Inclusão digital com ações integradas de cidadania para jovens e adultos: metodologia com agentes multiplicadores
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTI5NA== http://hdl.handle.net/11449/146878 |
Resumo: | Introdução: A integração de tecnologias digitais no cotidiano das diferentes gerações e grupos sociais motivou a proposta deste trabalho.A inclusão digital transcende os aspectos tecnológicos nessa proposta, abrangendo também cidadania e qualidade organizacional. O projeto teve início em 2001, inicialmente com adolescentes a partir de quatorze anos e em situação de vulnerabilidade econômica e social. Através de estudos, interação com diferentes agentes sociais e diferentes formatos de aplicação de cursos, foi definida uma metodologia baseada no sociointeracionismo de Vygotsky e em práticas motivacionais. A metodologia considera técnicas de qualidade,como PDCA e 5S, e de Programação Neurolinguística, voltadas ao processo de aprendizagem. Aspectos extraídos de metodologias ágeis de desenvolvimento de software contribuem com a orientação do raciocínio em Informática e com a dinâmica de interação entre os aprendizes, visando melhor desenvolvimento da auto-estima e aspectos empreendedores. A partir de 2011, a metodologia começou a ser aplicada com sucesso a grupos de adultos e terceira idade, com variações bem definidas. Objetivos: O principal objetivo do projeto é ser um agente transformador, integrando os aprendizes ao mundo cibernético, com segurança e responsabilidade. O projetointegra culturas e saberes de monitores universitários e voluntários da sociedade local, que atuam como agentes multiplicadores da metodologia de ensino, após a devida capacitação. Cada turmado curso "Inclusão Digital e Cidadania" funciona como um grande time de trabalho, buscando metas e aprimoramento de competências.Para os adolescentes e jovens, as ações também visam o mercado de trabalho e mitigação da violência social. Métodos: Os cursos de ID&C são aplicados presencialmente, com apoio de sistemas de e-Learning (blended Learning). O modelo de avaliação da competência é conhecido como CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). A metodologia é orientada a problemas, com metas a serem atingidas.Consiste dedois módulos: (1) InfoSOC: ensino-aprendizagem de recursos computacionais, com trabalho cooperativo eincentivos ao raciocínio lógico; (2) ConSOC: abordagem integrada a temas sociais, com variadas palestras e dinâmicas. Resultados: As ações são feitas em parceria com a ONG União de Amigos(UDAM), com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro. Desde 2008, os cursos são profissionalizantes na unidade local da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente).Em São Manuel, a parceria foi com o Lar Anália Franco. Há forte impacto na atuação das ONGs em outros projetos e na participação de seus funcionários (assistentes sociais, divulgadores, agentes educacionais, etc). Trabalhos de Pesquisa são integrados ao projeto. |
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