O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92384 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem de Matemática tem se revelado problemático para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A forma como se apresenta o conteúdo a elas pode originar a disponibilidade ou não para aprender e isso depende em grande parte da compreensão e da concepção que os professores têm sobre o processo de ensino e aprendizagem, o uso de metodologias diversificadas e o modo de usá-las para garantir o processo de construção de conhecimento a seus alunos. O uso de jogos enquanto metodologia de ensino configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, através de um ambiente que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, por meio do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de ideias, da socialização do pensamento e da construção dos significados. Dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, apresentamos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. Esse período foi por nós delimitado com o intuito de investigarmos se a discussão sobre a metodologia de Resolução de Problemas, que ganhou força a partir de 1990 no Brasil, bem como os apontamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996, exerceram influência na realização de pesquisas sobre o uso de jogos no espaço escolar... |
id |
UNSP_4203c8fb9584ec2f82202eda8adde71a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92384 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertaçõesEducaçãoJogos de estratégia (Matemática)Ensino fundamentalEnsinoAprendizagemMatemática (Ensino fundamental)EducationO ensino e a aprendizagem de Matemática tem se revelado problemático para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A forma como se apresenta o conteúdo a elas pode originar a disponibilidade ou não para aprender e isso depende em grande parte da compreensão e da concepção que os professores têm sobre o processo de ensino e aprendizagem, o uso de metodologias diversificadas e o modo de usá-las para garantir o processo de construção de conhecimento a seus alunos. O uso de jogos enquanto metodologia de ensino configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, através de um ambiente que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, por meio do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de ideias, da socialização do pensamento e da construção dos significados. Dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, apresentamos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. Esse período foi por nós delimitado com o intuito de investigarmos se a discussão sobre a metodologia de Resolução de Problemas, que ganhou força a partir de 1990 no Brasil, bem como os apontamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996, exerceram influência na realização de pesquisas sobre o uso de jogos no espaço escolar...Teaching and learning Mathematics has been shown problematic for children from early years of Elementary School. The way the content is presented to them may originate the availability or not for learning, and this largely depends on understanding and conceptions teachers have about the process of teaching and learning, the use of diversified methodologies and how to use them to ensure the process of building knowledge to their students. The use of games as teaching methodology is configured as a possibility of approaching children from mathematical knowledge through an environment that prioritizes the investigation and questioning of concepts through dialogue, communication, registration and exchange of ideas, socialization of thought and construction of meanings. Depending on the use that is made, games can approach children from mathematical knowledge, creating a favorable environment for teaching and learning. Under this assumption, we present a master degree research in which we investigate the dissertations and doctoral theses, conducted in the period from 1991 to 2010, about games and teaching and learning processes of Mathematics. This period was defined by us in order to investigate whether the discussion of the Problem Resolution´s methodology, which gained strength from 1990 in Brazil, as well as the notes of the National Curriculum Parameters of 1996, had an influence on the conduct of researches about the use of games in the school space... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fürkotter, Monica [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2013-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis343 f. : il.application/pdfELORZA, Natiele Silva Lamera. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92384000731989elorza_nsl_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:01:59.970281Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
title |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
spellingShingle |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP] Educação Jogos de estratégia (Matemática) Ensino fundamental Ensino Aprendizagem Matemática (Ensino fundamental) Education |
title_short |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
title_full |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
title_fullStr |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
title_sort |
O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações |
author |
Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP] |
author_facet |
Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fürkotter, Monica [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Jogos de estratégia (Matemática) Ensino fundamental Ensino Aprendizagem Matemática (Ensino fundamental) Education |
topic |
Educação Jogos de estratégia (Matemática) Ensino fundamental Ensino Aprendizagem Matemática (Ensino fundamental) Education |
description |
O ensino e a aprendizagem de Matemática tem se revelado problemático para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A forma como se apresenta o conteúdo a elas pode originar a disponibilidade ou não para aprender e isso depende em grande parte da compreensão e da concepção que os professores têm sobre o processo de ensino e aprendizagem, o uso de metodologias diversificadas e o modo de usá-las para garantir o processo de construção de conhecimento a seus alunos. O uso de jogos enquanto metodologia de ensino configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, através de um ambiente que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, por meio do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de ideias, da socialização do pensamento e da construção dos significados. Dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, apresentamos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. Esse período foi por nós delimitado com o intuito de investigarmos se a discussão sobre a metodologia de Resolução de Problemas, que ganhou força a partir de 1990 no Brasil, bem como os apontamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996, exerceram influência na realização de pesquisas sobre o uso de jogos no espaço escolar... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-12 2014-06-11T19:26:01Z 2014-06-11T19:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ELORZA, Natiele Silva Lamera. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. http://hdl.handle.net/11449/92384 000731989 elorza_nsl_me_prud.pdf 33004129044P6 |
identifier_str_mv |
ELORZA, Natiele Silva Lamera. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. 000731989 elorza_nsl_me_prud.pdf 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
343 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129151879610368 |