O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95645
Resumo: A metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro.
id UNSP_41a16b2b36c456f367d002aee37fc5f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95645
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulistaGeografia comercialConsumo (Economia)SupermercadosLojas de convenienciaHipermercadosHypermarketsA metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro.The metropolis of São Paulo has a central role in the Brazilian economy command, configuring as an interconnection and communication point between world and our country, being the entrance door, consolidation and expansion of many kinds of capital investments. In the retail commerce that progress becomes clear when we investigate the Brazilian big corporations and the transnational corporations from the power that the supermarket, hypermarket and convenience stores have in the urban daily routine nowadays. The food distribution has been through many changes in the last fifteen years introducing new ways of commerce whose have been adapted to the new characteristics of the Brazilian society. The metropolitan 24-hour commerce is a new attribute inside the Brazil urban space and it allows new elements construction to the urban space reproduction. The 24-hours commerce is the central point of this dissertation analyzes, which through three chapters shows, develop, analyze and conclude how the Brazilian retail commerce has created new ways to distribute goods in the urban space, being the 24-hours stores, one of the last news made by the commerce to make the income bigger.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]2014-06-11T19:27:51Z2014-06-11T19:27:51Z2003-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 229 f. : il., tabs., mapasapplication/pdfSILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/95645000200397silva_chc_me_rcla.pdf33004137004P04077627276866507Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:19.261799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
title O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
spellingShingle O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]
Geografia comercial
Consumo (Economia)
Supermercados
Lojas de conveniencia
Hipermercados
Hypermarkets
title_short O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
title_full O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
title_fullStr O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
title_full_unstemmed O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
title_sort O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
author Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]
author_facet Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia comercial
Consumo (Economia)
Supermercados
Lojas de conveniencia
Hipermercados
Hypermarkets
topic Geografia comercial
Consumo (Economia)
Supermercados
Lojas de conveniencia
Hipermercados
Hypermarkets
description A metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-25
2014-06-11T19:27:51Z
2014-06-11T19:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/95645
000200397
silva_chc_me_rcla.pdf
33004137004P0
4077627276866507
identifier_str_mv SILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000200397
silva_chc_me_rcla.pdf
33004137004P0
4077627276866507
url http://hdl.handle.net/11449/95645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 229 f. : il., tabs., mapas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128859144454144