Impacto da música ambiente nas vendas de hipermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Inês Cunha de Eça de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19050
Resumo: A música é uma arte presente no dia-a-dia de qualquer pessoa. Esta pode ser utilizada como uma ferramenta do Marketing, afetando o comportamento do consumidor e beneficiando as marcas. Associados a isto, encontram-se os hipermercados, mercado crescente em Portugal, com grande impacto na sua economia. Assim, a duração da compra, a satisfação e a vontade de regressar são ferramentas para atingir um aumento das vendas dos hipermercados. A música, através das suas características – notoriedade, tipo, tempo e volume – pode ser um meio para as atingir. O principal objetivo desta dissertação passa por verificar se a música e as suas características, tempo, notoriedade, tipo e volume, podem alterar os comportamentos dos consumidores, de forma benéfica para os hipermercados, mais particularmente tendo um impacto positivo nas vendas. Foram realizados dois estudos: (1) entrevistas direcionadas a profissionais da área, com vista a compreender a sua experiência e opinião, e (2) inquéritos aos clientes, avaliados por 9 hipóteses, formuladas a partir da revisão da literatura. Para análise dos dados quantitativos recorreu-se ao SPSS, mais especificamente a testes não paramétricos: independência do Qui-Quadrado e Fisher. Os principais resultados apurados, com contribuições da revisão de literatura relevantes sobre o tema, realçam o possível efeito inconsciente da música e impacto no comportamento do consumidor, conforme as características da mesma. Destacam ainda uma importância da música para o bem-estar do mesmo, afetando as suas emoções.
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