O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Nara Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106627
Resumo: Neste trabalho de doutorado abordamos o papel regulador da linguagem no jogo de papéis em crianças de seis e sete anos. Na pesquisa, busca-se um entendimento das relações existentes entre linguagem, apropriação e complexificação do jogo infantil com a intenção de responder a um questionamento que surgiu em estudo de mestrado cujo foco foi o estudo das características do jogo de papéis e suas contribuições para o processo de apropriação da leitura e da escrita. A linguagem, então, se destacou como instrumento mediador desse processo, provocando as indagações: A linguagem medeia o processo de apropriação do jogo de papéis? Se sim, como isso acontece? Estes questionamentos se converteram no problema desta pesquisa cujo objetivo central consiste em compreender se e como a linguagem é utilizada como instrumento na construção e na complexificação dos jogos de papéis, bem como verificar a influência das relações dialógicas entre os sujeitos pesquisados. Os objetivos específicos são compreender os papéis sociais representados por meio da brincadeira, o contexto em que as crianças se apropriam dos significados e dos sentidos presentes nos diálogos e das relações humanas representadas nessas brincadeiras. Tendo em mente estes objetivos, foi realizada pesquisa do tipo etnográfica interpretativa, com duas turmas de primeiro ano do Ensino fundamental e suas respectivas professoras e professoras substitutas de uma (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental de Garça, Estado de São Paulo, totalizando 45 sujeitos. A abordagem metodológica de pesquisa etnográfica interpretativa tem por foco o significado humano das relações sociais, travadas pelos sujeitos, em um determinado contexto histórico, bem como sua elucidação e exposição por um investigador...
id UNSP_42828bfd44909b0f8e57aacce40e1ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106627
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vidaLinguagemEnsino fundamentalJogos infantisNeste trabalho de doutorado abordamos o papel regulador da linguagem no jogo de papéis em crianças de seis e sete anos. Na pesquisa, busca-se um entendimento das relações existentes entre linguagem, apropriação e complexificação do jogo infantil com a intenção de responder a um questionamento que surgiu em estudo de mestrado cujo foco foi o estudo das características do jogo de papéis e suas contribuições para o processo de apropriação da leitura e da escrita. A linguagem, então, se destacou como instrumento mediador desse processo, provocando as indagações: A linguagem medeia o processo de apropriação do jogo de papéis? Se sim, como isso acontece? Estes questionamentos se converteram no problema desta pesquisa cujo objetivo central consiste em compreender se e como a linguagem é utilizada como instrumento na construção e na complexificação dos jogos de papéis, bem como verificar a influência das relações dialógicas entre os sujeitos pesquisados. Os objetivos específicos são compreender os papéis sociais representados por meio da brincadeira, o contexto em que as crianças se apropriam dos significados e dos sentidos presentes nos diálogos e das relações humanas representadas nessas brincadeiras. Tendo em mente estes objetivos, foi realizada pesquisa do tipo etnográfica interpretativa, com duas turmas de primeiro ano do Ensino fundamental e suas respectivas professoras e professoras substitutas de uma (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental de Garça, Estado de São Paulo, totalizando 45 sujeitos. A abordagem metodológica de pesquisa etnográfica interpretativa tem por foco o significado humano das relações sociais, travadas pelos sujeitos, em um determinado contexto histórico, bem como sua elucidação e exposição por um investigador...In this report we approach the regulating paper of the language in the game of papers in children of six and seven years. In the report, an agreement of the existing relations between language, appropriation and complexity of the infantile game with the intention to answer to a questioning that appeared in study of Master whose focus was the study of the characteristics of the game of papers and its contributions for the process of appropriation of the reading and the writing. The language, then, if detached as mediating instrument of this process, provoking the investigations: The language mediates the process of appropriation of the game of papers? If yes, how does it happen? These questionings had been converted into the problem of this research whose central objective consists of understanding if and how the language is used as instrument in the construction and the complexity of the games of papers, as well as verifying the influence of the dialogue relations among the searched citizens. The specific objectives are to understand the represented social papers by playing, the context where the children appropriate of the meanings and the directions present in the dialogues and of the relations human beings represented in these playing. Thinking about these objectives, it was done an ethnographic interpretative research, with two groups of the first year of a Public Elementary School of Garça, State of São Paulo and its respective teachers and substitute teachers, totalizing 45 citizens. The methodological boarding of ethnographic interpretative research has for focus the meaning human of the social relations, started for the citizens, in one determined historical context, as well as its briefing and exposition for an investigator. The studies of Vigotski and Bakhtin, as studious had served as theoretical... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Couto, Nara Soares [UNESP]2014-06-11T19:35:45Z2014-06-11T19:35:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis292 f. :application/pdfCOUTO, Nara Soares. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida. 2013. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/106627000731806couto_ns_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
title O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
spellingShingle O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
Couto, Nara Soares [UNESP]
Linguagem
Ensino fundamental
Jogos infantis
title_short O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
title_full O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
title_fullStr O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
title_full_unstemmed O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
title_sort O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida
author Couto, Nara Soares [UNESP]
author_facet Couto, Nara Soares [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Nara Soares [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Ensino fundamental
Jogos infantis
topic Linguagem
Ensino fundamental
Jogos infantis
description Neste trabalho de doutorado abordamos o papel regulador da linguagem no jogo de papéis em crianças de seis e sete anos. Na pesquisa, busca-se um entendimento das relações existentes entre linguagem, apropriação e complexificação do jogo infantil com a intenção de responder a um questionamento que surgiu em estudo de mestrado cujo foco foi o estudo das características do jogo de papéis e suas contribuições para o processo de apropriação da leitura e da escrita. A linguagem, então, se destacou como instrumento mediador desse processo, provocando as indagações: A linguagem medeia o processo de apropriação do jogo de papéis? Se sim, como isso acontece? Estes questionamentos se converteram no problema desta pesquisa cujo objetivo central consiste em compreender se e como a linguagem é utilizada como instrumento na construção e na complexificação dos jogos de papéis, bem como verificar a influência das relações dialógicas entre os sujeitos pesquisados. Os objetivos específicos são compreender os papéis sociais representados por meio da brincadeira, o contexto em que as crianças se apropriam dos significados e dos sentidos presentes nos diálogos e das relações humanas representadas nessas brincadeiras. Tendo em mente estes objetivos, foi realizada pesquisa do tipo etnográfica interpretativa, com duas turmas de primeiro ano do Ensino fundamental e suas respectivas professoras e professoras substitutas de uma (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental de Garça, Estado de São Paulo, totalizando 45 sujeitos. A abordagem metodológica de pesquisa etnográfica interpretativa tem por foco o significado humano das relações sociais, travadas pelos sujeitos, em um determinado contexto histórico, bem como sua elucidação e exposição por um investigador...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-06-11T19:35:45Z
2014-06-11T19:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTO, Nara Soares. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida. 2013. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/106627
000731806
couto_ns_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv COUTO, Nara Soares. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: alunos na escola, crianças na vida. 2013. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000731806
couto_ns_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/106627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 292 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128189619240960