O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/95645 |
Resumo: | A metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro. |
id |
UNSP_41a16b2b36c456f367d002aee37fc5f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/95645 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulistaGeografia comercialConsumo (Economia)SupermercadosLojas de convenienciaHipermercadosHypermarketsA metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro.The metropolis of São Paulo has a central role in the Brazilian economy command, configuring as an interconnection and communication point between world and our country, being the entrance door, consolidation and expansion of many kinds of capital investments. In the retail commerce that progress becomes clear when we investigate the Brazilian big corporations and the transnational corporations from the power that the supermarket, hypermarket and convenience stores have in the urban daily routine nowadays. The food distribution has been through many changes in the last fifteen years introducing new ways of commerce whose have been adapted to the new characteristics of the Brazilian society. The metropolitan 24-hour commerce is a new attribute inside the Brazil urban space and it allows new elements construction to the urban space reproduction. The 24-hours commerce is the central point of this dissertation analyzes, which through three chapters shows, develop, analyze and conclude how the Brazilian retail commerce has created new ways to distribute goods in the urban space, being the 24-hours stores, one of the last news made by the commerce to make the income bigger.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pintaudi, Silvana Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP]2014-06-11T19:27:51Z2014-06-11T19:27:51Z2003-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 229 f. : il., tabs., mapasapplication/pdfSILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/95645000200397silva_chc_me_rcla.pdf33004137004P04077627276866507Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:18:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95645Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:19.261799Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
title |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
spellingShingle |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP] Geografia comercial Consumo (Economia) Supermercados Lojas de conveniencia Hipermercados Hypermarkets |
title_short |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
title_full |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
title_fullStr |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
title_full_unstemmed |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
title_sort |
O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista |
author |
Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pintaudi, Silvana Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Henrique Costa da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia comercial Consumo (Economia) Supermercados Lojas de conveniencia Hipermercados Hypermarkets |
topic |
Geografia comercial Consumo (Economia) Supermercados Lojas de conveniencia Hipermercados Hypermarkets |
description |
A metrópole paulista desempenha papel central no comando da economia do Brasil, configurando-se como ponto de interligação e comunicação entre o mundo e nosso país, sendo a porta de entrada, consolidação e expansão dos mais diversos tipos de investimentos de capital. No comércio varejista esse movimento se torna claro quando se analisa o papel das grandes empresas brasileiras e das multinacionais a partir da força que os supermercados, hipermercados e lojas de conveniência desempenham hoje no cotidiano das cidades. A distribuição alimentar passou por inúmeras modificações nos últimos cinquenta anos introduzindo novas formas de comércio que foram adaptando-se às novas características da sociedade brasileira. O comércio 24 horas metropolitano é um atribuito novo dentro do espaço urbano brasileiro e tem propiciado a construção de novos elementos para a reprodução do espaço urbano. O comércio 24 horas é o ponto central de análise desta dissertação, que ao longo de três capítulos trata de apresentar, desenvolver, analisar e concluir como que o comércio varejista brasileiro criou novos métodos para distribuir as mercadorias no espaço urbano, sendo as lojas de funcionamento 24 horas, uma das últimas novidades criadas pelo comércio na busca da ampliação do lucro. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-25 2014-06-11T19:27:51Z 2014-06-11T19:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/95645 000200397 silva_chc_me_rcla.pdf 33004137004P0 4077627276866507 |
identifier_str_mv |
SILVA, Carlos Henrique Costa da. O tempo e o espaço do comércio 24 horas na metrópole paulista. 2003. xi, 229 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000200397 silva_chc_me_rcla.pdf 33004137004P0 4077627276866507 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/95645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 229 f. : il., tabs., mapas application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128859144454144 |