O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fürkotter, Monica [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141688
Resumo: A forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UNSP_f220a8fdcc23853556cdd66f65d2121e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141688
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professoresJogosAnos iniciais do Ensino FundamentalEnsino e aprendizagem de MatemáticaA forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]2016-07-19T13:00:02Z2016-07-19T13:00:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10954-10966application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-109662357-7819http://hdl.handle.net/11449/141688ISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:32:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:25.647146Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
title O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
spellingShingle O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]
Jogos
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem de Matemática
title_short O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
title_full O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
title_fullStr O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
title_full_unstemmed O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
title_sort O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em pesquisas de mestrado e doutorado: reflexões sobre a formação dos professores
author Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]
author_facet Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
author_role author
author2 Fürkotter, Monica [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Elorza, Natiele Silva Lamera [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem de Matemática
topic Jogos
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem de Matemática
description A forma como se ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode originar a disponibilidade das crianças para aprender e, dependendo do uso que se faz, os jogos podem aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa de mestrado na qual investigamos dissertações de mestrado e teses de doutorado, realizadas no período de 1991 a 2010, sobre jogos e o ensino e a aprendizagem de Matemática. A metodologia escolhida tem natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de resumos disponíveis no Portal da Capes. A partir de um levantamento geral, em que consideramos todas as pesquisas que em seu título apresentavam palavras relacionadas a jogos e formação de conceitos, analisamos aquelas que utilizaram jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na análise das pesquisas foram considerados os sujeitos envolvidos, os objetivos, a abordagem metodológica, os tipos de jogos e conteúdos priorizados, o momento do jogo no espaço escolar, o papel/participação do professor e os resultados obtidos. Neste trabalho, enfocamos a questão da formação dos professores dos anos iniciais e sua influência sobre a prática com jogos nas aulas de Matemática. Constatamos que a necessidade de revisão nos cursos de formação inicial foi apontada como necessária para que o professor tenha autonomia quanto a escolha e uso eficaz dos jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:02Z
2016-07-19T13:00:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-10966
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141688
ISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141688
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10954-10966
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10954-10966.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10954-10966
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129497085509632