Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Alice [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Teixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100004
http://hdl.handle.net/11449/9169
Resumo: Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.
id UNSP_4172290beca7f8f64534756aeb76958d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/9169
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energiaSome considerations on teaching and learning of the energy conceptEnergialeituratextos históricosenergia e meio ambienteEnergyreadinghistorical textsenergy and environmentNeste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.In this paper, we focus some relevant aspects about teaching and learning of the energy concept such as the energy conceptions of comum sense and the relations between the energy transformations and environment , as well as it stands out the applicability of texts with historical approaches, and finally we also made use of an interdisciplinary text that related energy to environment. About this text, we mentioned the possibility of such text lead the student to a better understanding of the essential notions about energy, trough the contextualization of these historical, social, political, economical and environmental concepts.Universidade Estadual Paulista Faculdades de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista Faculdades de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Teixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]2014-05-20T13:27:41Z2014-05-20T13:27:41Z2003-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article41-52application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100004Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/916910.1590/S1516-73132003000100004S1516-73132003000100004S1516-73132003000100004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:07:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9169Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:36.927589Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
Some considerations on teaching and learning of the energy concept
title Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
spellingShingle Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
Assis, Alice [UNESP]
Energia
leitura
textos históricos
energia e meio ambiente
Energy
reading
historical texts
energy and environment
title_short Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
title_full Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
title_fullStr Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
title_sort Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia
author Assis, Alice [UNESP]
author_facet Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]
author_role author
author2 Teixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Ode Pacubi Baierl [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
leitura
textos históricos
energia e meio ambiente
Energy
reading
historical texts
energy and environment
topic Energia
leitura
textos históricos
energia e meio ambiente
Energy
reading
historical texts
energy and environment
description Neste artigo procuramos abordar alguns aspectos relevantes sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia, tais como as concepções de energia do senso comum e as relações entre transformações de energia e meio ambiente, bem como destacar a viabilidade da utilização de textos com abordagens históricas e, finalmente, analisamos um texto interdisciplinar que relaciona energia e meio ambiente. Com relação ao referido texto, discutimos a possibilidade de o mesmo levar o estudante a um entendimento das noções fundamentais de energia, mediante a contextualização histórica, social, política, econômica e ambiental dessas noções.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
2014-05-20T13:27:41Z
2014-05-20T13:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100004
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/9169
10.1590/S1516-73132003000100004
S1516-73132003000100004
S1516-73132003000100004.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100004
http://hdl.handle.net/11449/9169
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003.
1516-7313
10.1590/S1516-73132003000100004
S1516-73132003000100004
S1516-73132003000100004.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41-52
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128673075691520