alba (1983); some studies of Benedito Nunes: A recente poesia brasileira. Expressão e forma (1991); Alcides Villaça: Símbolo e acontecimento na poesia de Orides Fontela (1992); Haquira Osakabe: O corpo da poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela (2002), and other ones, including interviews and testimonies of the author, in which it can be found a degree of recognition of her poetic development. Still on the authors, studies are developed on the context in which their work were done. For this, we use the critical fortune, i.e., Hortensia Pichardo, Historia de Cuba (1985); Flora Süssekind, Literatura e vida literária: polémicas, diários & retrato (2004) and Maria Helena Moreira Alvez (1984): Estado e oposição no Brasil (1964-1984). In order to situate the poetics of both authors in modernity, we use the contributions of Friedrich (1991); Paz (2008; 1972), Berardinelli (2007) and others. We also use the support of the studies of silence developed by Erni Orlandi in his book As formas do silêncio no movimento dos sentidos (2007), dialoging this perspective with studies by George Steiner: Linguagem e silêncio (1988); Amparo Amorós: La palabra del silencio (1991); Ramón Parejo: Qué es silencio y qué no es silencio (2013) and Susan Sontag: A estética do silêncio (1988). The contributions of Maurice Blanchot through O espaço literário (2007) are very productive to the work because this issue is though in the book like death and this silence idea can be developed even if not explicitly addressed. For the understanding of the construction of poetic, we evoke the work of Paz (1992). In order to complete the cycle and develop the comparative analysis, we use Comparative Literature references such as Steiner (2001); Machado; Pageaux (1988) and Nitrini (1997).Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AIUP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martha, Diana Junkes Bueno [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]2016-10-07T14:03:19Z2016-10-07T14:03:19Z2016-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14432800087381233004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:04:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:08.442608Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
The construction of silence in poetic discourse of Dulce María Loynaz and Orides Fontela: a comparative study
La construcción del silencio en el discurso poético de Dulce María Loynaz y Orides Fontela: un estudio comparado
title A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
spellingShingle A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]
Dulce María Loynaz
Orides Fontela
Modernidade
Literatura Comparada
Negatividade
Silêncio
Modernidad
Negatividad
Comparative Literature
Silence
title_short A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
title_full A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
title_fullStr A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
title_full_unstemmed A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
title_sort A construção do silêncio no discurso poético de Dulce María Loynaz e Orides Fontela: um estudo comparativo
author Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]
author_facet Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martha, Diana Junkes Bueno [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gómez, Yoanky Cordero [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dulce María Loynaz
Orides Fontela
Modernidade
Literatura Comparada
Negatividade
Silêncio
Modernidad
Negatividad
Comparative Literature
Silence
topic Dulce María Loynaz
Orides Fontela
Modernidade
Literatura Comparada
Negatividade
Silêncio
Modernidad
Negatividad
Comparative Literature
Silence
description Nosso estudo tem como objetivo fundamental analisar a construção do silêncio na obra poética de Dulce María Loynaz (Cuba, 1902-1997) e Orides Fontela (Brasil, 1940-1998), por meio de um estudo comparativo das obras de ambas as escritoras. Para essa análise, selecionamos os poemas de Dulce (Versos, 1920-1938; Juegos de agua, 1947 e Poemas sin nombre, 1953) e de Orides, (Transposição, 1969; Helianto, 1973; Alba, 1983). Para além do fato de as duas escritoras serem modernas, e vozes bastante líricas, a temática do silêncio é uma constante em seus respectivos projetos poéticos e é a partir dela que tentaremos estabelecer comparações entre ambas. Como aportes voltados para a fortuna crítica das autoras, serão mobilizados textos críticos sobre suas obras: no caso de Dulce, os trabalhos de Pedro Simón, Dulce María Loynaz, valoración múltiple (1991); de Zaida Capote, Contra el Silencio. Una lectura de Dulce María Loynaz (2009); de Virgilio López Lemus, Dulce María Loynaz: estudios de la obra de una cubana universal (2000), entre entrevistas e depoimentos da autora. Tendo em conta que poucos estudos compõem a fortuna crítica de Orides Fontela consideraremos desde os prefácios de Antonio Candido ao livro Alba (1983); alguns estudos de Benedito Nunes, A recente poesia brasileira. Expressão e forma (1991); de Alcides Villaça, Símbolo e acontecimento na poesia de Orides Fontela (1992); de Haquira Osakabe, O corpo da poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela (2002), entre outros, além de entrevistas e depoimentos da autora, nos quais podemos encontrar um grau do reconhecimento de sua elaboração poética. Ainda sobre as autoras serão desenvolvidos estudos sobre o contexto em que produziram suas obras. Para tal, recorremos à fortuna crítica, a saber, Hortensia Pichardo, Historia de Cuba (1985); Flora Süssekind, Literatura e vida literária: polémicas, diários & retrato (2004) e Maria Helena Moreira Alvez (1984): Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Para situar a poética de ambas na modernidade, valermo-nos das contribuições de Friedrich (1991); Paz (2008;1972) e Berardinelli (2007), entre outros. Utilizaremos, ainda, o suporte dos estudos sobre o silêncio desenvolvidos por Erni Orlandi em seu livro, As formas do silêncio no movimento dos sentidos (2007), fazendo dialogar essa perspectiva com os estudos de George Steiner, Linguagem e silêncio (1988); Amparo Amorós, La palabra del silencio (1991); Ramón Parejo, Qué es silencio y qué no es silencio (2013) e Susan Sontag, A estética do silêncio (1988). As contribuições de Maurice Blanchot: O espaço literário (2007) são muito produtivas para o trabalho porque se pensa essa questão do livro como morte e pode desenvolver-se essa ideia do silêncio mesmo que não seja abordado explicitamente. Para a compreensão da construção da poeticidade, evocaremos os trabalhos de Paz (1992). Para completar o ciclo, e para que possamos bem desenvolver a análise comparativa, valeremo-nos de referenciais da literatura comparada, a saber, Steiner (2001); Machado; Pageaux (1988) e Nitrini (1997).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07T14:03:19Z
2016-10-07T14:03:19Z
2016-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144328
000873812
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/144328
identifier_str_mv 000873812
33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128481310015488